Policia Federal

PF cumpre mandados de busca e apreensão em investigação sobre fraudes na venda de livros didáticos para prefeituras

Publicado

São Paulo/SP. A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (29/10), 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo/SP e Salvador/BA, expedidos no âmbito da Operação Legere. As medidas foram direcionadas a um grupo criminoso suspeito de atuar no fornecimento de materiais editoriais destinados aos ensinos fundamental e médio da rede pública, mediante contratos com entes públicos.

A investigação apura um esquema criminoso voltado ao superfaturamento na venda de livros didáticos para prefeituras de diversos municípios paulistas, com destaque para o município de Embu das Artes/SP. O grupo teria emitido notas fiscais falsas, direcionado licitações e desviado recursos públicos obtidos por meio dos contratos.

Segundo as apurações, os investigados se associaram para comercializar produtos editoriais – como livros e kits didáticos – a órgãos públicos de forma superfaturada, utilizando diversas distribuidoras intermediárias (empresas de fachada). O esquema elevava o preço final dos itens a valores duplicados ou até triplicados, sem justificativa plausível.

A Operação Legere tem como objetivo desarticular a organização criminosa e interromper o ciclo de fraudes em licitações, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro envolvendo contratos de fornecimento de livros didáticos a prefeituras municipais.

Leia mais:  PF investiga suspeitas de compra de votos e propaganda irregular em Sergipe

Os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, organização criminosa, entre outros.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo
Tel.: (11) 3538-5013 | [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

FICCOs apreendem mais de 1,3 tonelada de drogas e cumprem mandados pelo país

Publicado

Brasília/DF. Entre 22 e 26/4, as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs), compostas pela Polícia Federal e por forças de segurança estaduais, realizaram diversas ações de enfrentamento ao crime organizado em diferentes regiões do país.

O balanço aponta a apreensão de mais de 1,3 tonelada de entorpecentes, além do cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e da efetivação de 11 prisões durante as ações. 

Confira o resumo das principais ações no período.

Combate ao tráfico de drogas

A FICCO/GO apreendeu, aproximadamente, uma tonelada de drogas. Um caminhão foi abordado transportando cerca de 500 kg de maconha, e, a partir das informações compartilhadas entre as forças de segurança, policiais apreenderam por volta de 500 kg de cocaína. Três pessoas foram presas.

Já a FICCO/BA realizou a erradicação de plantio ilegal de maconha no município baiano de Muquém do São Francisco. Os policiais localizaram uma residência, um acampamento, além de máquinas, de veículos e de uma estrutura voltada ao plantio e à colheita da droga, como sistema de irrigação e placas solares.

Leia mais:  PF prende três pessoas por crimes diversos no Aeroporto Internacional de São Paulo

Por sua vez, a FICCO/PR apreendeu mais de 208 kg de entorpecentes no município de Campo Largo/PR. A carga, apreendida em um veículo, teria origem em Cascavel e destino a São José dos Pinhais e, posteriormente, Curitiba, onde seria realizado o transbordo para outro veículo. Ainda em Campo Largo, a FICCO/PR prendeu um homem transportando mais de 132 kg de pasta base de cocaína em um veículo com placas do Paraguai. A localização da droga deu-se com o auxílio de cães farejadores.

A FICCO/RO deflagrou a Operação Saxofone, com o objetivo de desarticular estrutura do tráfico de drogas vinculada a um grupo criminoso de Porto Velho. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e três de busca e apreensão domiciliar. A FICCO/RO também foi responsável por apreender cerca de 13 kg de maconha e por realizar a prisão em flagrante de uma suspeita.  

Em Itabuna/BA, a FICCO/Ilhéus localizou um veículo com restrição de roubo e com drogas, uma arma de fogo e munições. Ao total, foram encontrados dentro do veículo 22 kg de entorpecentes, um revólver calibre .38 com cinco munições, duas balanças de precisão e embalagens para acondicionamento das drogas.  

Leia mais:  PF investiga crimes de fraude ao seguro defeso na Paraíba

Prisões e cumprimento de mandados

A FICCO/AM deflagrou a Operação Torre 7, para desarticular núcleo financeiro de organização criminosa atuante no estado. Identificou-se uma casa de câmbio pertencente aos investigados, que operava sem autorização do Banco Central e que realizava a lavagem de recursos do grupo criminoso. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, além da efetivação de medidas de sequestro de bens, todos na cidade de São Paulo/SP.

Também no Norte, a FICCO/TO deflagrou a Operação Prerrogativa de Fachada, cumprindo mandado de prisão temporária e de busca e apreensão domiciliar contra investigado que utilizava identidade profissional falsa de advogado para transitar em fóruns e para operar a logística do narcotráfico.

Já a FICCO/ES deflagrou a segunda fase da Operação Scriptor, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão para desarticular organização que atuava com produção, com preparo e com comercialização de entorpecentes, além de aquisição, de guarda e de circulação de armas de fogo. 

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana