Cidades
Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce
Oposicionista tem 32,5%; Gisela 28% e Xênia 24%; indecisos decidirão pleito
Publicado
6 de novembro de 2024, 09:42
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OABMT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquis do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo FOLHAMAX,
revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder. O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.
Fonte: FOLHAMAX
Várzea Grande
Ação em Várzea Grande registra mais de 4,1 mil procedimentos e serviços em 26 unidades de saúde
Publicado
13 de outubro de 2026, 11:30
A mobilização do Dia D do Outubro Rosa, realizada no último sábado (10), em Várzea Grande, contabilizou 4.151 procedimentos, solicitações de exames e outros registros de atendimento nas 26 Unidades de Saúde da Família participantes. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde ampliou o acesso da população aos serviços de prevenção, diagnóstico precoce e cuidados com a saúde, com atenção especial à saúde da mulher.
Entre os principais resultados estão 693 consultas, 514 coletas de exame citopatológico do colo do útero (CCO), conhecido como preventivo, e 517 solicitações de mamografia. Também foram registradas 172 solicitações de ultrassonografia de mama e 208 de ultrassonografia transvaginal.
A programação incluiu ainda a realização de 900 testes rápidos em 225 pacientes, aplicação de 551 doses de vacinas, sendo 15 contra o HPV, além de 180 atendimentos odontológicos e 191 pesagens de beneficiários do Bolsa Família.
Para o secretário municipal de Saúde, Michael Alves, os resultados refletem o trabalho conjunto das equipes da Atenção Primária e a importância de aproximar os serviços de saúde da população.
“Esse balanço representa o empenho dos nossos profissionais e, principalmente, a oportunidade de levar prevenção e cuidado para mais perto das pessoas. O Outubro Rosa é um momento de intensificar a conscientização sobre a saúde da mulher, mas nosso compromisso é garantir que esse atendimento continue durante todo o ano. Queremos que as mulheres procurem nossas unidades, realizem seus exames e mantenham o acompanhamento da saúde em dia”, destacou o secretário.
E a abertura das unidades de saúde no sábado fez a diferença. Angélica Pedroso, moradora do Maringá I, disse que perdeu as contas do tempo que ficou sem fazer o CCO. Segundo ela, a rotina de trabalho e doméstica, com dois filhos pequenos, a fez adiar o cuidado próprio. Agora, gestante novamente, realizou o exame. “Acredito que se a unidade não estivesse aberta agora cedo, não estaria aqui e iria adiar novamente”.
A enfermeira Eura Oliveira, responsável pelo atendimento da equipe 3, da unidade do Parque do Lago, explica que o exame é simples, feito por profissionais capacitados. “Quem perdeu esse Dia D pode procurar uma unidade de saúde a qualquer momento, pois o CCO tem coleta inserida na rotina das unidades e muitas vezes, a mulher procura a unidade e consegue vaga para fazer na mesma hora. É um exame simples e poderoso”.
O cuidado com a saúde da mulher é tão negligenciado pelas próprias mulheres que o Dia D foi uma oportunidade de visitar o dentista. Na unidade do Parque do Lago, o cirurgião dentista Eduardo Machado, disse que as mulheres que procuraram a unidade foram convidadas a fazer limpeza/profilaxia dos dentes. “Entregamos ainda kits de higiene oral e aproveitamos para orientar sobre cuidados, como o auto exame para prevenção do câncer de boca”.
Deise Martins, também moradora da região da unidade do Parque do Lago, deu a luz há seis meses e foi fazer o exame preventivo. “Aproveitando a oportunidade para manter os cuidados em dia”.
PREVENÇÃO DURANTE TODO O ANO – Embora o Outubro Rosa seja tradicionalmente associado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, a mobilização também reforçou os cuidados com a saúde integral da mulher, incluindo o rastreamento do câncer do colo do útero, a atualização da vacinação e o acesso a consultas e exames.
A coleta do preventivo, por exemplo, permite identificar alterações nas células do colo do útero que podem indicar lesões precursoras do câncer, possibilitando o acompanhamento e o tratamento oportuno.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os serviços de prevenção e acompanhamento continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde ao longo do ano. A orientação é que as mulheres procurem a unidade de referência de seu bairro para obter informações sobre consultas, exames e os dias de atendimento.
Galeria de Fotos (19 fotos)
Registro profissional de sanitaristas avança e Ministério da Saúde inicia emissão das carteiras
MP determina bloqueio de chamadas e mensagens abusivas
MME abre consulta pública para aprimorar a governança dos modelos computacionais do setor elétrico
Vagas disponíveis no Sine Municipal têm salários de até R$ 5,5 mil
Corpo de Bombeiros localiza corpo de vítima de afogamento no Rio Teles Pires
Mais Lidas da Semana
-
Saúde6 de outubro de 2026, 19:00Ministério da Saúde abre chamada para projetos do Pronon e Pronas/PCD
-
Policia Federal7 de outubro de 2026, 08:01FICCO/MG combate tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro
-
Policia Federal8 de outubro de 2026, 16:30PF apreende R$ 2 mil em cédulas falsas em Colombo/PR
-
Policia Federal8 de outubro de 2026, 09:04FICCO/GO reprime tráfico de drogas e crimes violentos no estado

