Policia Federal

PF combate abuso sexual infantojuvenil em São Paulo

Publicado

São José do Rio Preto/SP. A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (4/5), a 25ª fase da operação Cassiel, com o objetivo de reprimir crimes relacionados ao armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil na internet. Na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Estadual de São Paulo, em São José do Rio Preto.

Durante cumprimento da medida judicial, um dispositivo eletrônico foi apreendido e será submetido à perícia. O investigado poderá responder pelos crimes de produção, de armazenamento e de compartilhamento de material com cenas de abuso sexual infantojuvenil.

Nomenclatura e alerta 
Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.

Leia mais:  FICCO/Ilhéus auxilia na prisão de dois foragidos por homicídio no Espírito Santo

Comunicação Social da Polícia Federal em São José do Rio Preto
Telefone: (17) 3122-6070

 

Fonte: Polícia Federal

publicidade

Policia Federal

PF investiga comércio ilegal de pintura peruana do século no Rio de Janeiro

Publicado

Rio de Janeiro/RJ. Nesta quarta-feira (30/9), a Polícia Federal deflagrou a Operação Peabiru com o objetivo de apurar a possível entrada de uma obra de arte integrante do patrimônio cultural peruano em território brasileiro, além de sua comercialização ilegal.

A ação decorre de uma investigação instaurada a partir de comunicação oficial da Polícia Nacional do Peru, que informou à PF sobre a oferta da pintura denominada “Magnífico Señor de los Temblores – Escuela Cusqueña, Siglo XVII”, anunciada em uma plataforma internacional de comércio de obras de arte.

As diligências realizadas pela Polícia Federal identificaram elementos que vinculam a obra anunciada internacionalmente a uma empresa sediada no Rio de Janeiro, dedicada ao comércio de artes e antiguidades.

Segundo análise técnica realizada pelo Ministério da Cultura do Peru, a obra é uma pintura vice-reinal peruana do século XVII, de relevante valor histórico e artístico, reconhecida como integrante do Patrimônio Cultural da Nação Peruana e não poderia ter sido retirada do território peruana sem a devida autorização estatal específica.

Leia mais:  FICCO/RR deflagra operação contra o tráfico de drogas em Rorainópolis

Na ação de hoje, policiais federais cumprem um mandado de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro. A medida tem como objetivo principal localizar e apreender a pintura, além de documentos referentes à sua aquisição, procedência, transporte, importação, oferta e comercialização, bem como dispositivos eletrônicos que possam conter elementos relacionados aos fatos investigados.

São apurados, em tese, os crimes de receptação qualificada e contrabando, sem prejuízo da identificação de outras infrações penais eventualmente relacionadas aos fatos. A investigação também considera os compromissos internacionais de proteção aos bens culturais decorrentes da Convenção da UNESCO de 1970, promulgada no Brasil pelo Decreto nº 72.312/1973.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Mais Lidas da Semana