Mato Grosso

Multa de R$ 4,7 milhões aplicada pela Ager à Copel-GT é mantida pela Aneel

Publicado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, nesta terça-feira (22.4), a multa de R$ 4,7 milhões aplicada à Copel Geração e Transmissão S.A. (Copel-GT) pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), em decorrência de irregularidades identificadas na Usina Hidrelétrica (UHE) Colíder, localizada no rio Teles Pires.

A penalidade teve origem em fiscalização realizada em 2023 pela Superintendência Reguladora de Energia da Ager-MT, no âmbito do convênio de descentralização firmado com a ANEEL.

Durante a inspeção, os fiscais constataram que o Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina, documento fundamental para a gestão de riscos e resposta rápida a incidentes, não se encontrava devidamente implantado externamente, em desacordo com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

A multa foi oficialmente aplicada pela Ager-MT em abril de 2024 e sua manutenção foi ratificada pela Diretoria Executiva Colegiada da agência mato-grossense no dia 12 de setembro do mesmo ano. A Copel-GT recorreu da decisão no âmbito administrativo, mas teve o recurso negado pela diretoria colegiada da ANEEL.

Leia mais:  Polícia Civil prende pastor por estupro de vulnerável em Sinop

De acordo com o superintendente regulador de Energia da Ager-MT, Thiago Bernardes, a alternativa de substituição da penalidade por um Plano de Resultados não é razoável, dada a natureza crítica da falha identificada e a relevância do tema de segurança de barragens.

“Mato Grosso possui 141 usinas hidrelétricas em operação, entre pequenas, médias e grandes usinas, as famosas siglas CGH, PCH e UHE. A maior parte delas possui barragens e, portanto, com obrigações a serem cumpridas e fiscalizadas pela Ager-MT. O nosso desafio é garantir que todo esse parque de geração hidrelétrica do Estado esteja em dia com todas as obrigações da Política Nacional de Segurança de Barragens, garantido segurança para toda a sociedade mato-grossense”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em área de vegetação em Campo Verde

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na tarde desta terça-feira (13.10), um incêndio em uma área de vegetação, em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá).

A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada, por volta das 13h20, para a ocorrência de combate ao fogo que atingiu áreas de pastagem e de mata, em um terreno com aclive acentuado.

Ao chegarem ao local, os bombeiros iniciaram os trabalhos para extinguir as chamas, evitando que o incêndio se propagasse por uma área ainda mais extensa e contribuindo para a preservação de uma grande região de mata nativa.

Após a extinção do incêndio, foi realizado o resfriamento no local para evitar reignição e novos pontos de calor.

Não há informações sobre as causas do incêndio. Não houve registro de feridos.

Fonte: Governo MT – MT

Leia mais:  Seplag apresenta inovações no modelo de gestão e no relatório anual do Governo do Estado de Mato Grosso
Continue lendo

Mais Lidas da Semana