Policia Federal

PF combate grupo criminoso especializado na importação ilegal de sucatas

Publicado

Santana do Livramento/RS.  A Polícia Federal deflagra, nesta quinta-feira (24/10), a Operação Chatarra, que se destina a coibir grupo criminoso especializado na importação ilícita de sucatas estrangeiras, que são internalizadas por meio da fronteira entre Santana do Livramento/RS e Rivera/Uruguai.

Na ação, policiais federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão no município de Santana do Livramento, devidamente expedidos pela Justiça Federal da 2ª Vara Federal desta cidade. Além disso, estão sendo executadas, ainda, ordens de bloqueios de, aproximadamente, R$ 1,6 milhão nas contas bancárias dos suspeitos, bem como sequestro e apreensão de diversos bens móveis e imóveis.

A investigação teve início em janeiro de 2023, após diversas denúncias acerca da importação irregular de sucatas oriundas do país vizinho, associados a possível esquema de lavagem de dinheiro. Estima-se que o grupo criminoso tenha movimentado cerca de R$ 140 milhões nos últimos 5 anos.

A Operação Chatarra tem como foco não só os mecanismos de introdução ilícita desse tipo de mercadoria no Brasil, mas também as metodologias de lavagem de dinheiro usadas pelos investigados, aliados ao cometimento de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Leia mais:  PF apura ameaças contra servidores e magistrados em Patos de Minas/MG

O comércio ilícito de sucatas é uma prática recorrente na fronteira há muitos anos. Muitos investigados baseiam suas atividades nesse tipo de prática, como forma de se capitalizar e de viabilizar a prática de outros crimes mais graves, além de ocasionar alto poder de poluição ambiental ao território brasileiro.

Comunicação Social da Polícia Federal em Santana do Livramento
Fone: (55) 3241-9000

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
(51) 3235-9000
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

Homem é preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo em Rondonópolis/MT

Publicado

Rondonópolis/MT. A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (12/6), um homem investigado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

A ação teve início após comunicação dos Correios sobre encomenda suspeita identificada em unidade de triagem no estado. O exame de raio-X indicou a presença de objeto com características de arma de fogo no interior do pacote, postado no Rio de Janeiro/RJ e endereçado a uma residência em Rondonópolis/MT.

Os policiais federais realizaram o acompanhamento controlado da entrega. Aberta a encomenda, foi constatado tratar-se de uma submetralhadora de fabricação israelense, acompanhada de três carregadores. O destinatário da encomenda foi localizado e preso em flagrante.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso
Contato: (65) 99218-6164
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Leia mais:  PF apura ameaças contra servidores e magistrados em Patos de Minas/MG
Continue lendo

Mais Lidas da Semana