Turismo

Museu bíblico é inaugurado em Gramado

Publicado

Museu bíblico é inaugurado em Gramado
Rebeca de Ávila

Museu bíblico é inaugurado em Gramado

Desde o dia 15 de novembro, Gramado , no Rio Grande do Sul , tem mais uma atração. O Holy World é um museu bíblico com peças que contam as histórias das Escrituras, desde o Gênesis até o Apocalipse. Há objetos que vieram de Israel , como um cálice e um shofar, um instrumento de sopro criado com um chifre, geralmente de carneiro, que é utilizado em cerimônias religiosas.

O novo espaço é, na verdade, uma ampliação do Geo Museu , que explora a história natural da Terra e a origem da vida com a exibição de pedras preciosas, minerais, gemas e fósseis. Com o mesmo ingresso, será possível visitar este museu, que agora ocupa o segundo piso do prédio, e o Holy World .

Parte dos itens em exposição no Holy World eram do acervo pessoal de Haroldo Ribeiro, proprietário do HR Group, que comprou o Geo Museu . São objetos dos séculos 16 e 19 adquiridos em viagens.

Leia mais:  6 cidades para fazer passeios de balão no Brasil

A entrada do museu é marcada por duas mãos que simbolizam as de Jesus Cristo após a ressurreição. Dentro do espaço, os visitantes encontram frascos com itens sagrados de Jerusalém (óleo santo, solo, água do Rio Jordão e mirra), pingentes de ouro com os passos da crucificação e um mapa de Jerusalém no século 18.

Continua após a publicidade

Em outra região há representações da arca de Noé, da taça de prata de José, do Leão de Judá e miniaturas dos templos de Salomão e Herodes. As 12 pedras preciosas que representavam as 12 tribos de Israel também podem ser conferidas. Dê uma espiada no espaço no vídeo abaixo:

Com a expansão, o prédio do Geo Museu ganhou também uma loja de carros de luxo da U Drive, uma unidade da Cristais de Gramado, que vende joias, uma cafeteria da Prawer Chocolates e um espaço de vendas da GAV Resorts.

Continua após a publicidade

Serviço

Quando? Todos os dias, das 8h30 às 17h.

Leia mais:  Ministério do Turismo lança edital para contratação de consultoria para diagnóstico e mapeamento do Turismo Pet Friendly no Brasil

Quanto? R$ 59 (adulto) R$ 35 (criança). Ingressos disponíveis no site.

Onde? Geo Museu – Avenida das Hortênsias, 5905, Carniel – Gramado, Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Rio Grande do Sul

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Publicidade

Fonte: Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Nova Ficha Digital de Hóspedes agiliza o check-in em mais 3.700 meios de hospedagem de todo o Brasil

Publicado

A nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato 100% digital já é uma realidade para os clientes de 3.773 meios de hospedagem de todo o Brasil, que passaram a ter de adotar integralmente o sistema a partir dessa segunda-feira (20/4).

Muito similar ao sistema usado no check-in de voos no país, a FNRH Digital, desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), permite o preenchimento antecipado e online de dados via Gov.Br.

Todo o processo em hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem – que vem sendo implementado gradativamente desde novembro de 2025 – pode ser rapidamente concluído a partir da leitura de um QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, reforça benefícios da utilização do sistema eletrônico.

“A nova Ficha Digital de Hóspedes foca especialmente o hóspede, evitando filas desnecessárias no check-in e garantindo mais conforto e segurança. Além do grande avanço tecnológico e sim, isso significa eliminar o uso de papel, o que reforça ações do governo Lula voltadas à sustentabilidade. É mais um avanço para aumentar a contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico e social do país, onde, com uma hotelaria mais moderna, mais pessoas vão ter chance de emprego e renda por meio do crescimento do setor”, apontou o ministro.

Leia mais:  Ministério do Turismo assina Acordo Interministerial para fortalecimento do Programa Orla na COP30

“Com a migração definitiva do setor, que está sendo amplamente orientada pelo Ministério do Turismo, estamos transformando a experiência tanto para o viajante quanto para o hoteleiro, que pode reduzir custos e aprimorar a gestão do seu negócio. Menos papel, mais agilidade e um turismo muito mais profissional”, acrescentou Gustavo Feliciano.

A adaptação do segmento à ferramenta avança principalmente nos estados de São Paulo (744), Minas Gerais (351), Rio de Janeiro (351), Santa Catarina (332) e Rio Grande do Sul (281).

Na região Nordeste, destaque para Bahia (242) e Ceará (212). Já no Centro-Oeste, Goiás já atinge 111 meios de hospedagem adequados, número que chega a 104 no Mato Grosso.

No Norte do país, por sua vez, a liderança é do Pará, com 70 adesões, e o Amazonas (60) ocupar em segundo lugar de empresas do ramo já enviam fichas em formato digital.

A transição para a FNRH Digital – que, no caso de hóspedes estrangeiros, não exigirá a necessidade de uma conta Gov.Br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações seja feito em ambiente criptografado e controlado.

ACOMPANHAMENTO – O Ministério do Turismo reitera que a modernização exige adaptações por parte dos 19.231 meios de hospedagem de todo o país regularmente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), independentemente de usarem sistemas de gestão próprios.

Leia mais:  6 cidades para fazer passeios de balão no Brasil

A pasta acompanha a adoção do modelo pelo setor, tendo inclusive ampliado o prazo de adesão de 19 de fevereiro último para esta segunda-feira.

Empreendimentos não adequados ainda poderão fazê-lo. Caso contrário, estarão sujeitos a processo administrativo, com direito à ampla defesa, e a penalidades legais previstas, como advertência e multa, conforme a gravidade da infração.

A fiscalização é exercida pelo Ministério do Turismo e também pode ser delegada a estados e municípios. O processo inicia-se com sensibilização e notificação.

A regularidade no envio da FNRH Digital está ligada à manutenção do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos); se o cadastro vencer, o envio é bloqueado, gerando inconformidade imediata e possíveis autos de infração.

ORIENTAÇÕES – O Ministério do Turismo vem orientando o setor quanto à transição para o novo sistema. O órgão tem organizado várias ações educativas, como um vídeo com as etapas do processo. Acesse clicando aqui.

O Ministério também criou uma página eletrônica de perguntas e respostas frequentes, onde é possível tirar dúvidas. Acesse clicando aqui.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana