Cuiabá

Michelly Alencar inicia projeto Maio Laranja nas escolas de Cuiabá

Publicado

05/05/2025
Michelly Alencar inicia projeto Maio Laranja nas escolas de Cuiabá
Débora Inácio – Assessoria da Vereadora Michelly Alencar
A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) dará início nesta terça-feira (6/5) ao Projeto Maio Laranja, uma ação que tem o objetivo xe conscientizar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.&nbsp
A iniciativa está amparada na Lei Ordinária nº 6.858/2022, de autoria da própria parlamentar, e terá como foco palestras educativas em escolas da capital e da região metropolitana ao longo de todo o mês de maio.
Com o slogan “Fale. Denuncie. Proteja.”, o projeto contará com o apoio da equipe do gabinete, das escolas e de instituições parceiras da rede de proteção à infância e adolescência.
“O Maio Laranja é mais do que uma campanha. É um compromisso com a vida, com a proteção e com o futuro das nossas crianças e adolescentes. A informação é uma poderosa ferramenta de prevenção”, afirma Michelly Alencar.
Ações do Projeto
A programação inclui palestras semanais, totalizando 11 unidades escolares que serão atendidas durante todo o mês. Outras duas escolas receberão ações extras. Municípios vizinhos, como Jangada e Nossa Senhora do Livramento, também serão contemplados, com datas a confirmar.
Além das palestras, serão distribuídos materiais informativos com orientações e canais de denúncia, como o Disque 100 e os contatos do Conselho Tutelar.
Público-Alvo
O projeto é direcionado a alunos do Ensino Fundamental e Médio, professores, gestores e à comunidade escolar como um todo.
Temas Abordados nas Palestras
O que é abuso e exploração sexual infantil
Sinais de alerta e como identificar uma vítima
Como agir e a quem recorrer
A importância da denúncia e do acolhimento
Apresentação da Lei Municipal de autoria da vereadora
Compromisso com a Proteção
A expectativa é fortalecer a rede de proteção e ampliar o conhecimento sobre os direitos das crianças e adolescentes.
“Precisamos garantir que a escola seja também um espaço de acolhimento e proteção. Este projeto é uma forma de levarmos essa consciência para dentro das salas de aula”, reforça Michelly.
Cronograma de Execução
Data confirmada: 6 de maio, às 14h30
EMEB Marechal Cândido Rondon – Bairro Alvorada
Datas a confirmar:
EMEB Antônia Tita Maciel – Jardim Florianópolis
EMEB Max Ímia no Arcanjo da Cruz – Bairro Santa Laura
EMEB Professor Carlos Alberto Maldonado – Bairro Jardim Imperial
EMEB Professor Zeferino Leite de Oliveira – Bairro Pedra 90
EMEB Professora Joana Dark da Silva – Bairro Real Parque
EMEB Professora Maria Ambrósio Pommont – Bairro Jardim Imperial
EMEB Vereador Paulo de Campos Borges – Bairro Distrito Industrial
Extras (datas a definir):
EMEB Tereza de Benguela – Bairro Jardim Comodoro
EMEB Orlando Nigro – Bairro Pedregal
Escolas dos municípios de Jangada e Nossa Senhora do Livramento

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Curso obrigatório para 65 taxistas termina neste sábado (24)

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Professores exibem métodos inovadores das escolas de Cuiabá

Publicado

Professores da rede pública municipal que participaram do 1º Seminário Municipal do Programa Alfabetiza MT tiveram a oportunidade de exibir práticas de sucesso no processo de alfabetização de crianças. No total, participaram 400 profissionais, sendo 200 em cada turno (matutino e vespertino). O evento foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Ana Teresa Arcos Krause, instituição referência na qualidade de ensino em Cuiabá, apresentou estratégias metodológicas orientadas pelo Alfabetiza MT, criadas pelas professoras Maria Eugênia Silva de Moura Lins, Lucinete de Campos Vieira e Yasmin Kris Souza Silva.

A estratégia de ensino apresentada é a de sequências didáticas curtas, com foco em gêneros textuais de uso social (bilhetes, lista, convite, receita, anúncio), acompanhada de leitura diária pelo professor. Há também o projeto social de escrita com função social, mural de notícias da turma, livro coletivo e correio escolar.

Já a Escola Senador Gastão de Matos Müller apresentou o êxito do “Soletrando 2025”. Nesse projeto, a partir da dinâmica de soletração, os alunos são motivados a refletir sobre a estrutura das palavras, o aprimoramento da leitura e da escrita, além do desenvolvimento da autoconfiança, do foco e da atenção. A consciência fonológica e ortográfica é desenvolvida por meio de atividades de soletração lúdicas e sistematizadas.

Leia mais:  Sine Cuiabá oferta mais de 500 vagas nesta segunda com salários de até R$ 5,1 mil

A equipe de professores da Escola Municipal Liberdade, localizada no bairro Osmar Cabral, apresentou a “maleta da leitura”, que consiste em pastas com histórias em desenhos manuais para incentivar a alfabetização. Professores atuam como “padrinhos da alfabetização”, acompanhando semanalmente o processo de aprendizagem das crianças.

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, ressalta a importância de o município manter parceria com o governo do Estado visando à plena alfabetização. Ele valoriza, ainda, a entrega de resultados pelos professores da educação básica.

“O Alfabetiza MT é uma política pública educacional desenvolvida em parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o governo do Estado. Trabalhamos com metas para alfabetizar crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental. Os professores da rede municipal são colaborativos e inovadores. Somos muito gratos ao trabalho de todos”, afirma.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana