Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Ministro da Educação visita MT e Wellington quer garantir curso de Medicina em Barra

Publicado

Membro da Comissão de Educação do Senado, o senador Wellington Fagundes (PL) convidou prefeitos e lideranças da região do Vale do Araguaia para conversar com o ministro da Educação, Victor Godoy, visando avançar no projeto para instalação do curso de Medicina. Godoy estará em Cuiabá nesta terça-feira, 2, para participar da cerimônia de abertura do Seminário de Educação Infantil e Seminário de Educação de Mato Grosso. 

Segundo o senador, o ministro Victor Godoy já se manifestou favorável a implantação de um curso de Medicina em Barra do Garças, dentro do esforço para o avanço do ensino superior no Estado, que deverá prosseguir com o trabalho visando a implantação da terceira universidade federal no Estado. 

“Agora, juntos, precisamos firmar esse compromisso, nesse encontro em Cuiabá com o ministro, que tem se mostrado entusiasta desse projeto” – disse, ao destacar que também está trabalhando para implantação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Água Boa. 

Leia mais:  "Ciclo de investimentos da atual gestão vai atrair mais empresas para MT", afirma secretário de Fazenda

A exemplo da conclusão das obras do anel viário de Barra, o curso de Medicina é considerado também uma das principais reivindicações da população local. Esse curso beneficiará toda a região do Araguaia, pela oferta de vagas aos jovens e principalmente pela ampliação do atendimento em saúde pública, já que as universidades possuem estágio obrigatório.

Durante a visita do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a Barra do Garças, o senador Wellington Fagundes lembrou que no passado a população se referia ao Vale do Araguaia como “Vale dos Esquecidos”. Essa realidade, no entanto, mudou. “Com um trabalho imenso de todos, hoje aqui se chama ‘Vale do Desenvolvimento’ por tudo aquilo que está acontecendo” – disse.

Wellington destacou, entre outros, o cuidado social com a implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), cuja ligação, entre a Ferrovia Norte-Sul e a cidade de Água Boa, já tiveram início. Também enfatizou o trabalho que vem sendo feito para garantir a pavimentação da BR-158, em toda sua extensão, assim como a viabilização da BR-080.

Leia mais:  Governo de MT inicia asfaltamento de 20 km da MT-325; investimento total na rodovia é de R$ 115 milhões

Fonte: Política MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Estudantes podem se inscrever no Festival Estudantil Temático de Trânsito até 25 de maio

Publicado

Estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso têm até o dia 25 de maio para se inscrever na 19ª edição do projeto Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) 2024, promovido em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As inscrições devem ser feitas via formulário, diretamente no site oficial do evento.

A expectativa dos organizadores é superar a última edição do Fetran, que apresentou mais de 100 espetáculos em dez cidades-polo, levando para os palcos mais de 3 mil estudantes e uma plateia de 15 mil pessoas.

Nesta edição, os participantes serão divididos em quatro categorias, sendo a infantil (1° ao 6° ano), infanto juvenil (7° ao 9° ano), juvenil (ensino médio profissionalizante e EJA), além de estudantes da Educação Especial. As inscrições estão ocorrendo no mês em que são realizadas campanhas de conscientização para acidentes de trânsitos, o Maio Amarelo.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Fetran sensibiliza, por meio da arte, crianças e adolescentes quanto à necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito, auxiliando-os em sua formação enquanto futuros condutores. “Além disso, contribui para estabelecer o bom convívio social e ainda fomentar a produção cultural e artística no ambiente escolar”, observou.

Leia mais:  Governador assina R$ 9 milhões para obras em Poconé, Ipiranga e Nova Canaã

Conforme o secretário, o evento também reforça o compromisso de transformar atitudes e salvar vidas, além de promover a inclusão entre os estudantes. “Em todas as edições foi grande a participação de estudantes de escolas que atendem o público-alvo da educação especial”, completou o secretário.

Para o coordenador do projeto na PRF, inspetor Enéias Cavalcante da Silva, o Fetran apresenta diversos impactos positivos na sociedade, como a redução de acidentes.

“Os estudantes também têm a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe, criatividade e outras competências associadas à produção teatral, bem como para sua vida”, disse.

Na avaliação do inspetor, é perceptível em alguns municípios onde outras edições do festival aconteceram, que houve uma mudança significativa no comportamento dos usuários das vias, a exemplo o uso do capacete pelos motociclistas.

“O Fetran é um projeto educacional voltado para a conscientização sobre questões relacionadas ao trânsito, então, os temas a serem abordados são sugeridos com base nos assuntos elencados no Código de Trânsito Brasileiro”, ressaltou.

Etapas do Fetran 2024

Leia mais:  Governo de Mato Grosso lança novo edital do Projeto Olimpus nesta quarta-feira (23)

O Fetran 2024 terá seis etapas, sendo cinco regionais e uma estadual. Os vencedores de cada uma das etapas regionais terão a oportunidade de competir na etapa estadual, que será realizada em Cuiabá, no Cine Teatro Cuiabá. Os vencedores ganharão troféus, medalhas e produtos eletrônicos.

Confira o cronograma:

Etapa Aricá Mirim: Campo Verde – 3 de junho a 7 de junho
Etapa Araguaia: Primavera do Leste – 17 de junho a 21 de junho
Etapa Guaporé: Campo Novo do Parecis – 12 de agosto a 16 de agosto
Etapa Várzea Grande: Várzea Grande – 26 de agosto a 30 de agosto
Etapa Teles Pires: Sorriso – 9 de setembro a 13 de setembro
Etapa Estadual: Cuiabá – 23 de setembro a 26 de setembro

Fetran 

O festival foi criado pela PRF, em Mato Grosso, no ano de 2004, e já se expandiu para mais de dez estados. Além do apoio da Seduc, também conta com apoio do Departamento Estadual de Transito (Detran-MT).
 

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana