O governador Mauro Mendes recebeu, nesta terça-feira (23.9), do Senado Federal, a Comenda Governadores pela Alfabetização na Idade Certa, em reconhecimento aos avanços alcançados na área.
A premiação é uma iniciativa do Senado, do Ministério da Educação, da Unesco Brasil e de organizações parceiras como Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann, Instituto Natura e Bem Comum. Foram homenageados também os governadores Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais).
Entre os critérios de avaliação estiveram o Índice de Alfabetização (ICA), a redução das desigualdades de aprendizagem por nível socioeconômico, a formação de professores e gestores escolares e o engajamento público por meio do ICMS Educacional e da taxa de escolarização líquida.
“Esse reconhecimento mostra que Mato Grosso está no caminho certo. Saímos de uma das piores colocações do país e hoje estamos no top 10 nacional, ocupando a 9ª posição. Isso é resultado do esforço diário dos nossos professores e dos investimentos históricos que estamos fazendo na Educação”, destacou Mauro.
Entre as ações nesta área, o governador citou o programa Alfabetiza MT, que premia as unidades de ensino básico com os melhores desempenhos na alfabetização, motivando toda a comunidade escolar.
De acordo com Mauro, o papel das prefeituras, que atuam em parceria com o estado, também tem sido fundamental para os avanços na alfabetização.
“Tenho orgulho de muitas das nossas ações. Mas a que mais me dá orgulho é o avanço na Educação. Dedico esse prêmio aos professores e profissionais da Educação que tem trabalhado muito para conquistar esses resultados”, concluiu.
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25.6), a Operação Falsa Vantagem para cumprimento de ordens judiciais dentro de investigações que apuram a atuação de um grupo criminoso suspeito de envolvimento em um suposto esquema de influência em decisões judiciais mediante pagamento de valores.
Na operação, são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão domiciliar expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo de Garantias – Polo Cuiabá, com base em investigações conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado e Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (GCCO/Draco).
A operação integra os trabalhos de investigação que apuram a atuação de um grupo suspeito de prometer influência em decisões judiciais mediante pagamento de vantagens indevidas. As investigações apuram os crimes de extorsão, exploração de prestígio, estelionato, corrupção e organização criminosa.
Entre os alvos estão um advogado, bacharéis em Direito, um policial penal e uma servidora pública do Poder Judiciário. A operação tem como objetivo apurar como os fatos ocorriam, se a prática criminosa era habitual, identificar desde quando o grupo atuava e localizar outras possíveis vítimas.
De acordo com as investigações, o grupo teria prometido a familiares de um condenado a anulação da pena imposta pela Justiça, afirmando ter acesso à servidora responsável pelas decisões, cobrando o pagamento de R$ 150 mil em espécie pela garantia do benefício.
Segundo o apurado, a solicitação do pagamento em espécie teria sido utilizada para dificultar o rastreamento financeiro dos valores. Porém, a medida resultou apenas na redução da pena do condenado, e não em sua anulação, conforme havia sido prometido.
Insatisfeito com o resultado, o beneficiário passou a exigir a devolução dos valores pagos, circunstância que também é objeto da investigação.
Segundo o delegado responsável pelas investigações, Marlon Luz, os mandados buscam apreender aparelhos celulares, computadores, documentos e outros materiais que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos e para a identificação de outros eventuais envolvidos.
Nome da operação
O nome “Falsa Vantagem” faz referência à promessa de obtenção de influência sobre decisões judiciais em troca de pagamento, criando nas vítimas a falsa expectativa de que haveria garantia de resultados favoráveis perante o Poder Judiciário.
As investigações prosseguem para apurar a extensão do esquema criminoso, identificar outras possíveis vítimas e individualizar a participação de cada investigado.
Operação Pharus
A operação integra as ações do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate à atuação de grupos criminosos em todo o Estado.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.