Várzea Grande

Ônibus escolar ganha decoração da Copa do Mundo e transforma trajeto dos alunos em momento de alegria

Publicado

A iniciativa de uma monitora que atua no transporte escolar de Várzea Grande ao decorar um ônibus com o tema da Copa do Mundo tem transformado o trajeto dos alunos em uma experiência divertida e acolhedora. A ida e a volta da escola nunca foram tão prazerosas, e os estudantes entraram no clima da competição. Claudiane Aparecida da Costa Leite realiza diariamente a rota do bairro São Mateus e acompanha os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Abdala José de Almeida.

“As crianças estavam ansiosas e cheias de expectativa para o início dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Então, eu e o motorista resolvemos criar esse ambiente temático para tornar as viagens mais divertidas. Elas ficaram surpresas quando viram o ônibus decorado e agora até entram no veículo cantando músicas relacionadas à Copa”, destacou Claudiane.

Segundo a monitora, a ação tem contribuído para tornar o ambiente mais leve e o trajeto mais animado.

“É gratificante ver nossas crianças se juntando a outras centenas de estudantes na torcida pelo nosso país. Muitas delas estão vivendo sua primeira Copa do Mundo, e outras sequer tiveram a oportunidade de assistir a uma partida pela televisão. Participar desse momento de entretenimento e integração é muito importante para elas”, comentou.

Leia mais:  Prefeitura de Várzea Grande realiza patrolamento no bairro Serra Dourada

Geovane Henrique França, de 12 anos, está entre os alunos que utilizam o transporte escolar diariamente. Ele aprovou a iniciativa da monitora e do motorista.

“Gostei muito de ver o ônibus com as bandeirinhas, bolas e troféus. Ficou mais animado e colorido”, disse o estudante, que também arriscou um palpite para a próxima partida da Seleção Brasileira. “Contra o Haiti, eu aposto em 2 a 1”, afirmou.

A diretora da EMEB Abdala José de Almeida, Helena Fernandes, explicou que a escola vem promovendo, desde o início do mês, atividades e jogos com o tema da Copa do Mundo, envolvendo toda a comunidade escolar.

“É um momento de espírito esportivo, confraternização e apoio à nossa seleção. Estamos proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar essa emoção”, destacou.

Sobre o impacto da decoração no transporte escolar, a diretora observou que as crianças estão mais participativas e que a iniciativa foi muito bem recebida por toda a comunidade escolar.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou que a Copa do Mundo tem sido um dos temas mais trabalhados nas escolas da rede municipal.

Leia mais:  Prefeita Flávia Moretti recebe atletas medalhistas do Meeting Paralímpico em Várzea Grande

“Diversos projetos pedagógicos estão sendo desenvolvidos em nossas unidades e todos têm recebido excelente aceitação. O futebol é uma manifestação cultural que vai além do esporte, transformando paixão em identidade. Iniciativas como a da nossa monitora inspiram ainda mais essas crianças, que sonham com os jogos e, muitas vezes, também com os campos”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Pontualidade na entrada e saída das escolas reforça aprendizagem, segurança e bem-estar dos estudantes

Publicado

Chegar no horário e buscar a criança dentro do período estabelecido pela escola são atitudes que vão muito além da organização da rotina escolar. A pontualidade é um compromisso compartilhado entre família e escola e influencia diretamente o aprendizado, a socialização e a segurança dos estudantes da rede municipal de Várzea Grande.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) reforça que os horários de funcionamento das unidades escolares são definidos de acordo com a legislação educacional e previstos no Regimento Escolar de cada unidade, observando o cumprimento da carga horária mínima anual estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Segundo a coordenadora de Legislação e Normas da SMECEL, Eva de Paula Vieira, o município organiza os horários para garantir que todos os estudantes tenham acesso às 800 horas letivas, distribuídas em, no mínimo, 200 dias de efetivo trabalho escolar, conforme determina a Lei nº 9.394/1996.

“Os horários das unidades escolares são definidos no Regimento Escolar, aprovado pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Educação. Em regra, o período matutino inicia às 7h e o vespertino, às 13h, respeitando a carga horária prevista na legislação. A escola recebe o estudante independentemente do horário em que ele chega, mas é fundamental que as famílias compreendam a importância da pontualidade para o processo de ensino e aprendizagem.”

Além de perder conteúdos pedagógicos, a criança que chega atrasada deixa de participar de momentos importantes da rotina escolar, como a acolhida, as atividades iniciais e a interação com colegas e professores, etapas fundamentais para o desenvolvimento emocional, social e educacional.

Leia mais:  Articulação da prefeita Flávia Moretti garante R$ 20 milhões, ambulância e destrava investimentos para fortalecer a saúde de Várzea Grande

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destaca que a participação da família é essencial para que a criança aproveite plenamente o ambiente escolar.

“A pontualidade faz parte do processo educativo. Quando a criança chega no horário, ela participa da acolhida, organiza sua rotina, fortalece os vínculos com os colegas e inicia as atividades junto com a turma. Os atrasos frequentes prejudicam a aprendizagem e fazem com que o estudante perca momentos importantes do desenvolvimento escolar. Da mesma forma, buscar a criança no horário demonstra cuidado, responsabilidade e respeito pelo trabalho realizado na escola.”

A SMECEL também chama a atenção para o cumprimento do horário de saída. Quando pais ou responsáveis deixam de buscar os estudantes dentro do período previsto, a escola precisa manter servidores além do expediente para garantir a segurança da criança, situação que não pode se tornar rotina.

De acordo com Eva, os procedimentos adotados nessas situações estão previstos no Regimento Escolar.

“Quando os atrasos para buscar a criança se tornam recorrentes, a unidade escolar registra formalmente cada ocorrência. Persistindo a situação, a escola pode acionar o Conselho Tutelar, conforme previsto em seu regimento, para garantir a proteção da criança, uma vez que a responsabilidade pela guarda do estudante é da família após o encerramento das atividades escolares.”

A coordenadora explica que, após o término do expediente, a permanência da criança na escola depende da disponibilidade dos profissionais, que muitas vezes permanecem aguardando a chegada dos responsáveis.

Leia mais:  Várzea Grande realiza semana especial Maio Laranja com caminhada, oficinas e palestra

“A prioridade sempre será proteger a criança. Porém, a escola tem um horário de funcionamento e seus servidores também cumprem jornada de trabalho. Quando os responsáveis não comparecem, a unidade precisa adotar as medidas previstas na legislação para resguardar os direitos da criança e dos profissionais.”

A Secretaria reforça que a parceria entre escola e família é indispensável para garantir um ambiente seguro, acolhedor e favorável ao aprendizado. O cumprimento dos horários de entrada e saída contribui para o desenvolvimento dos estudantes, fortalece a organização das unidades escolares e assegura que todas as crianças tenham acesso integral às atividades pedagógicas planejadas ao longo do ano letivo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana