Sinop

Obra de duplicação da Rua Alberto Baranjak avança para fase final de preparação para asfaltamento em Sinop

Publicado

A Prefeitura de Sinop segue avançando com mais uma importante frente do maior pacote de pavimentação em execução no município. As obras de extensão e duplicação da Rua Alberto Baranjak, uma das 13 frentes contempladas pelo pacote de investimentos em infraestrutura urbana, entraram na fase final de preparação para receber a camada asfáltica.

Com extensão de 3,7 mil metros quadrados, a obra vai ampliar a ligação viária entre a Avenida dos Jacarandás e a Rua Colonizador Ênio Pipino, fortalecendo a mobilidade urbana e melhorando o fluxo de veículos em uma região estratégica da cidade.

Nesta etapa, os serviços de imprimação, processo de impermeabilização do solo que antecede a pavimentação asfáltica, já foram concluídos. Com isso, a obra avança para a próxima fase, que será a aplicação da camada asfáltica.

A duplicação da Rua Alberto Baranjak integra o pacote de obras lançado pela Prefeitura de Sinop, com investimento superior a R$ 38,2 milhões para a execução de mais de 120 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica em 13 pontos do município, totalizando mais de 15,2 quilômetros de vias urbanas.

Leia mais:  Previ Sinop conquista o nível IV do Progestão RPPS

O prefeito Roberto Dorner destaca que o avanço das obras representa mais um passo importante dentro do compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano e a melhoria da infraestrutura da cidade. “Estamos acompanhando de perto o andamento dessas obras, que representam um grande investimento em mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para a população. A Rua Alberto Baranjak é um trecho estratégico, e essa melhoria vai trazer mais fluidez ao trânsito, mais segurança e melhores condições de deslocamento para todos”, destacou.

As obras seguem sob fiscalização e acompanhamento da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, garantindo que todas as etapas sejam executadas dentro dos padrões técnicos exigidos.

Além da Rua Alberto Baranjak, o pacote de investimentos contempla intervenções em outras regiões estratégicas de Sinop, incluindo Bom Jardim (parcial), Estrada Dalva (parcial), Avenida Joaquim Socreppa e Avenida Claudete (parcial), Comunidade Águas Claras, Maria Carolina I, Comunidade Adalgisa, Estrada Cláudia (parcial), Cidade Jardim III (parcial), Maria Carolina II, Rua dos Caxins, Estrada Áurea e Chácaras Planalto.

O pacote representa um dos maiores investimentos em infraestrutura viária já realizados no município e reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano, a melhoria da mobilidade e a ampliação da qualidade de vida da população.

Leia mais:  ExpoNorte já movimenta economia de Sinop antes da abertura e injeta mais de R$ 10 milhões no comércio e setor de serviços

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Festeja Sinop: Prefeitura e forças de segurança alinham últimos detalhes para programação na Praia do Cortado

Publicado

A Prefeitura de Sinop e representantes das forças de segurança se reuniram na manhã desta quarta-feira (26), na Praia do Cortado, para alinhar os últimos detalhes da estrutura do Festeja Sinop 2026. A programação no local começa neste domingo (30), com a 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires, e terá ainda Festival de Praia, Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais, Banho Assistido e disputas dos Jogos Olímpicos.

O encontro reuniu representantes da Prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e demais equipes envolvidas na organização. As discussões tiveram foco em segurança, trânsito, prevenção e atendimento ao público, com definição das ações necessárias para garantir a organização dos eventos e a proteção dos participantes.

O vice-prefeito de Sinop, Paulinho Abreu, destacou que a realização do Festeja exige integração entre diferentes setores e forças de segurança. “É um festival que sempre é feito a várias mãos, com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, todas as secretarias do município envolvidas e também a equipe de organização da Igreja Católica para a Romaria Náutica. Este ano temos um festival com muita diversidade. A organização está trabalhando com afinco para que tudo seja muito bem feito. Estamos aqui justamente para verificar esses detalhes, principalmente nas áreas de segurança e trânsito, para que possamos ter um evento organizado, seguro e cada vez melhor para a população”, explicou.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré, explicou que a pasta atua de forma integrada com a Guarda Civil Municipal e demais órgãos para reduzir riscos e orientar o público antes e durante os eventos. “A gestão, como um todo, participa de forma ativa, com reuniões, planejamento e composição de forças para que tudo transcorra da maneira mais tranquila e ordeira possível. Participamos desse planejamento e organizamos as ações para que tudo ocorra da forma mais segura possível. Vamos organizar o trânsito, orientar a população e atuar de forma preventiva para que tudo transcorra como nos anos anteriores, com o mínimo de incidentes no trânsito. A prevenção sempre é o nosso foco”, afirmou.

O comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros Militar (3º CRBM), Fernando Duarte, destacou que o Corpo de Bombeiros participa das ações desde a etapa de preparação dos eventos, com análise de projetos, vistorias e avaliação das estruturas. “Nós analisamos os projetos e fazemos vistorias nos locais onde ocorrerão os eventos do Festeja, tanto no estádio quanto aqui na praia. Além disso, teremos equipes para a prevenção aquática e para atendimento de pessoas que possam passar mal. Teremos ambulância no Cortado e também no perímetro urbano. Como sabemos que o fluxo de pessoas aumenta durante o Festeja, teremos equipes extras para manter o nosso tempo de resposta e garantir segurança à população de Sinop e da região”, destacou.

Leia mais:  Prefeito de Sinop participa do 1º Fórum dos Prefeitos pelos RPPS de Mato Grosso promovido pelo TCE-MT

O comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar, Ottoni Soares, ressaltou que o planejamento conjunto também prevê reforço no efetivo durante a programação. “Esse planejamento está sendo construído junto com as demais forças de segurança. Trabalhamos muito a questão da integração aqui na região de Sinop e também com as secretarias municipais. Vamos atuar de forma intensa para que tudo transcorra dentro da mais alta normalidade. Teremos um acréscimo de efetivo na Praia do Cortado, no estádio e nos demais locais da programação”, disse.

Novidades nos Jogos Olímpicos

Uma das novidades da programação na Praia do Cortado será a realização de modalidades dos Jogos Olímpicos de Sinop. O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, explicou que a arena preparada no local receberá competições de vôlei de praia, futevôlei e beach tennis. “Nos Jogos Olímpicos de Sinop, a grande novidade está aqui no Festival de Praia. No dia 5 teremos vôlei de praia, que vai se estender até o dia 6. No dia 6 também teremos futevôlei e, no dia 7, beach tennis. São competições dos Jogos Olímpicos, com premiação. Teremos essa novidade aqui na praia, com uma arena montada especificamente para as competições”, afirmou.

Transporte gratuito

Os secretários municipais fizeram o percurso até a Praia do Cortado nos ônibus que serão utilizados no transporte gratuito para o local. A Prefeitura anunciou que, inicialmente, o serviço estará disponível nos dias 5, 6 e 7 de setembro, com horários específicos pela manhã e à tarde.

O secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, destacou que a medida busca facilitar o acesso da população e oferecer uma alternativa segura de transporte. “O Festeja é uma festa para todos e o nosso desejo é que toda a população possa vir à Praia do Cortado para prestigiar todos os eventos que vão acontecer aqui. Estaremos com os ônibus da Rosa, que são veículos com ar-condicionado e oferecem segurança aos passageiros. Tudo isso foi pensado para que toda a população possa ter acesso a esses dias de festa. Sabemos que teremos shows importantes e que a Praia do Cortado é um espaço muito bonito. Estamos oferecendo transporte gratuito para que as pessoas possam aproveitar, se divertir e participar da programação com segurança”, disse.

O Festeja Sinop 2026 será realizado de 30 de agosto a 14 de setembro pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município. Toda a programação oficial pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura de Sinop e no site institucional.

Leia mais:  Educação abre período de matrícula para novos alunos nesta segunda (01); veja o cronograma

Confira a programação completa do Festeja Sinop 2026:

30 de agosto (domingo)
8h – Romaria Náutica – Rio Teles Pires (Barra do Rio Verde até a Praia do Cortado).
9h – Santa Missa – Praia do Cortado.
17h30 – Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h – Show Católico com Padre Fábio de Melo – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

4 de setembro (sexta-feira)
20h – Shows regionais e show nacional com Edson & Hudson – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

5 de setembro (sábado)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Caiaques – Praia do Cortado.
8h – Banho Assistido – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – artistas regionais – Praia do Cortado.

6 de setembro (domingo)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.

7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.

13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.

14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana