Várzea Grande
Merenda escolar compartilhada une professores e alunos em Várzea Grande
Publicado
2 de março de 2026, 20:00
Professores e alunos na mesma mesa e dividindo a mesma refeição. Essa é nova realidade da Rede Municipal de Ensino: aprendizado para além da sala de aula
Antes mesmo de ser sancionada, a Lei Municipal 5471/2026 que dispõe sobre a autorização de alimentação escolar aos profissionais da Educação no exercício de suas funções, a prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer já havia autorizado os servidores a compartilhar com os alunos a refeição servida no intervalo. “A Lei apenas ampara e normatiza uma ação já desenvolvida por essa gestão”, afiançou a prefeita, Flávia Moretti (PL), que sancionou a nova lei.
O secretário de Educação, Igor Cunha lembrou que que essa é uma medida que tem sido adotada em várias cidades do Brasil e que a prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito Tião da Zaeli também colocaram em pratica. “Essa medida é um ato de reconhecimento aos profissionais da educação, não de privilégios. O desenvolvimento dos hábitos alimentares também depende dessa integração e do estímulo dos pais e professores”, destacou.
O momento da famosa ‘merenda’ se tornou uma ocasião de conexão, afeto e construção de relacionamentos, até de incentivos, por hábitos alimentares mais saudáveis, passados de professores aos alunos.
Raquel de Oliveira Cunha Barbosa é professora do 5º ano na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Jaime Veríssimo de Campos Júnior – Jaiminho – conta que desde que passaram a desfrutar do cardápio com os alunos, a convivência melhorou e muito. “No momento da refeição aproveitamos para falar de assuntos que, muitas vezes não estão relacionados às matérias de sala de aula, mas de outros assuntos da vida de cada um, nossas preferências, gostos e aventuras. É um momento de descontração tanto para os alunos como para nós educadores”.
Quanto ao direito à alimentação na escola, a professora disse que é de suma importância essa medida, “uma vez que nós acabamos conscientizando os alunos a consumir uma alimentação saudável. Hoje, por exemplo, mesmo tivemos peixe no cardápio, fonte de ômega 3 e muito bom para o desenvolvimento deles. Além de estudar na sala de aula os benefícios de uma alimentação saudável eles estão podendo conferir no prato, e esse também é um momento de aprendizado”.
Para a diretora da unidade escolar, Marina Bernardes, a lei sancionada pela prefeita Flávia Moretti, autorizando a alimentação na escola, é uma forma de valorização do profissional. “Muitos dos professores que trabalham aqui passam por um período longo na escola, e podendo se alimentar junto com os alunos acabam fazendo uma troca de experiência com os estudantes. Melhorou a convivência e estimulou a integração entre professores e alunos”, destacou.
A aluna Isabela Sena Cattani, tem 10 anos e está cursando a 5º série na unidade. Ela conta que gosta do cardápio oferecido na escola e que faz questão de não deixar comida no prato. “Gosto de tudo que é servido aqui e gosto de também fazer a minha refeição ao lado da professora. Neste momento falamos de vários assuntos, dos que são abordados na sala de aula e de nossas vidas fora da escola”, comentou.
Na EMEB ‘Jaime Veríssimo de Campos Júnior’ estão matriculados mais de mil alunos da pré-escola até o 5º ano do ensino fundamental.
CARDÁPIO – A nutricionista Fernanda Soares de Freitas disse que a merenda escolar é elaborada de forma criteriosa, priorizando alimentos frescos e com alto valor nutricional. “Hoje mesmo a nossa alimentação foi à base de peixe, mantendo o cardápio regional. Mas todos os dias os alimentos são ricos em proteínas, essenciais para o bom desenvolvimento das crianças”.
Galeria de Fotos (18 fotos)
Várzea Grande
Mais de 3 mil pessoas visitam estande de Várzea Grande no primeiro dia da FIT Pantanal 2026
Publicado
4 de junho de 2026, 15:00
Decoração com cores vibrantes, viola de cocho, ganzá e mocho, bebidas típicas e artesanato. Esses foram alguns dos atrativos que abrilhantaram o estande de Várzea Grande em mais uma edição da Feira Internacional de Turismo (FIT Pantanal 2026). Participando pela segunda vez consecutiva na gestão da prefeita Flávia Moretti, o município está estrategicamente localizado logo na entrada dos pavilhões da maior feira de turismo do Estado.
Somente no primeiro dia de exposição, nesta quarta-feira (3), cerca de 3 mil pessoas passaram pelo espaço varzeagrandense. Os visitantes puderam conhecer mais sobre a tradicional Rota do Peixe, a história das redeiras do Limpo Grande e o trabalho das 25 empresas parceiras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, responsável pela organização do estande.
Entre os visitantes estavam autoridades políticas, empresários, turistas, estrangeiros e moradores da região metropolitana, todos atraídos pela proposta de apresentar a cultura, a gastronomia e os potenciais turísticos do município.
A prefeita Flávia Moretti comemorou a grande movimentação registrada no primeiro dia da feira e destacou as potencialidades do município para visitantes de diversas regiões do Estado e do país.
“É uma alegria ver o nome de Várzea Grande ganhando destaque em um evento tão importante para o turismo de Mato Grosso. Estamos mostrando nossas potencialidades, nossa cultura, nossa gastronomia e, principalmente, a hospitalidade do nosso povo. Ver milhares de pessoas visitando o estande logo no primeiro dia demonstra que estamos no caminho certo ao promover e fortalecer a imagem da nossa cidade”, destacou a prefeita.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa, reforçou a importância de Várzea Grande ocupar espaço de protagonismo em um dos maiores eventos do setor.
“Precisamos ser vistos. Várzea Grande é o coração que recebe o mundo em Mato Grosso e jamais poderíamos ficar de fora. Temos cultura, atrações, rota do peixe, gastronomia, o nosso rio com pesca urbana e passeio. Várzea Grande tem riquezas e belezas que merecem ser conhecidas pelo Brasil e pelo mundo. Estamos felizes com o resultado de um estande bonito e com as pessoas reconhecendo Várzea Grande como uma cidade acolhedora”, afirmou.
O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Edu Sá, ressaltou o crescimento da participação do município na feira.
“Várzea Grande completa 159 anos e estamos na 33ª edição da FIT. Pela segunda vez colocamos nossa cidade em evidência e inovamos. Ano passado tínhamos oito parceiros e este ano chegamos a 25. Os visitantes encontram aqui o que temos de melhor em religiosidade, cultura, gastronomia, tradição e calor humano. Somos a porta de entrada do turismo de Mato Grosso”, destacou.
A receptividade do estande chamou a atenção de visitantes de diferentes cidades. A cuiabana Thalita Queiroz elogiou a estrutura e a valorização das potencialidades locais.
“Eu adorei, está tudo muito lindo. Sou cuiabana, mas para mim Cuiabá e Várzea Grande são cidades irmãs. Precisamos sempre dar as mãos e valorizar uns aos outros. Várzea Grande tem muito potencial e todos sabem disso. Tem a rota do peixe, as festas católicas e o aeroporto. Estão de parabéns”, afirmou.
De Reserva do Cabaçal (388 km de Várzea Grande), os irmãos Fabiana Reis e Rafael Reis também aprovaram a iniciativa. Além de conhecerem as atrações, participaram da tradicional roleta da sorte, que distribui brindes como copos personalizados, vouchers de hospedagem e kits de produtos artesanais.
“Voltamos de mão cheia. O estande está muito bacana, show de bola. Já tinha passado em frente no começo da feira e voltei porque chama muita atenção. Está bem criativo”, comentou Rafael.
Fabiana destacou a relação que já possui com a cidade.
“Já conhecemos Várzea Grande e passeamos bastante por lá. Gostamos muito da cidade. Sempre que chegamos à capital, visitamos a nossa VG. É uma cidade incrível”, disse.
Morador de Cuiabá, o policial federal Giovane Machado também fez questão de prestigiar o espaço.
“Eu e minha família viemos conhecer o estande de Várzea Grande. Somos cidades coirmãs. O espaço está muito bonito e os brindes são excelentes”, relatou.
A empresária e escritora Michele Barbosa também aprovou a proposta apresentada.
“Eu adorei. No primeiro dia, Várzea Grande trouxe um pouquinho de si para a feira. Está divertido, bonito e acolhedor. Já visitei muito a cidade e adoro ir para lá”, contou.
Representantes de entidades empresariais também elogiaram a presença do município na feira. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande (Acivag), Valterson Gonçalves, classificou a iniciativa como um importante instrumento de valorização da cidade.
“Essa iniciativa da gestão é fenomenal. O turismo de Várzea Grande é fantástico. Tenho orgulho de ser varzeagrandense. Precisamos exaltar nossa cidade e o turismo, pois somos o portal de entrada dos visitantes em Mato Grosso”, afirmou.
Já o diretor da Assivag, Mário Celson, destacou o fortalecimento da autoestima da população.
“Várzea Grande está fazendo bonito. Nosso estande está lindo. Parabenizo a gestão pelo apoio. Como morador da cidade, fico feliz em ver trabalhos que ajudam a resgatar a autoestima dos varzeagrandenses”, declarou.
O ex-presidente da Fecomércio Mato Grosso, Wenceslau Júnior, ressaltou o potencial turístico e econômico do município.
“Várzea Grande é nossa cidade coirmã. Tenho muito carinho pelo município e fico feliz em ver a prefeita Flávia Moretti divulgando as atrações locais. A cidade possui uma potencialidade gigantesca”, afirmou.
Além do turismo, Várzea Grande utilizará a feira para evidenciar seu potencial econômico, apresentando iniciativas ligadas ao Parque Tecnológico, universidades, comércio fortalecido e geração de emprego e renda.
A FIT Pantanal segue até domingo (7), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reunindo expositores de diversas regiões do Brasil e de outros países, consolidando-se como uma das principais vitrines do turismo mato-grossense. Com o sucesso do primeiro dia, a expectativa é de que milhares de pessoas ainda passem pelo estande ao longo da programação.
A programação completa da participação de Várzea Grande na FIT Pantanal 2026 pode ser consultada no portal oficial da Prefeitura de Várzea Grande: www.varzeagrande.mt.gov.br.
Galeria de Fotos (10 fotos)
Sumitomo Chemical e Cocatrel impulsionam cafeicultura sustentável com certificação carbono neutro em Minas Gerais
Leite nacional busca ganho de eficiência em meio à pressão de importações
Novo indicador de preços traz segurança a mercado de R$ 2,5 bilhões
Comissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos
Rally da Nutrição comprova aumento da produtividade da soja com manejo nutricional de precisão no Oeste da Bahia
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento29 de maio de 2026, 10:00Andrea Guimarães celebra aniversário em Porto de Galinhas com viagem luxuosa
-
Entretenimento29 de maio de 2026, 10:30Scheila Carvalho reflete sobre envelhecer com saúde e revela foco aos 52 anos
-
Entretenimento29 de maio de 2026, 14:00Lore Improta celebra alta da maternidade e agradece carinho dos fãs: ‘Mais especial’
-
Entretenimento29 de maio de 2026, 18:00Gabi Luthai celebra quase 13 anos de relação com Teodoro Teló: ‘Sabor especial’

