Policia Federal

PF combate fraudes bancárias relacionadas a desvio de recurso de programas do Governo Federal

Publicado

São Paulo/SP. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18/10), a Operação Dilúvio, com objetivo de combater fraudes bancárias relacionadas a desvio de recurso de programas do Governo Federal para apoio financeiro à calamidade pública pelas chuvas ocorrida no Rio Grande do Sul, entre os meses de julho e agosto de 2024.

Com o apoio da Caixa Econômica Federal, foram identificados saques em terminais de autoatendimento localizados em Praia Grande/SP. Após a contestação das vítimas correntistas, que residiam em outros estados, foram identificadas fraudes de auxílios que teriam sido concedidos nos meses da calamidade.

Durante as investigações, foi verificado que as fraudes ocorreram por meio do aplicativo “Caixa Tem”, bem como identificado o autor das fraudes, funcionário da própria instituição financeira.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, no município de Praia Grande/SP, sendo na residência e no local de trabalho do investigado. Também restaram determinados pela Justiça Federal de Santos/SP a suspensão da função na Caixa Econômica Federal e medida de restrição patrimonial.

Leia mais:  PF entrega 1.600 bitcoins à custódia da Vara de Falências de Novo Hamburgo/RS

Os fatos investigados são furtos mediante fraude com emprego de dispositivo eletrônico, sem prejuízo de eventuais outros delitos a serem apurados no curso das investigações.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Contato: (11) 3538-5013
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF prende três brasileiros foragidos na Bolívia em ação de cooperação internacional

Publicado

Rio de Janeiro/RJ. A Polícia Federal, por meio do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI/RJ), realizou, na segunda-feira (20/4), a prisão de três cidadãos brasileiros com mandados de prisão expedidos pela Justiça, que se encontravam foragidos na Bolívia.

No primeiro caso, dois indivíduos, investigados como supostos autores de um homicídio ocorrido na cidade de Santa Cruz de la Sierra, foram presos durante abordagem policial. Na ocasião, ambos portavam armas de fogo, sendo autuados em flagrante pelas autoridades bolivianas. Um dos detidos apresentou, ainda, documento de identidade falso.

A partir do acionamento dos mecanismos de cooperação policial internacional, verificou-se que os abordados eram foragidos da Justiça brasileira, integrantes de organização criminosa, com envolvimento em crimes de roubo à instituições financeiras e sequestro. Ressalta-se que um dos indivíduos havia sido alvo da Polícia Federal no ano de 2025, no âmbito da Operação Krampus.

Em outro caso, registrado nessa quarta-feira (22/4), um terceiro indivíduo foi abordado por autoridades bolivianas portando arma de fogo. Durante o procedimento de identificação, apresentou documentação paraguaia. Contudo, após consulta ao CCPI/RJ, confirmou-se tratar de foragido do sistema prisional brasileiro, evadido da unidade penitenciária de Ribeirão das Neves/MG.

Leia mais:  PF prende em flagrante suspeito de adquirir notas falsas

O indivíduo em questão possui condenação pelos crimes de roubo qualificado, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas.

O Centro de Cooperação Policial Internacional – CCPI-RJ, é composto pela Polícia Federal (PF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e representantes policiais de países estrangeiros (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Itália, Paraguai, Peru e Uruguai).

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana