Diamantino

Pacientes de Diamantino passam por cirurgias de joelho em Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, garantiu um importante avanço no atendimento à população. Cinco pacientes do município foram submetidos a cirurgias de artroplastia de joelho (prótese de joelho) no Hospital Santa Helena, em Cuiabá, por meio do programa Fila Zero MT.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, o objetivo da ação é reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas e devolver qualidade de vida a pacientes que aguardavam há anos pelo procedimento.

Adélia Maria ainda destacou que todas as etapas foram acompanhadas de perto pela equipe municipal da Central de Regulação para garantir o acolhimento e a segurança durante todo o processo.

“Nossa equipe esteve presente em todo o acompanhamento das cinco cirurgias, desde a avaliação até a realização dos procedimentos. Esse envolvimento é fundamental para assegurar a qualidade do serviço e dar tranquilidade aos pacientes.”

Segundo o coordenador da Central de Regulação, Marcos Diego, a artroplastia de joelho, também conhecida como colocação de prótese, é um procedimento de média a alta complexidade indicado para pacientes que sofrem de dores intensas e limitações de movimento devido a doenças como artrose avançada.

Leia mais:  Diamantino avança no incentivo ao campo com novo trator agrícola

“Essa cirurgia envolve várias etapas, começando pela avaliação clínica no município, passando pelos exames preparatórios e, em seguida, a realização do procedimento em hospital de referência.”

Entre os beneficiados está o senhor Nilton Barella, morador de Diamantino, que aguardava há seis anos pela cirurgia e contou que, devido às fortes dores no joelho, estava há dois anos sem poder trabalhar.

“Para mim foi muito gratificante, porque já há seis anos aguardando e já faz dois anos sem poder trabalhar por causa do joelho.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
publicidade

Diamantino

Prefeitura de Diamantino realiza evento “Mulheres Fortes, Mulheres Seguras” em alusão ao Agosto Lilás

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou no sábado (29.08) o projeto “Mulheres Fortes, Mulheres Seguras”, no Centro de Formação Esportiva Mário Ferreira Mendes, no bairro Buriti. A iniciativa integrou as ações do Agosto Lilás e reuniu mulheres a partir dos 16 anos em uma programação voltada à informação, orientação e prevenção à violência contra a mulher.

Durante o evento, as participantes acompanharam atividades divididas em cinco módulos, que abordaram os tipos de violência, direitos das mulheres, segurança digital, inteligência emocional e defesa pessoal feminina. A programação contou com momentos informativos e atividades práticas, proporcionando conhecimentos que podem ser aplicados em diferentes situações do dia a dia.

A secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Mendes, destacou a importância da iniciativa para as mulheres.

“Preparamos esse momento pensando em orientar as mulheres para que elas conheçam seus direitos, consigam identificar diferentes formas de violência e saibam onde procurar ajuda.Nosso objetivo é fazer com que essas informações cheguem cada vez mais às mulheres de Diamantino e que elas conheçam a rede de proteção disponível no município.”

Leia mais:  Diamantino avança no incentivo ao campo com novo trator agrícola

A realização integrou as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania durante o Agosto Lilás, que também contou com o evento “Ela Pode: Voz, Força e Recomeço”, realizado no CRAS; com a divulgação do Protocolo “Não é Não”, por meio do Procon de Diamantino, junto aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas; e com atividades de conscientização junto aos idosos do Grupo Viver Legal.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania orienta que, em caso de violência contra a mulher, é fundamental procurar ajuda. Em Diamantino, as mulheres podem buscar acolhimento e orientação no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), pelo telefone (65) 99279-0484, ou realizar denúncias pela Ouvidoria das Mulheres, nos números (65) 99259-0913 e (65) 99269-8113.

Também estão disponíveis a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que funciona 24 horas, e, em situações de emergência ou risco imediato, a Polícia Militar, pelo 190.

CLIQUE AQUI e confira os registros.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Leia mais:  Diamantino avança na educação com investimento federal de R$ 8 milhões no IFMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana