O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) participou, nesta quarta-feira (4), em Cuiabá, da entrega de 300 novos ônibus escolares destinados aos 142 municípios de Mato Grosso. Os veículos vão reforçar o transporte de estudantes, principalmente na zona rural, garantindo mais conforto, segurança e dignidade no trajeto até a escola.
Durante a entrega, Moretto destacou a importância da iniciativa para fortalecer a educação no estado, especialmente para alunos que vivem em áreas rurais da região oeste.
“É um novo tempo para a educação do nosso estado. São 300 ônibus escolares zero quilômetro, que vão garantir mais conforto, segurança e dignidade para os nossos alunos, principalmente aqueles que vivem na zona rural e enfrentam longas distâncias todos os dias para estudar”, afirmou o parlamentar.
Segundo o deputado, investir em educação é garantir oportunidades e desenvolvimento para as próximas gerações.
“Quando o governo do estado e a Assembleia Legislativa trabalham juntos, quem ganha são nossas crianças, nossos jovens e todas as famílias de Mato Grosso. Podem sempre contar com o nosso apoio para fortalecer a educação e levar mais estrutura para os municípios”, completou.
Nesta etapa, o investimento da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) é de R$ 128,7 milhões. Os novos ônibus são zero quilômetro e equipados com ar-condicionado, proporcionando melhores condições para os estudantes que percorrem longas distâncias diariamente para chegar às escolas.
A solenidade foi realizada no Espaço de Eventos Allure, no Complexo Leila Malouf, durante o 2º Fórum de Prefeitos pela Educação, em Cuiabá. O evento contou com a presença do governador Mauro Mendes (União), do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e do secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
A Assembleia Legislativa, por meio do deputado estadual Diego Guimarães, em parceria com o Hospital Universitário Júlio Muller, realizou nesta quinta-feira (11) a 2ª Semana da Triagem Neonatal de Mato Grosso e o 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal.
O evento reuniu gestores e profissionais de saúde de 93 municípios do Estado para discutir os desafios da cobertura populacional e da busca ativa no teste do pezinho, exame fundamental para o diagnóstico precoce de doenças graves em recém-nascidos.
Mato Grosso conta hoje com 757 postos cadastrados para a realização da triagem neonatal. Somente em 2025, mais de 57 mil bebês nasceram no estado, reforçando a importância do fortalecimento e da ampliação do programa.
Confira a reportagem completa da Aline Ferreira no áudio abaixo.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.