Educação

MEC dialoga sobre edital de experiências inspiradoras em ETI

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) realizou nesta segunda-feira, 26 de janeiro, o webinário de lançamento do Edital nº 1/2026, voltado à seleção de experiências inspiradoras de gestão e de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Durante o evento, transmitido pelo canal do MEC no YouTube, a equipe técnica da SEB apresentou os principais pontos do edital, com orientações sobre o processo de inscrição e as mudanças em relação à edição anterior. 

Segundo a diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, Tereza Farias, as iniciativas desenvolvidas nos territórios possuem caráter formativo. “Esse edital propõe visibilizar, compartilhar e permitir a troca e as aprendizagens colaborativas, com uma finalidade muito importante: reconhecer, celebrar e validar tudo aquilo de mais importante que vem sendo realizado com muito esforço, com muita intencionalidade, pelos territórios brasileiros e pelas redes de ensino”.  

A chamada pública tem como objetivo identificar, mapear e divulgar iniciativas de referência desenvolvidas por redes e escolas públicas municipais e estaduais de todo o país, em todas as etapas da educação básica, da creche ao ensino médio, incluindo as diferentes modalidades de ensino. 

A iniciativa é realizada em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo Teia, vinculado à Faculdade de Educação da instituição, e integra o programa Escola em Tempo Integral, do MEC, dando continuidade ao processo iniciado com o Edital nº 2/2025. Na última edição, mais de mil iniciativas foram inscritas, com 738 experiências selecionadas, que passaram a integrar um mapa interativo nacional de boas práticas em educação integral

Leia mais:  MEC Gestão Presente: adesão ao módulo educação infantil é até 31/1

Inscrições – As inscrições estarão abertas de 26 de janeiro a 26 de fevereiro, por meio do site Educação Integral – Experiências Inspiradoras, e deverão ser realizadas pelos secretários de educação ou por pessoas por eles designadas. Poderão ser inscritas as experiências de secretarias como um todo, de um conjunto de escolas ou de uma única escola municipal ou estadual.  

As experiências inscritas devem estar relacionadas a um dos eixos abaixo: 

  • Eixo 1: gestão democrática e participação social; 
  • Eixo 2: currículo integrado; 
  • Eixo 3: territórios, culturas e saberes; 
  • Eixo 4: diversidade, inclusão e equidade; 
  • Eixo 5: gestão administrativa, financeira e pedagógica; 
  • Eixo 6: intersetorialidade e articulação em rede. 

Poderão ser inscrever até duas experiências, vinculadas a até dois eixos distintos, as secretarias estaduais e do Distrito Federal; as secretarias de educação das capitais; e as secretarias de municípios com mais de trinta mil matrículas de estudantes. 

Além do Mapa de Experiências e de um intercâmbio realizado por meio de webinários, em 2026, até 25 das iniciativas selecionadas também serão difundidas por meio de um e-book, que trará narrativas elaboradas pelos responsáveis pelas experiências selecionadas e por uma equipe de pesquisadores selecionada pelo MEC. Para tanto, serão realizadas visitas de campo e a concessão de até duas bolsas de pesquisa aos representantes das experiências selecionadas. 

Avanços – Durante o webinário, a coordenadora de Educação Integral em Tempo Integral da SEB, Aline Zero, apresentou dados sobre a evolução da implementação do programa. Entre 2023 e 2025, o MEC deu início ou implementou 83,3% das ações previstas para a política, indicando alto desempenho na sua execução. 

Leia mais:  Webinário do MEC discute IA na educação básica

Mais de 90% dos municípios aderiram à política, e todos os estados já possuem políticas de educação integral em tempo integral instituídas. No período, mais de R$ 4 bilhões foram transferidos às secretarias de educação, com 81% dos recursos executados, além do aporte de R$ 3 bilhões via Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em 2025, resultando no acréscimo de 1,5 milhão de matrículas em tempo integral registradas nos Censos Escolares de 2023 e 2024. 

Foram apresentadas também as ações de formação continuada voltadas a secretários, equipes técnicas e conselheiros de educação, com altas taxas de ocupação e conclusão, além de seminários regionais. 

A apresentação abordou ainda a consolidação das Diretrizes Nacionais da Educação Integral em Tempo Integral, publicadas em 2025; e a articulação empreendida para o monitoramento das matrículas, o fortalecimento das redes de articuladores e a difusão das experiências selecionadas. 

Tempo Integral – O programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia do MEC para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Coordenado pela SEB/MEC, o programa tem como finalidade contribuir para o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014–2024, política de Estado construída com a participação da sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Universidades federais abrem 11 mil vagas em novos cursos para 2027

Publicado

A partir de 2027, 65 universidades federais do Brasil, vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), passarão a ofertar 11.354 novas vagas para ingresso na educação superior. As oportunidades marcam o início de 244 novos cursos de graduação, que são resultado do programa Universidades Transformadoras, estruturado para alinhar a criação de vagas nas universidades federais às necessidades de desenvolvimento do país. Nesse contexto, serão abertas 1.835 vagas para docentes. 

A oferta foi planejada para atender, de forma direta, às demandas de formação profissional da sociedade e do mercado de trabalho. As novas vagas incluem cursos na área da saúde, licenciaturas voltadas para a educação especial e bilíngue de surdos, além de formações interculturais. Há, ainda, oferta em campos das ciências exatas e tecnológicas, incluindo engenharias, ciência de dados, inteligência artificial e segurança cibernética. 

Como as aulas das novas turmas começam em 2027, os interessados que atualmente cursam o ensino médio já podem incluir essas opções em seus planos. Para concorrer, é necessário acompanhar a publicação dos editais de processos seletivos pelas universidades, que, quase em sua totalidade, utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para acesso à graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Entretanto, há cursos em estágio de credenciamento que podem ainda não estar disponíveis no próximo Sisu. 

Leia mais:  Sisu 2026: resultados individuais estão disponíveis

Universidades Transformadoras – Em sua totalidade, o programa Universidades Transformadoras soma 614 novos cursos nas universidades federais. Na primeira fase, ancorada no eixo Universidades Inovadoras, foram garantidos novos cursos de graduação com mais de 8 mil vagas, sendo 6 mil focadas em áreas tecnológicas, como inteligência artificial e engenharia de software. A fase atual, que viabiliza as 11 mil vagas com início em 2027, incorpora também os eixos Universidades Inclusivas e Estratégicas.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana