Turismo

Ministérios do Turismo e da Cultura debatem ações para ampliar a promoção do Brasil na China

Publicado

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, debateram, nesta segunda-feira (11), formas de promoção do Brasil na China. O objetivo é atrair turistas chineses, com o fim da exigência do visto por 30 dias, que passou a valer a partir de hoje.

No último ano, o Brasil recebeu 103.122 turistas da China, um aumento de 35% em relação a 2024. Já no primeiro trimestre de 2026, o aumento foi de 30,5%, totalizando mais de 26,4 mil visitantes do país asiático.

“Temos excelentes roteiros e atrativos, que despertam muito interesse dos turistas chineses, como a Amazônia, o Pantanal, as Cataratas do Iguaçu, nossa fauna e flora, e os diversos biomas. Estamos prontos para recebê-los. Essa articulação entre ministérios é fundamental para que possamos, juntos, definir ações de divulgação e parcerias que atraiam chineses para o nosso país”, afirmou Gustavo Feliciano.

Já Margareth Menezes destacou o interesse dos chineses pela nossa cultura. “O público chinês tem demonstrado um grande interesse em aprofundar o diálogo com o Brasil. O Ano Cultural Brasil-China representa uma oportunidade para ampliar a presença da cultura brasileira e fortalecer as conexões entre os dois países”, disse a ministra, que acabou de retornar de uma visita oficial à China para promoção da cultura brasileira.

Leia mais:  Campina Grande além do óbvio: 3 paradas obrigatórias no São João

Durante a reunião, os ministros abordaram, por exemplo, o potencial do audiovisual como ferramenta de promoção internacional do país. A ideia é ampliar a presença das paisagens, da cultura e das experiências brasileiras em produções capazes de alcançar públicos em diferentes partes do mundo, fortalecendo a imagem do Brasil no exterior. Ações poderão ser pensadas para divulgações específicas na China.

Fim dos vistos

A reunião foi voltada ao fortalecimento de ações entre os dois ministérios, com foco na promoção do Brasil no mercado chinês, e reforça a estratégia do Governo do Brasil de ampliar a presença brasileira entre os chineses.

A isenção de vistos é válida até dezembro de 2026 e deve impulsionar o fluxo de turistas chineses no país, fortalecendo o intercâmbio cultural, turístico e econômico entre as nações, especialmente no contexto do Ano Cultural Brasil-China. 

A medida abarca viagens para fins de turismo, negócios, atividades artísticas, culturais, recreativas e desportivas, além de visita a familiares, além da participação em conferências, congressos ou reuniões.

O Ministério do Turismo vem atuando na preparação do setor para atender esse público. Por meio do programa Approved Destination Status (ou Programa ADS China), o Ministério credencia agências brasileiras aptas a receber grupos chineses no país. Atualmente, 325 empresas estão habilitadas para oferecer o serviço, com suporte especializado e acompanhamento aos visitantes.

Leia mais:  Bodódromo e vinícolas revelam os sabores de Petrolina (PE) em novo episódio da websérie do MTur

A revista “Tendências do Turismo”, de 2026 – parceria entre o Ministério do Turismo e a Embratur –, destaca que a China deverá ocupar uma das primeiras posições como emissores de turistas em todo o mundo até 2050, ao lado de Índia e Estados Unidos.

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Aberto edital para elaboração de diagnósticos e planos de ação sobre turismo em regiões de fronteira

Publicado

Foi publicado o edital para contratação de empresa especializada na elaboração de diagnósticos e planos de ação voltados ao turismo em regiões de fronteira. A seleção é realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no âmbito de projeto de cooperação técnica com o Ministério do Turismo (MTur).

A contratação contempla a elaboração de estudos e planos de ação para atividades turísticas em regiões de fronteira, com foco no desenvolvimento sustentável e na integração entre países sul-americanos. As empresas interessadas poderão apresentar propostas para um ou mais dos lotes previstos na seleção.

O edital contempla três lotes de contratação:

  • Fronteiras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul com Argentina e Uruguai;
  • Fronteiras do Amapá e Pará com Guiana, Suriname e Guiana Francesa;
  • Fronteiras do Acre, Rondônia e Mato Grosso com Peru e Bolívia.

Participação –As propostas poderão ser enviadas até às 17h do dia 14 de agosto, exclusivamente pelo Portal de Compras da UNESCO Brasil.

Leia mais:  Cidade na Tailândia é dominada por macacos; saiba qual

Mais informações sobre o edital, bem como as orientações para participação, podem ser consultadas nos seguintes endereços:

Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana