Cuiabá

Michelly Alencar realiza plantio de 260 mudas de ipês na rodovia Helder Cândia

Publicado

Débora Inácio – Assessoria vereadora Michelly Alencar

A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) acompanhou, nesta semana, uma  ação de arborização urbana realizada na rodovia Helder Cândia, em Cuiabá, com  o plantio de 260 mudas de ipês-rosa. 
A iniciativa integra as diretrizes do Plano de Arborização Urbana do município e representa o início de um projeto idealizado no início de 2025, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.
A proposta é transformar a via em rota  arborizada, para que durante o período de florada dos ipês se torne novo cartão-postal da capital. A medida visa incentivar o turismo, a convivência e a valorização dos espaços urbanos.
 “Esse era um sonho que começou ainda no início do ano, quando conversávamos sobre a possibilidade de criar uma avenida florida, organizada e planejada. Hoje, esse sonho começa a se tornar realidade”, destacou a vereadora.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, José Afonso Portocarrero, ressaltou que a ação simboliza o início prático da política de arborização urbana, com planejamento técnico, acompanhamento das equipes e foco na manutenção das mudas. Segundo ele, a iniciativa segue critérios técnicos para garantir o desenvolvimento saudável das árvores e a sustentabilidade do projeto ao longo dos anos.
“Essa ação marca o início prático da nova política de arborização urbana de Cuiabá. Estamos começando com planejamento, critério técnico e acompanhamento das equipes, para garantir não apenas o plantio, mas também a manutenção das mudas. 
A rodovia Helder Cândia passa a receber um projeto pensado para o futuro, que contribui para a qualidade de vida, para o meio ambiente e para a construção de uma cidade mais organizada e sustentável. Esse é um passo importante para que Cuiabá volte a ser reconhecida como Cidade Verde.”
A vereadora agradeceu ao prefeito Abilio Brunini (PL) o empenho das equipes do seu gabinete e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, destacando que a união entre o Legislativo e Executivo é fundamental para a construção de políticas públicas duradouras e que tragam benefícios reais à população.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Primeira-dama e secretários lançam obra no Residencial Sucuri

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia mais:  Primeira-dama e secretários lançam obra no Residencial Sucuri

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia mais:  Prefeitura registra mais de 40 mil cadastros para o programa Casa Cuiabana

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana