Educação

PEC-G e PEC-PLE selecionarão até 1,4 mil candidatos para 2027

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) publicou o Edital nº 22/2026, que trata do processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e do Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) 2027. Os interessados que atendam aos requisitos dispostos no edital devem preencher e enviar formulário on-line de pré-inscrição até 9 de maio. O processo seletivo integra as ações do PEC-G e do PEC-PLE, programas voltados à formação de estudantes estrangeiros em instituições brasileiras de educação superior.  

A seleção de 2026 representou um marco histórico para o programa, com a seleção de 1.947 candidatos para ingresso no Brasil nos anos de 2026 e 2027. Na seleção de 2025, foram selecionados 1.397 estudantes, número que, até então, representava o maior quantitativo registrado.  

Diante da ampliação da demanda e do crescimento contínuo do programa, o edital passou por um processo de reformulação, com o objetivo de aprimorar seus procedimentos e diretrizes. A principal mudança introduzida foi o estabelecimento da seleção de até 1,4 mil candidatos de países participantes do programa, para a realização de cursos presenciais de língua portuguesa e de graduação em instituições de educação superior (IES) brasileiras.  

Diferentemente do último edital, que não determinava o número máximo de selecionados, o presente edital organiza a oferta de vagas em duas modalidades distintas: até 700 vagas concomitantes para PEC-PLE, com ingresso em 2027, e PEC-G, com ingresso em 2028, destinadas a candidatos que precisam realizar o curso de língua portuguesa antes do início da graduação; e até 700 vagas exclusivas para PEC-G, com ingresso direto no curso de graduação, em 2027.  

Leia mais:  MEC apresentará sistema do CadEJA aos gestores

Essa determinação decorre da necessidade de delimitar o fluxo de trabalho realizado na seleção, tanto nos postos quanto no MEC e no Ministério das Relações Exteriores (MRE), bem como organizar o número de estudantes ativos no programa. 

Outra mudança trazida no edital refere-se à estruturação das fases do processo seletivo, decorrente das inovações implementadas, com o objetivo de otimizar o fluxo de trabalho realizado na seleção, bem como de organizar o número de estudantes ativos no programa. Destaca-se, nesse contexto, uma nova proposta de organização do processo seletivo, que inclui alterações no preenchimento do formulário de pré-inscrição e a adoção da etapa de pré-classificação. Essa etapa determinará quais candidaturas serão recebidas e, posteriormente, enviadas ao MEC e ao MRE.  

Antes, todas as candidaturas submetidas dentro do prazo estabelecido pelo edital eram encaminhadas diretamente à etapa de seleção. Com essa inovação, a etapa de pré-classificação, aliada à obrigatoriedade de envio de cópia digitalizada do histórico escolar, permite que o desempenho acadêmico seja considerado como critério objetivo de classificação, conferindo maior racionalidade, agilidade e eficiência ao processamento das candidaturas.  

Nessa linha, o processo de escolha dos cursos também sofreu alterações para acomodar as demandas do programa. Até a seleção de 2026, realizada no ano passado, cada candidato podia indicar até duas opções de vaga de graduação e de curso de português. O novo formato, concebido a partir da experiência acumulada nas últimas seleções, busca atender simultaneamente a dois perfis de candidatos para facilitar o processo de alocação: os estudantes sem preferência por localidade ou curso; e aqueles com opção específica de instituição e curso que não costumam considerar alternativas, optando por permanecer na lista de espera em caso de não obtenção da vaga desejada.  

Leia mais:  Reality sobre merendeiras estreia sábado (20)

As mudanças apresentadas nesse edital são resultado de esforços conjuntos das áreas gestoras do programa no MRE e no MEC, e buscam promover impactos positivos em todas as etapas do processo seletivo.  

Programa de Estudantes-Convênio – Criado em 1965, o PEC-G completou 60 anos em 2025 e é um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. A iniciativa facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024 modernizou o programa, a fim de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil.  

Mais de 10 mil estudantes já participaram do PEC-G, ao qual já aderiram mais de 100 instituições de educação superior do país. Entre os ex-alunos de maior notoriedade, está o atual presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que estudou administração na Fundação Getúlio Vargas nos anos 1980. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

Educação

MEC reconhece iniciativas que fortalecem alimentação escolar no país

Publicado

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizou, nesta terça-feira, 23 de junho, o Prêmio PNAE 2026, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). A premiação reconheceu as iniciativas que fortaleceram o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ampliaram o acesso dos estudantes a uma alimentação adequada, saudável e de qualidade.  

O evento reuniu em torno de mil pessoas, entre gestores, nutricionistas, merendeiras, agricultores familiares, pesquisadores e representantes da comunidade escolar. A programação incluiu a entrega de premiações e homenagens a ações voltadas à educação alimentar e nutricional, à participação social e ao incentivo à agricultura familiar, além de reconhecer as experiências que melhoram a alimentação oferecida nas escolas públicas. 

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, que também é embaixadora da Alimentação Escolar Brasileira e Campeã da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) contra a fome, participou remotamente da cerimônia e destacou o protagonismo do Brasil na área da alimentação escolar.  

“Tenho muito orgulho de dizer que, quando o assunto é alimentação escolar, o Brasil lidera pelo exemplo. Eu sempre falo isto em todas as conversas internacionais e em todas as minhas falas nos eventos em que eu sou convidada a participar: ‘nós lideramos pelo exemplo na alimentação escolar’”.  

Leia mais:  Política e direito à alfabetização são debatidos em encontro

Na sequência, o secretário-executivo do MEC, Rodolfo Cabral, ressaltou o papel estratégico do PNAE na promoção da aprendizagem, da saúde e da inclusão social dos estudantes.  “O Programa Nacional da Alimentação Escolar, nosso PNAE, é um dos pilares desse esforço. É um programa que chega a todos os municípios brasileiros, dialoga com diferentes realidades e impacta diretamente a vida de milhões de estudantes”.  

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, ressaltou os avanços alcançados pelo PNAE nos últimos anos, resultado da prioridade dada pelo governo federal às áreas de segurança alimentar e educação. Ela recordou que a retomada das instâncias de participação social ligadas à alimentação escolar foi uma das primeiras medidas adotadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023, reforçando a gestão participativa e o diálogo com a sociedade.  

“A alimentação escolar vai muito além da oferta de refeições. Ela representa cuidado, segurança alimentar, fortalecimento da agricultura familiar e compromisso com a permanência dos estudantes na escola. Cada avanço no PNAE reflete a prioridade que o governo federal tem dado à educação e à garantia de direitos”.  

Leia mais:  Prazo para redes aderirem à PND é ampliado até 17/6

Premiações  Foram premiadas as melhores receitas da alimentação escolar. A iniciativa valorizou o trabalho de merendeiras, merendeiros e nutricionistas, responsáveis pela alimentação dos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, 55 receitas foram premiadas em todo o país. Cada merendeira vencedora recebeu R$ 5 mil, enquanto as escolas contempladas receberam R$ 8 mil para investimentos em equipamentos e melhorias na infraestrutura das cozinhas escolares. 

O Prêmio contou ainda com painéis sobre o papel da alimentação escolar no combate à má nutrição, à promoção da educação alimentar e nutricional e à participação social para garantir o direito à alimentação adequada. Além disso, houve uma discussão sobre os desafios e as perspectivas para o futuro da alimentação escolar brasileira. 

Educação alimentar  O evento também destacou a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A ação incentiva escolas públicas de todo o país a desenvolverem atividades educativas que promovam hábitos alimentares saudáveis e fortaleçam a relação entre alimentação, educação e cidadania.  

Na 7ª edição, a Jornada mobilizou 2.838 escolas públicas de todo o país, das quais 817 concluíram todas as etapas previstas. Ao todo, 20 experiências foram selecionadas e receberão premiação de R$ 10 mil cada.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana