Lucas do Rio Verde

Nova delegada reforça rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Lucas do Rio Verde

Publicado

Na tarde desta quarta-feira (06), a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, Janice Ribeiro, e a Vereadora Débora Carneiro, visitaram o Núcleo de Atendimento à Mulher, onde foi recebida pela nova delegada titular da Polícia Civil, Dra. Paula de Fátima Moreira. A visita marca o início de uma importante parceria no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher no município.

A chegada da nova delegada ocorre em um momento estratégico, com o início das ações da campanha Agosto Lilás, movimento nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ao longo do mês, diversas atividades estão sendo realizadas com o objetivo de ampliar o diálogo, oferecer acolhimento e promover ações de prevenção em escolas, bairros e espaços públicos.

Para a secretária e primeira-dama Janice, a presença de uma mulher à frente da delegacia representa um avanço importante nas políticas públicas voltadas ao público feminino. “A alegria é saber que estamos recebendo uma nova delegada que vai ter esse olhar feminino em relação à violência doméstica. Isso vai ajudar a trazer novas ações para combater esse problema que tanto assola a nossa sociedade. A alegria é poder conhecer e fazer essa parceria, trabalhar juntas em prol das mulheres”, destacou Janice.

Leia mais:  Escuta ativa orienta aplicação de recursos da PNAB em projetos culturais de Lucas do Rio Verde

A delegada Dra. Paula de Fátima chega com a proposta de integrar ainda mais os serviços da rede de proteção às mulheres e reforçar o trabalho que já vem sendo desenvolvido no município.

O Núcleo de Atendimento à Mulher atua como ponto de apoio para vítimas de violência, oferecendo acolhimento psicossocial, atendimento jurídico e encaminhamento a outros serviços da rede. O trabalho é feito em parceria com a Polícia Civil, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha, e equipes da Assistência Social.

Semana da Mulher na Política

Em parceria com a Câmara Municipal, Lucas do Rio Verde realiza a Semana da Mulher na Política, entre os dias 11 e 15 de agosto. A programação inclui momentos de diálogo, informação e incentivo à participação feminina nos espaços de decisão.

No dia 12 de agosto, às 19h, no Auditório dos Pioneiros, acontece a palestra “Desmistificando o Autismo”, com a vereadora por Cuiabá e mãe atípica, Maysa Leão. O evento é aberto ao público e voltado especialmente para profissionais da saúde e da educação, que lidam diretamente com crianças e adolescentes atípicos.

Leia mais:  Agendamento para campanha de "Doação de Sangue" começa nesta quinta-feira (14)

Inscrição gratuita: https://forms.gle/rVBn9RAJcdLyx2yp7

Já no dia 13 de agosto, das 8h às 11h, o mesmo auditório recebe o evento “Conexão é Poder”, com Maysa Leão e Maria Fernanda Figueiredo. A proposta é abordar temas como marketing pessoal, liderança, planejamento e empreendedorismo feminino. A palestra incentiva o protagonismo das mulheres, não apenas como forma de prevenção à violência, mas como um estímulo para que elas ocupem seu espaço com segurança, autonomia e liberdade.

Inscrição gratuita: https://forms.gle/bAcMX6AaUEMszZcC7

Campanha destaca protocolo “Não é Não”

Como parte das estratégias preventivas do Agosto Lilás, a campanha também destaca o uso do protocolo “Não é Não”, uma ferramenta que orienta bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais a agirem diante de casos de importunação sexual, especialmente durante eventos e festividades na cidade. O objetivo é prevenir situações de abuso e garantir mais segurança para as mulheres em espaços públicos.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
publicidade

Lucas do Rio Verde

Governo e Prefeitura firmam termo de R$ 10 milhões para o Parque Oeste; aporte estadual representa parte do investimento total

Publicado

O Governo de Mato Grosso firmou, na manhã deste sábado (18), um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde no valor de R$ 10 milhões para investimentos na construção do Parque Oeste. O montante representa parte do valor total previsto do projeto. A assinatura ocorreu durante a entrega de 30 casas do programa Ser Família Habitação, do governo estadual, em parceria com o Município.

Durante a assinatura, o governador Mauro Mendes destacou o apoio do Estado aos municípios e o impacto do novo parque para a população.

“O Governo do Estado está apoiando os municípios nas diversas áreas — infraestrutura, saneamento, escolas, atividades urbanísticas — tudo para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esse parque tem um projeto belíssimo, concebido pela Prefeitura, e será um importante espaço de lazer. Eu não tenho dúvida de que vai se tornar um dos mais belos locais de diversão, esporte e entretenimento, não só de Lucas, mas de todo Mato Grosso”, afirmou o governador.

Leia mais:  Inscrições para Concurso Público da Prefeitura de Lucas do Rio Verde seguem até setembro

O prefeito Miguel Vaz ressaltou que o Parque Oeste vem atender a uma das principais demandas dos cidadãos luverdenses.

“Quando a gente pergunta para a população quais as maiores demandas, sempre aparecem habitação, saúde e lazer. O Parque Oeste vem de encontro a essa necessidade: um lugar para levar as famílias, passear, ter momentos de convivência e entretenimento. É um projeto idealizado há bastante tempo e que agora começará a ser construído, com o importante apoio do Governo do Estado. O Município também vai aportar recursos para a sua execução”, destacou o prefeito.

O vice-prefeito Joci Piccini enfatizou a importância do novo espaço para o bem-estar das famílias e o fortalecimento da convivência comunitária.

“É um dia muito importante para Lucas. Ver famílias realizando sonhos mostra o verdadeiro objetivo de qualquer governo. O Parque Oeste será esse espaço que complementa o sonho da casa própria com o lazer e o convívio familiar. As pessoas trabalham muito, mas precisam de um lugar para descansar, aproveitar com a família, viver momentos de alegria. Esse é o local certo para isso”, afirmou Joci.

Leia mais:  Lucas do Rio Verde: Mutirão de Consultas Oftalmológicas encerra neste sábado com 1.400 atendimentos

Com 112 hectares de extensão, o Parque Oeste será um dos maiores espaços públicos de lazer, convivência e turismo de Lucas do Rio Verde. O projeto prevê lago, centro de eventos, ciclovias, áreas esportivas, quiosques, pergolados e espaços para atividades ao ar livre, além da recuperação ambiental com o plantio de árvores e espécies nativas.

Localizado entre o setor industrial e o bairro Bandeirantes, o parque foi planejado pela equipe de engenharia da Prefeitura com foco no desenvolvimento sustentável, conciliando biodiversidade, lazer e qualidade de vida. A execução será feita em quatro fases, começando pela terraplanagem, calçamento e iluminação. As etapas seguintes incluem paisagismo, acessos, equipamentos esportivos, barragem e ativação do lago, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana