Policia Federal

PF combate pesca ilegal e comercialização de camarão durante o período proibido de defeso da espécie

Publicado

Angra dos Reis/RJ. Na manhã desta terça-feira, 13/8, a Polícia Federal deflagrou a Operação Frota Fantasma, que visa combater associações criminosas que atuam na pesca e comercialização de camarão durante o período de defeso da espécie, na região da Costa Verde.

Policiais federais cumpriram oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Volta Redonda/RJ, todos na cidade de Angra dos Reis. Dentre as ordens judiciais, três foram cumpridas em imóveis e cinco em embarcações de pesca apreendidas.

A operação tem como objetivo apurar, em diversas frentes de investigação, as atividades de associações criminosas que operam na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de identificar as ações ilícitas de pescadores e comerciantes de pescados ilegais.

Também apura-se a ação de milícias que exploram e protegem os pescadores irregulares e comerciantes de camarão durante o período de defeso. Tais organizações criminosas cobram taxas destes pescadores ilegais, com o pretexto de proteção e apoio às atividades irregulares desenvolvidas.

Leia mais:  FICCO/RR realiza operação em combate ao tráfico de drogas em Roraima

De acordo com as apurações, os investigados estão pescando, armazenando e comercializando camarão durante o período proibido de defeso da espécie. Foi possível comprovar que a organização criminosa em questão utiliza a pesca de arrasto, conhecida como “arrastão”, na busca pelo aumento de seus lucros. Se trata de uma prática extremamente agressiva para o meio ambiente e o ecossistema local, sendo capaz até de alterar drasticamente o solo oceânico. As investigações foram iniciadas pela PF e contaram com o apoio do Comando do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro.

A primeira etapa da operação tem como foco identificar os responsáveis pela distribuição e revenda dos pescados ilegais, além dos operadores da frota de embarcações irregulares, as quais não possuem identificação, registros e autorizações de pesca na região da Costa Verde do Rio de Janeiro.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected] | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

publicidade

Policia Federal

PF combate compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil no Rio de Janeiro

Publicado

Rio de Janeiro/RJ. Nesta quarta-feira (23/9), a Polícia Federal deflagrou a Operação Elo de Transmissão, com o objetivo de reprimir crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil praticados por meio da internet. A ação ocorreu na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Na ação de hoje, policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão contra um homem investigado pela prática de crimes relacionados ao compartilhamento de material contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil. O investigado foi preso em flagrante durante o cumprimento da medida judicial.

No decorrer das análises técnicas realizadas, foi possível identificar o investigado e reunir indícios de sua participação ativa em ambiente virtual utilizado para a difusão de conteúdos ilícitos envolvendo exploração sexual de crianças e adolescentes.

As apurações demonstram indícios de participação efetiva na dinâmica criminosa, por meio do compartilhamento de arquivos, solicitação de conteúdos ilícitos e interação direta com outros indivíduos envolvidos na prática delitiva.

Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ele poderá responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, sem prejuízo da apuração de outros delitos eventualmente identificados durante a análise do material apreendido.

Leia mais:  PF identifica autor de arrombamento à banco em São Francisco de Goiás/GO

Alerta

A Polícia Federal reforça a importância da participação dos pais e responsáveis na orientação e supervisão das atividades online de crianças e adolescentes. O monitoramento do uso de dispositivos eletrônicos, o diálogo aberto sobre os riscos da internet e a atenção a mudanças comportamentais podem contribuir significativamente para a prevenção de crimes dessa natureza.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected] (21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Mais Lidas da Semana