Mato Grosso

MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para o mês de agosto

Publicado

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, está promovendo ações itinerantes em diversas cidades do Estado, incluindo Cuiabá, com o objetivo de manter os estoques de sangue e suprir a demanda existente.

A ação é promovida pelo programa “MT Hemocentro Itinerante”, que realiza a coleta de sangue em municípios do interior do Estado através das unidades móveis.

Durante o mês de agosto, a unidade especializada também conta com a colaboração de parceiros para incentivar a doação de sangue em diversos públicos.

“Retornaremos a diversos municípios e, além disso, daremos continuidade às nossas campanhas tradicionais. Isso inclui a parceria com a Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, ação intermediada pela estimada primeira-dama Virginia Mendes, e a campanha com a BPW Cuiabá, que tem contribuído significativamente para o aumento das doações. O doador é essencial para a execução do nosso trabalho, pois o sangue não tem substituto. A doação voluntária é fundamental para manter nossos estoques e atender à demanda do Estado”, enfatizou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

A doadora Vanessa Araújo, de 23 anos, realizou a sua primeira doação no MT Hemocentro por meio do mutirão que ocorreu no final de semana e enfatizou que pretende se tornar uma doadora regular.

“Realizei a minha primeira doação no último sábado. Sempre quis doar sangue, mas minha agenda nunca permitia. O processo foi rápido e tranquilo e, em menos de uma hora, consegui ajudar a salvar vidas. Pretendo voltar assim que puder e me tornar doadora regular”, contou.

Leia mais:  Polícia Civil prende em flagrante autor de furto em panificadora em Nova Xavantina

Confira a lista de locais e datas das ações do MT Hemocentro durante o mês de agosto:

  • Município de Brasnorte: 30 de julho a 02 de agosto (MT Hemocentro Itinerante)

  • Igreja Presbiteriana: 08 de agosto (coleta interna)

  • Município de Feliz Natal: 06 a 08 de agosto (MT Hemocentro Itinerante)

  • Tribunal de Contas do Estado: 08 de agosto (coleta externa)

  • Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), da Polícia Militar: 08 de agosto (coleta externa)

  • Frigorífico Pantanal: 13 a 15 de agosto (coleta externa)

  • Município de Campo Verde: 12 a 16 de agosto (MT Hemocentro Itinerante)

  • Município de Campo Novo do Parecis: 19 a 23 de agosto (MT Hemocentro Itinerante)

  • Colégio Master: 20 a 21 de agosto (coleta externa)

  • Uniaselva: 21 de agosto (coleta externa)

  • Abertura da campanha BPW no Parque Mãe Bonifácia: 25 de agosto (coleta externa)

  • Campanha BPW Cuiabá: 26 a 30 de agosto (coleta interna)

  • Assembleia Legislativa de Mato Grosso: 28 a 30 de agosto (coleta externa)

  • Águas Cuiabá: 28 a 29 de agosto (coleta interna)

Critérios para a doação

O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem mais de 51 kg, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Leia mais:  Indea atua na contenção de raiva bovina em Campo Verde e Alta Floresta

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro neste link. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Força Tática conduz três pessoas e apreende 169 tabletes de maconha em Várzea Grande

Publicado

Policiais militares da Força Tática do 2º Comando Regional apreenderam 169 tabletes de substância análoga a maconha, na manhã desta sexta-feira (5.6), em Várzea Grande. Na ação, dois homens, de 32 e 24 anos, foram presos e um adolescente, de 17 anos, apreendido por tráfico ilícito de drogas.

Conforme o boletim de ocorrência, a Força Tática recebeu informações de que um homem teria recebido e enterrado grande quantidade de entorpecentes em uma área de mata, na região do Capão do Pequi. Segundo as denúncias, outros suspeitos também estariam presentes para realizarem a distribuição das drogas.

A equipe da Força Tática, junto com o setor de inteligência, se deslocou ao endereço informado e iniciou monitoramento por meio de drones da Polícia Militar, sendo possível identificar a área de mata onde supostamente as drogas eram escondidas e a movimentação de três criminosos.


Rapidamente, os militares fizeram acompanhamento e abordaram os três suspeitos. Na revista pessoal ao trio, algumas porções de maconha foram encontradas. Ao serem questionados sobre a denúncia, um dos homens assumiu a responsabilidade pelos entorpecentes e indicou a localização exata de onde as drogas estavam enterradas.

Leia mais:  Virada Sustentável em MT tem programação gratuita em Rondonópolis e Cuiabá a partir deste sábado (24)

Os policiais seguiram com os suspeitos de volta para a área de mata e desenterraram sacos e tonéis onde estavam guardados os 169 tabletes de maconha, além de duas balanças de precisão.

Diante dos fatos, os três suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos, com toda a droga apreendida, para a Central de Flagrantes de Várzea Grande para registro da ocorrência e demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana