Mato Grosso

Municípios se preparam para atrair grandes investimentos com apoio da Invest MT

Publicado

Atrair empresas, gerar empregos e movimentar a economia local: essa foi a tônica da palestra “A importância da promoção de investimentos para os municípios”, realizada na tarde de segunda-feira (14.7), dentro do Fórum do Setor Produtivo, na 57ª Expoagro. O evento foi promovido pela TSX Invest, com patrocínio da Nelson Wilians Advogados, e apoio do Governo de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, Invest Minas, Invest MT e Cresol.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Cesar Miranda, apresentou os avanços recentes na área de atração de investimentos e explicou como foi criada a Invest MT, agência estadual que atua na captação de novos negócios. Segundo ele, o modelo foi inspirado em estruturas bem-sucedidas como a Invest Minas, e nasceu com participação majoritária do setor privado.

“Foi uma ideia que plantamos há dois anos. Buscamos exemplos de quem faz bem-feito. Estruturamos a Invest MT com a proposta de ser liderada pelo setor produtivo e não apenas uma agência estatal tradicional”, explicou Miranda.

Durante sua fala, o secretário destacou medidas adotadas pelo governo estadual para garantir segurança jurídica e facilitar o ambiente de negócios. Entre elas, a automatização dos incentivos fiscais e a criação de políticas isonômicas para empresas do mesmo setor. Ele também mencionou iniciativas estratégicas como a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon e o Fundo de Aval (MT Garante) criado para apoiar pequenos empreendedores, que não tem avalista para operações de crédito.

Leia mais:  Polícia Militar prende suspeito por lesão corporal utilizando um facão durante briga em bar

“Hoje temos aproximadamente R$ 5 bilhões investidos por ano em infraestrutura com recursos próprios. Saímos da 22ª posição na educação para o 5º lugar, estamos construindo mais seis hospitais públicos, temos uma das menores taxas de desemprego do país. São avanços que criam um ambiente favorável ao investimento”, afirmou.

O CEO da Invest Minas, João Paulo Braga, também participou do fórum e apresentou os resultados obtidos em Minas Gerais após a reestruturação da agência de investimentos. Ele relembrou que o Estado passou por uma crise grave em 2019, com salários atrasados, municípios sem repasses e perda da confiança do mercado.

“O Estado chegou a descontar crédito consignado dos servidores e não repassar ao banco. Isso inviabiliza qualquer ambiente de confiança”, disse.

A mudança de cenário começou com a criação de um balcão único para os investidores, por meio da Invest Minas, que hoje já intermediou R$ 500 bilhões em aportes em 320 municípios mineiros. A nova política ajudou a criar 1 milhão de empregos com carteira assinada e fez o PIB mineiro ultrapassar a marca de R$ 1 trilhão, além do aumento de participação no PIB nacional de 8,8% para 9,5%.

Leia mais:  Desenvolve MT realiza mutirão de renegociação de débitos a partir desta segunda-feira (22)

Um dos destaques do modelo mineiro foi a aposta na mineração voltada à transição energética, com destaque para o Vale do Jequitinhonha. A região, antes marcada pela pobreza, hoje recebe grandes investimentos em lítio e abriga uma das maiores reservas do mineral no mundo.

De olho no mercado internacional

O presidente da Invest MT, Mirael França Praeiro, também apresentou o calendário da agência para o segundo semestre. A agenda inclui participação em feiras no Brasil, Bolívia, Peru e China, com destaque para a China International Import Expo (CIIE), em Xangai, onde Mato Grosso terá estande próprio.

“Vamos oferecer espaço para empresários e prefeitos que queiram entender melhor o mercado chinês e buscar oportunidades reais para seus municípios”, afirmou Mirael.

Segundo ele, a agência também está em tratativas com a companhia aérea BOA para viabilizar uma nova rota entre Mato Grosso e Bolívia, fortalecendo a logística de exportação. Ele reforçou a importância de os municípios estarem preparados para receber investidores.

“É essencial que cada cidade conheça seu potencial, saiba seus dados, onde pode crescer, que áreas pode oferecer. Só assim tornamos a atração de investimentos realmente viável”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Publicado

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia mais:  Polícia Civil intensifica ações de combate aos crimes contra a flora no norte de MT

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia mais:  Polícia Militar prende homem, apreende adolescente e arma de fogo em Cáceres

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana