Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

MT cria Coordenadoria de Inteligência na PGE para combater crimes tributários

Publicado

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de Inteligência, vinculada à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e em parceria com a Polícia Judiciária Civil, para fortalecer as investigações contra crimes tributários no Estado. 

A definição da nova estratégia consta no Decreto de Lei Complementar Nº 791, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, nessa quinta-feira (18.04).  
Equipe será coordenada pelo procurador-geral Francisco Lopes – Foto: Secom-MT

O procurador-geral do Estado, Francisco Lopes, explicou que a Coordenadoria surgiu de uma conversa com a Polícia Civil, a partir de trabalhos já realizados em parceria com a Procuradoria-Geral para identificar contribuintes que estavam cometendo crimes contra a ordem tributária. 

“A partir desses resultados positivos, a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, nos trouxe a proposta de oficializar essa colaboração. Levamos a ideia ao governador Mauro Mendes, que prontamente autorizou a criação da Coordenadoria. Essencialmente, ela nasce da necessidade de integrar ainda mais as informações que temos sobre os contribuintes para efetivar a investigação desses crimes”, afirmou.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre mandados para combater crimes de caça e pesca ilegal em Canarana

O procurador-geral deve ocupar o cargo de coordenador-geral de Inteligência e Recuperação Fiscal e deve nomear dois delegados, preferencialmente da Delegacia Fazendária, como subcoordenadores, sendo que um focado em apoio finalístico e outro em contrainteligência. 

Delegada-geral da PJC, Daniela Maidel, afirma que medida vai reforçar investigações – Foto: Michel Alvim/Secom-MT

“A Coordenadoria deve funcionar como um eixo central para a segurança pública do Estado, reforçando o trabalho que fazemos de investigação de crimes fazendários e representa melhoria contínua dos mecanismos de segurança no Estado”, afirmou a delegada-geral da Polícia Civil. 

A integração é outro aspecto fortalecido pelo decreto, sendo que a Coordenadoria pode formar parcerias com outras entidades governamentais para utilizar ferramentas, treinamentos e sistemas avançados.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Polícia Penal impede entrada de 53 aparelhos celulares na Penitenciária Central do Estado

Publicado

A Polícia Penal impediu, nesta quarta-feira (22.1), que 53 aparelhos celulares chegassem aos detentos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

A primeira ação ocorreu no início da manhã, por volta das 5 horas. Os policiais penais realizavam uma ronda na penitenciária quando acharam um pacote com 23 celulares no chão.

O pacote ainda continha fones de ouvido, carregadores, um barbeador elétrico, fita de curativo e máquina, tinta e agulha para fazer tatuagem.

A suspeita é de que o pacote tenha sido jogado por cima do muro da PCE, com o intuito de os detentos recolherem.

Apreensão do SOE

A Polícia Penal e o Serviço de Operações Especiais (SOE), por meio do Núcleo de Inteligência, foram informados de que ocorreria, nesta quarta-feira (22), a tentativa de entrada de uma grande carga de aparelhos celulares na PCE, através da fábrica de materiais de construção.

As equipes já vinham monitorando todos os veículos que entravam na unidade há dias, até que, no por volta das 8h20 de hoje, um caminhão que entrava no complexo da PCE com restos de materiais de construção foi interceptado. Foram encontrados, grudados no chassi do veículo, 30 aparelhos celulares. O motorista foi preso e encaminhado para a Central de Flagrantes de Cuiabá.

Leia mais:  Suspeito de ameaças contra esposa é preso pela PM com arsenal de armas em Vera

“Essas apreensões demonstram a eficiência da Polícia Penal dentro do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, que tem por objetivo, no sistema penitenciário, impedir que objetos ilícitos entrem nas unidades”, afirmou o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.


Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana