Pesquisar
Close this search box.

Política MT

“MT Fashion Chita”, evento que une moda e solidariedade, é lançado na ALMT

Publicado

Aconteceu hoje (16), no Salão Negro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o lançamento do “MT Fashion Chita”, evento que une moda e filantropia em prol de duas causas: o tratamento do câncer e o combate à violência contra a mulher.  O desfile vai acontecer no dia 7 de novembro, às 19h, no Espaço Leila Malouf. Estão à venda 500 ingressos para os interessados em participar da festa.

A primeira-dama do Legislativo, Sônia Meira Botelho, esposa do presidente Eduardo Botelho, juntamente com as embaixadoras Rose Piran e Ide Guimarães, além do promotor de eventos Edson Guilherme e representantes dos deputados Janaina Riva (vice-presidente) e Max Russi (primeiro-secretário), fizeram a abertura da solenidade  e juntos destacaram a importância da solidariedade na transformação de vidas.  

O MT Fashion Chita edição 2023 vai unir a moda, a tradição do tecido de chita e a acolhida por pessoas de corações solidários para arrecadar fundos para a Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC) e a ONG Lírios, que oferece apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, com o objetivo de construir casas de apoio. “O nosso intuito aqui é pedir a todos o apoio para essa causa. Vamos no unir e fazer com que as pessoas possam receber essa solidariedade. Eu tive câncer e teve todo um apoio e muitos não têm isso. Então vamos apoiar, vamos abraçar a causa”, convidou Sônia Botelho. 

“Se cada um der um pouquinho, muitos poderão ser ajudados. Temos que ajudar e não só falar para a televisão ou o público. É necessário ajudar mesmo, acalentar e doar, seja dinheiro, uma roupa e agora fazer a compra do ingresso. Temos que fazer muita caridade e seguir o exemplo de Deus, isso para mim é muito importante. Todo mundo tem condição de dar um pouco de si e eu me sinto honrada de ser madrinha de um evento que vai ajudar o próximo”, disse Ide Guimarães.  

Leia mais:  Comissão de Relações Internacionais atenta à geração de energia limpa e reciclagem de resíduos em MT

Foto: Helder Faria

”Vamos desfilar 25 looks que atendem a mulher no passeio completo e confeccionados com o chitão na linha preta port. Muitos acham que chitão é somente para decoração, mas ela pode vestir com elegância e vamos mostrar toda a beleza desse tecido que é tradicional”, afiançou Edson Guilherme. 

Os interessados em prestigiar o evento podem comprar uma mesa ou um ingresso individual. A venda está disponível na Assembleia Social e nas sedes das duas instituições beneficiadas, ou pode ser feita pelo telefone (65) 99916 2284.  

Maria Fernanda de Figueiredo, presidente da ONG Lírios disse que “ com esse projeto, a arrecadação vai ajudar a nossa instituição que já atendeu 14 mil  mulheres”.   “O câncer não espera e toda ajuda é necessária. Queremos concluir as obras da casa de apoio para pacientes oncológicos, para que [os pacientes]tenham atendimento com mais dignidade, então agradecemos ao deputado Botelho, a dona Sônia e à Mesa Diretora” disse a presidente da AAPOC, Janaina Santana.  

Leia mais:  Projeto de Lei quer dar maior transparência a ações do Estado

Representado o deputado Max Russi, a servidora Katiúscia Mantelli agradeceu o trabalho da primeira–dama da ALMT e falou da necessidade de todos levantarem as mãos numa rede de apoio às pessoas com câncer e às vítimas de violência doméstica. “Nós, mulheres, estamos orgulhosas do trabalho que você,  Sônia,  vem fazendo. Quantas famílias você tem ajudado com seu trabalho junto com o deputado Botelho”. 

Já a representante da deputada Janaina Riva, a servidora Quésia Limoeiro frisou que a preocupação da ALMT é com pessoas.  “Ajudar as pessoas também está na moda”, 

SOBRE A CHITA

Considera uma fotografia da nossa cultura, a chita está entre a tendência de moda e é a inspiração para o evento. O tecido é originário da Índia medieval, o chintz que chegou ao Brasil trazido pelos portugueses na segunda metade do século XIX e teve o nome aportuguesado para chita ou chitão.  A partir do século XX, a chita começa a ser produzida pelas fábricas brasileiras, sendo parte do desenvolvimento têxtil do Brasil. Hoje símbolo do retrato da brasilidade e tropicalidade dos brasileiros, o tecido simples de algodão, de cores alegres e preço popular, teve seu uso diversificado como cortinas, forros de mesa, em festas juninas, decorações de casa e de restaurantes e vem ganhando novos espaços no vestiário de homens e mulheres.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

ALMT homenageia dirigentes e associados ao Lions Clube do Distrito LB-4

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta sexta-feira (17), sessão especial, requerida pelo deputado Dilmar Dal Bosco (União), para entrega de títulos de cidadão mato-grossense e moções de aplausos a 115 dirigentes e associados ao Lions Clube do Distrito LB-4 de Mato Grosso.

O deputado Dilmar Dal Bosco destacou o trabalho voluntário que os associados ao Lions Clube do Distrito LB-4 realizam em prol dos mais necessitados. “Faço essa homenagem a homens e mulheres que atuam nas mais diversas formas de auxílio ao próximo. Conheço o trabalho dessa instituição, pois já estive à frente das ações junto com minha esposa. Em Mato Grosso, o Lions está presente em diversos municípios, trabalhando em prol dos mais carentes, fazendo muitas vezes o papel do governo do estado, prefeituras municipais, câmaras e do Congresso Nacional”, enfatizou o parlamentar.

O governador do Distrito LB-4, Márcio Batista Sales, disse que é uma honra receber da Assembleia Legislativa essa homenagem. “Hoje estamos aqui com nossos presidentes de clubes, membros do gabinete do Distrito, que são os assessores e que atuam na missão de coordenar os nossos Lions de Grosso, em cinco grandes causas globais”.

“Nós trabalhamos com ações voltadas ao meio ambiente, arrecadação do lixo eletrônico, o qual toda a arrecadação é destinada ao Hospital de Câncer de Cuiabá, doações de cestas básicas, no combate ao diabetes, câncer infantil e no nosso carro-chefe, que é o Lions da Visão. Aproveito para destacar que já conseguimos arrecadar, somente no município de Sinop, 300 toneladas de alimentos que serão destinados aos desabrigados das enchentes do Rio Grande do Sul”, finalizou Márcio.

O maior hospital filantrópico de oftalmologia da América Latina – Instituto Lions da Visão, em Cuiabá, representado pelo presidente Instituto, Whady Lacerda, recebeu Moção de Aplausos.

“Hoje temos 56 clubes em Mato Grosso, cerca de 1.500 companheiros que trabalham dia e noite para o bem-estar, principalmente dos mais necessitados. O Instituto Lions continua trabalhando fortemente na baixada cuiabana. São 300 pessoas atendidas e 70 cirurgias por dia. Receber essa homenagem da Assembleia Legislativa, pelos serviços prestados, me dá uma enorme satisfação e mostra o respeito do deputado Dilmar Dal Bosco aos nossos dirigentes e aos leoninos”, destacou.

Leia mais:  Assembleia instala comissão especial para acompanhar conflito urbano no Contorno Leste

Daniely Rodrigues é presidente do Distrito LEO LB-4. A líder do grupo de jovens leoninos conta que a motivação para realizar as ações há 8 anos é o trabalho em grupo. “Eu tenho 30 anos, sou muito feliz em pertencer ao LEO Clube que me proporciona crescimento individual, espiritual e de liderança. Eu estar auxiliando o próximo agrega coisas boas como amizade, companheirismo. Agradeço ao deputado Dilmar por essa homenagem”, disse.

O Lions Club International – É considerado a maior organização internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários. Atualmente, há mais de seis mil unidades do Lions Club espalhadas por 206 países. No Brasil, a instituição está subdividida em quatro distritos e conta com cerca de 40 mil associados. Em Mato Grosso, há 56 clubes Lions em 40 municípios, e aproximadamente 1,5 mil associados.

Título de Cidadão Mato-grossense

Aparecida Fabiana Rodrigues de Oliveira

Fernanda Alcântara de Pádua

Eliane Isabel Tubin

Marcos Gallo

Valdeir Vital de Oliveira

Moções de Aplausos

Abílio Camilo Fernandes Neto

Adler Zanrosso

Adhemar de Brito Figueira Peres

Alex Abadia da Silva

Alex Sandro Monarin

Alfredo Murara Garcia

Allan Bortolini

Ana Paula De Carvalho

Ana Paula Marques Schulz

André Gutierrez

Andressa Cecília da Silva

Antônia Vanderleia Costa Nunes

Antônio Schommer

Carlinhos Antônio Brighenti

Carlos Alberto Scherer Santos

Cássia Cristina De Assis Pacheco

Celi Silva

Célio Pereira

Celso Paulo Filho

Cíntia Godrim De Oliveira

Clarice Moreira

Cláudia Celina Da Silva

Cláudio Marrafão

Clayton Ferreira

Cleidiane Santos de Oliveira

Cleyton Porfírio Gonçalves

Clóvis Cristiano Campos

Daline Batista de Quadros

Danielly da Silva Souza

Daniely Rodrigues

Leia mais:  Comissão de Saúde otimiza trabalhos no 1º semestre

Denis da Silva Souza

Eliane Tubin

Ely Rodrigues

Elizabeth Martins De Souza

Eraldo Da Silva Ferreira

Ernani Uemura Barbosa

Eugênio Krominski

Evanir Tormes

Fabíola Tormes Homsi

Francileide Fontinelle Passos

Gislaine Rodrigues

Giselle Sodeiro

Gleiciane Aparecida de Souza Martins Alves

Henrique Prado

Ivone Rodrigues de Souza

Ideraldo Pires da Costa

Jaime de Souza

Jamil Sortica de Souza

Janaína dos Santos

Jane De Fátima Kawaguchi De Sales

João Camargo

João da Silva Medeiros

João Cândido Neto

João Carlos Ribeiro Da Silva

João Gilberto Nunes Dos Santos

Joao Vitor da Cruz Andrade

Joenir Costa Magalhães Ferreira

José Henrique De Farias

Jhosep Kenso Cunha Martins

Karoline Rodrigues Coelho

Kauane Aparecida Ribeiro

Laércio Serenine

Larissa Pereira

Leandro Ferreira da Cruz

Leoneth Piotto

Leodocir Anholeto

Lourdes Saionara Rocha

Lucas Carvalho De Freitas

Lucas Raul Fernandes

Lúcia Coura

Luciene Silva

Luiz Carlos Fraiberg

Luiz Carlos Varella De Oliveira

Luiz Marcos Cândido

Marcelo De Oliveira Miranda

Márcio Silva

Marco Espíndola

Marcos Augusto Vargas

Marcos Antônio Pegaiani

Maria Aparecida Vaz Andrade

Maria da Paz da Silva

Maria Rosilene Mestre Medeiros

Maria Raimunda Alencar Pereira

Mariana Beatriz Vitalino Souza

Marlene Júlia Scarpat

Matilde Damian

Micheline Oliveira

Nadla Silva Lima

Naiara Patrícia Paes Da Rosa

Nevi Sturner

Nilcinéia Moreira

Odilon Filho

Osmar Arcanjo Júnior

Pamela Cristiny da Silva Rosa

Regiely Cruz

Regina Branco

Regina Marques Garcia Belloni

Renata Silva Faria

Rodolpho Dias

Rogis Silva

Sandro Dan

Silvanei Correia Cavalheiro

Simon Pedro Guaragni

Sirlei da Silva Anholeto

Sonia Maria Basei

Stefanny de Almeida Santiago

Telma Regina Murilho Leal

Thiago Silva Lima

Vanessa de Souza

Viviane Garcez Laurindo

Waldemar Twardowski

Walmi Rodrigues

Whady Lacerda

Wenerson Souza

Wilson Pereira De Góes

Zildete Linhares do Prado Zorzo


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana