Policia Federal

PF deflagra nova fase em operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil em Roraima

Publicado

Boa Vista/RR. Nesta quarta-feira (29/10), a Polícia Federal deflagrou a quinta fase da Operação Deep Storage, com o objetivo de combater o armazenamento de imagens relacionadas ao abuso sexual infantojuvenil, em Boa Vista/RR.

Na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, resultando na apreensão de um aparelho celular na residência do investigado.

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado na legislação brasileira (art. 241-E da Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional recomenda o uso de expressões como “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual infantojuvenil”. Essa mudança de nomenclatura contribui para evidenciar a gravidade e a violência dos crimes cometidos contra as vítimas.
A Polícia Federal reforça a importância de pais e responsáveis monitorarem e orientarem seus filhos tanto no ambiente virtual quanto no físico. Conversar abertamente sobre os perigos da internet, ensinar o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas fundamentais de proteção. Mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou sigilo excessivo sobre o uso de celulares e computadores, podem ser sinais de alerta.

Leia mais:  PF e PM apreendem mais de duas toneladas de maconha em Senador Canedo/GO

Também é essencial ensinar crianças e adolescentes a como reagir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem buscar ajuda. A prevenção continua sendo a forma mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar dos jovens, e a informação é uma ferramenta poderosa na proteção contra crimes tão devastadores.

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

FICCO/AL captura foragido da Justiça e apreende drogas em Maceió/AL

Publicado

Maceió/AL. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Alagoas (FICCO/AL), em ação conjunta com a Polícia Militar de Alagoas, prendeu, neste sábado (29/08), um indivíduo que estava foragido da Justiça pelo crime de roubo majorado.

A ação conjunta contou com a participação da Diretoria de Inteligência da PMAL (DINT/PMAL) e do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM). No momento da abordagem e do cumprimento do mandado de prisão, as equipes constataram que o indivíduo estava em posse de drogas.

Após os procedimentos cabíveis, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

A FICCO/AL é integrada pela Polícia Federal, pela Polícia Militar e pela Polícia Penal.

Comunicação Social da Polícia Federal em Alagoas

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Leia mais:  PF investiga suspeitas de irregularidades na aplicação de recursos destinados à previdência de servidores do Amapá
Continue lendo

Mais Lidas da Semana