Sinop

Obra da UBS Nico Baracat é iniciada e deve atender mais de 1,4 mil famílias em Sinop

Publicado

A Prefeitura de Sinop deu início à construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Nico Baracat, que beneficiará mais de 1.440 famílias da região. A ordem de serviço foi assinada na última sexta-feira (05) pelo prefeito Roberto Dorner, durante a inauguração do novo Centro de Especialidades Médicas (CEM), em evento que integrou a programação do Festeja Sinop, celebração dos 51 anos do município.
 
O projeto conta com investimento de R$ 3,2 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com prazo de execução estimado em 12 meses. A unidade será do tipo II, modelo que garante infraestrutura ampliada para atender demandas de saúde da comunidade, com foco em qualidade e acessibilidade.
 
O prefeito Roberto Dorner destacou a relevância da obra para o fortalecimento da rede pública municipal de saúde. “A UBS do Nico Baracat é muito importante. Sinop está crescendo e precisamos avançar cada vez mais na infraestrutura do município para atender a população. Nosso objetivo é melhorar os serviços de saúde e oferecer condições dignas para todos”, afirmou.
 
O secretário de Saúde, Érico Stevan, reforçou o compromisso da gestão em ampliar os atendimentos e valorizar os moradores. “Essa é uma obra que vai melhorar e ampliar o atendimento para a população sinopense. O prefeito Roberto Dorner e o vice-prefeito Paulinho Abreu sempre falam sobre cuidar das pessoas e é isso que estamos fazendo: construindo um local adequado, moderno e estruturado para atender os moradores do Nico Baracat com qualidade e respeito”, declarou.
 
A nova UBS foi projetada para garantir atendimento universal e integral, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade contará com consultórios médicos e odontológicos, sala de vacina, farmácia, sala de procedimentos, sanitários adaptados, recepção, copa, ambientes administrativos e áreas técnicas. O projeto prevê também acessibilidade universal, eficiência energética e cumprimento das normas técnicas da Anvisa, da ABNT e da Vigilância Sanitária local.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade fortalecerá a prevenção, promoção e recuperação da saúde e deve reduzir a necessidade de deslocamento dos moradores para outras regiões da cidade. Além disso, a UBS contará com recursos de telessaúde e práticas sustentáveis.
 
O Residencial Nico Baracat foi inaugurado recentemente e abriga cerca de 1.440 famílias em prédios populares. O secretário Érico Stevan destacou ainda que o investimento terá impacto direto na melhoria dos indicadores de saúde. “A nova unidade vai contribuir para reduzir a sobrecarga de outras UBS e facilitar o atendimento dos moradores. Com a nova UBS, vamos fortalecer a prevenção e o acompanhamento contínuo dos pacientes, garantindo um atendimento mais humanizado e eficiente”, acrescentou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop inicia curso gratuito de culinária especial pelo Qualifica Turismo

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Primeiro dia dos Jogos Escolares e Estudantis movimenta ginásios de Sinop; confira a programação desta segunda-feira (22)

Publicado

As primeiras disputas dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses – etapa regional Centro-Norte começaram neste domingo (21), em Sinop, com 41 partidas realizadas nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. A competição reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios e segue até sexta-feira (26), com jogos distribuídos em seis ginásios do município. Os resultados do primeiro dia de competição estão disponíveis AQUI.

Promovidos pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os jogos marcam o retorno do município como sede da etapa regional após dez anos.

Participam da competição as delegações de Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. As equipes disputam vagas para a fase estadual nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

Leia mais:  Mutirão Rural entrega 100 óculos a moradores da Gleba Mercedes em parceria entre Prefeitura e entidades

No basquete, pela categoria feminina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Sorriso por 48 a 10. Entre os meninos da mesma categoria, Sinop superou Lucas do Rio Verde por 49 a 32. Na categoria masculina de 12 a 14 anos, o Colégio Regina Pacis venceu Santa Rita do Trivelato por 110 a 7. No feminino da mesma faixa etária, Sinop derrotou Feliz Natal por 20 a 6.

No futsal, as equipes de Sinop também estrearam com resultados positivos. O Colégio Adventista venceu Boa Esperança do Norte por 5 a 1 na categoria masculina de 12 a 14 anos. O Colégio Alternativo superou Boa Esperança do Norte por 5 a 0 no feminino da mesma categoria. Já na categoria masculina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Feliz Natal por 2 a 1 e empatou em 2 a 2 com Boa Esperança do Norte no feminino.

No vôlei, a equipe feminina de 15 a 17 anos de Sinop venceu Itanhangá por 2 sets a 0. No masculino da mesma categoria, derrotou Itanhangá também por 2 sets a 0. O Colégio San Petrus venceu Boa Esperança do Norte por 2 sets a 0 na categoria masculina de 12 a 14 anos, enquanto o Colégio Regina Pacis superou Vera pelo mesmo placar no feminino.

Leia mais:  Prefeitura em Ação leva atendimentos aos moradores do Jardim Araguaia neste sábado (28)

A programação desta segunda-feira (22) prevê mais de 30 partidas nos ginásios Primaveras, Jaime Rovelli, Olímpico José Carlos Pasa, Francisco H. Gimenez (Chicão do Varejão), Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. A tabela completa com horários, locais e confrontos pode ser consultada AQUI. A etapa regional Centro-Norte segue até sexta-feira (26) e definirá os representantes da região na fase estadual dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana