Turismo

Ministério do Turismo destina R$ 500 mil para a maior feira agropecuária de Rondônia

Publicado

O Ministério do Turismo (MTur) destinou R$ 500 mil para apoiar a realização da 45ª edição da Expojipa, uma das maiores feiras agropecuárias da região Norte. O investimento fortalece o turismo, impulsiona a economia local e contribui para a geração de emprego e renda em Ji-Paraná (RO). 

O patrocínio do MTur faz parte da política de incentivo aos eventos que movimentam o fluxo de visitantes, fortalecem o turismo e promovem o desenvolvimento econômico dos destinos brasileiros. 

“Ao apoiar a 45ª Expojipa, estamos investindo em um evento que gera emprego, renda, fortalece o agronegócio, movimenta toda a cadeia do turismo e valoriza Rondônia como um importante destino de negócios e de grandes eventos”, afirmou o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.

Atrações da feira

Em sua 45ª edição, a Expojipa acontecerá no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, de 1º a 5 de julho, e reunirá uma ampla programação voltada ao agronegócio, ao entretenimento e à valorização da cultura regional.

O evento contará com exposição de animais, leilões, feira de negócios, vitrine tecnológica, rodeio, pavilhão de expositores e grandes shows nacionais, atraindo milhares de visitantes de Rondônia e de estados vizinhos.

Leia mais:  Centro Cultural São Francisco, imperdível conjunto barroco em João Pessoa

A expectativa é que a feira gere aproximadamente 1.800 empregos temporários, sendo cerca de 700 diretos e 1.100 indiretos, distribuídos entre os setores de eventos, comércio, turismo, hospedagem, alimentação, transporte, segurança, infraestrutura e prestação de serviços.

Por Isadora Lionço

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Trilha Verde da Maria Fumaça valoriza patrimônio histórico, natureza e turismo de experiência em Minas Gerais

Publicado

Localizada em Minas Gerais, a Trilha Verde da Maria Fumaça é um destino para praticantes de caminhada, cicloturismo e turismo de natureza. Com 92 quilômetros de extensão, e duração média de três dias, o percurso ocupa parte do antigo ramal ferroviário que ligava Diamantina a Corinto e oferece aos visitantes uma experiência que combina patrimônio histórico, paisagens naturais e contato com comunidades locais.

Inserida nos vales dos rios Jequitinhonha e São Francisco, a trilha atravessa áreas da Serra do Espinhaço, reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera. O trajeto percorre os biomas Cerrado e Mata Atlântica e revela cenários de campo rupestre, serras, rios, cachoeiras, formações geológicas, cavernas e sítios arqueológicos datados de 5 mil anos.

A rota também integra a trilha de longo curso Transespinhaço, em Minas Gerais. O percurso está dividido em quatro trechos: Diamantina–Barão, Barão–Conselheiro Mata, Conselheiro Mata–Rodeador e Rodeador–Monjolos. Ao longo do caminho, os visitantes encontram opções de alimentação, hospedagem e, em alguns casos, áreas para camping.

Entre os atrativos culturais estão a cidade histórica de Diamantina, reconhecida por seu patrimônio arquitetônico colonial e a culinária mineira, com destaque para a produção de queijos.

Leia mais:  Centro Cultural São Francisco, imperdível conjunto barroco em João Pessoa

A trilha passa pelos municípios de Diamantina, Datas, Gouveia e Monjolos e cruza áreas protegidas como as APAMs Barão e Capivara, em Gouveia, e APAM Monjolos, além de estar próxima ao Parque Estadual do Biribiri e ao Parque Nacional das Sempre-Vivas.

No Brasil, existem atualmente 246 trilhas de longo curso que passam por 327 Unidades de Conservação e somam mais de 25 mil quilômetros, ampliando as oportunidades para atividades ao ar livre e o turismo sustentável.

Por Isadora Lionço

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana