Turismo

Ministro do Turismo celebra força do Carnaval de Salvador (BA) na abertura oficial da folia na cidade

Publicado

Sob a alegria do povo e o compasso da música baiana, foi dada a largada oficial nessa quinta-feira (12.02) ao Carnaval de Salvador 2026. A cerimônia, realizada no circuito Campo Grande, teve a presença do ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, simbolizando a união de esforços para consolidar uma das maiores festas de rua do mundo como motor econômico e cultural do Brasil.

A celebração deste ano, cujo tema é “O Samba Nasceu Aqui”, começou com a energia contagiante de grandes nomes da música regional, como Nelson Rufino, Batifun (com participação de Fernando Rufino), Mariene de Castro, Márcio Victor, Malê, Ganhadeiras de Itapuã, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Taian Riachão, Gal do Beco, Juliana Ribeiro e Ju Moraes. E o agito vai terminar ao som do tradicional arrastão comandado por Xanddy Harmonia.

Durante o evento, o ministro Gustavo Feliciano destacou a capacidade do Carnaval baiano de movimentar a economia local e promover inclusão social. “O Carnaval de Salvador é muito mais que uma das maiores festas populares do planeta: é motor econômico, ferramenta de inclusão e de desenvolvimento tendo o turismo como grande aliado, além da expressão viva de um movimento social que ajudou a moldar a identidade cultural do Brasil”, declarou.

Leia mais:  Seminário em Brasília reforça compromisso do Brasil com a Gestão Turística do Patrimônio Mundial

O espetáculo desta quinta-feira em Salvador conduziu o público por meio de uma viagem musical pelas diferentes fases e vertentes do samba. Blocos temáticos retrataram a força das mulheres na construção do gênero, o legado de compositores e os desdobramentos que deram origem ao samba-reggae e ao pagodão. Encontros inéditos e homenagens especiais levaram os foliões a uma imersão histórica no tempo, com ponto de partida no Recôncavo baiano.

Economia Local

Mais de 11 milhões de foliões devem circular no Carnaval de Salvador neste ano, devendo incrementar R$ 2 bilhões na economia e ocupar 96% da rede hoteleira.

Segundo a concessionária do Aeroporto Internacional de Salvador, no período da folia, estão sendo oferecidos 365 mil assentos em voos para a capital baiana, ligando a cidade a diversos destinos do Brasil e do exterior – um crescimento de 19% na comparação com 2025.

Cenário Nacional

Para este ano, a expectativa do Ministério do Turismo é que mais de 65 milhões de foliões ganhem as ruas em todo o Brasil, um aumento expressivo, de 22%, em relação a 2025. Juntos, além de Salvador, os principais polos carnavalescos nacionais – como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Recife e Olinda (PE) – devem reunir mais de 40 milhões de pessoas.

Leia mais:  Como tirar o novo visto eletrônico para entrar em Cuba

Estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da FecomercioSP apontam que o Carnaval de 2026 pode gerar um faturamento de R$ 18,6 bilhões apenas em fevereiro, um avanço de 10% em relação ao ano anterior. Se confirmado, será o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, no ano de 2011.

Cobertura Especial

O Ministério do Turismo realiza uma cobertura institucional inédita do Carnaval 2026 nos maiores centros da folia, incluindo a capital baiana. Todo o conteúdo produzido será veiculado nas redes sociais oficiais da Pasta (@mturismo) e no Canal Gov, ampliando o alcance das histórias e das manifestações culturais que fazem do Carnaval brasileiro um espetáculo único no mundo.

Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Ministro do Turismo prestigia a 63ª Equipotel e a 9ª edição do Congresso Nacional de Hotéis

Publicado

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, prestigia nesta terça-feira (15) a partir das 17h30 a 63ª edição da Equipotel, uma das principais feiras de hospitalidade da América Latina.

O evento será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne profissionais, empresas e especialistas para apresentar lançamentos, produtos, tendências e serviços voltados ao setor.

O ministro Gustavo Feliciano poderá atender a imprensa no local após a participação na programação do evento.

Com mais de 500 marcas nacionais e internacionais, a Equipotel é referência para os segmentos de hotelaria, turismo, alimentação, bem-estar, bares, restaurantes e fitness, promovendo um ambiente de geração de negócios, networking e troca de conhecimento.

Paralelamente à programação da feira, será realizado o Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), que vai reunir empresários, executivos, especialistas e lideranças da hotelaria brasileira.

O Conotel é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e chega à 9ª edição em parceria com a Equipotel, com uma programação concentrada em temas como investimentos, gestão, hotelaria de luxo, tecnologia, segurança digital e cenário econômico.

Leia mais:  Ministério do Turismo e UNESCO irão elaborar manual norteador para empreendimentos turísticos sustentáveis

Serviço

– Eventos: 63ª Equipotel e Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) 2026
– Data: 15 de setembro de 2026
– Horário: O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, estará no evento e poderá atender a imprensa a partir das 17h30
– Local: Expo Center Norte
– Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo

Por Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana