Policia Federal

PF deflagra Operação Cessatio contra fraudes ao INSS

Publicado

Boa Vista/RR. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24/4), a Operação Cessatio, com o objetivo de desarticular grupos criminosos suspeitos de fraudar o Benefício Assistencial à Pessoa Idosa (BPC-Loas), destinado a venezuelanos em Roraima.

Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, atingindo oito investigados, incluindo sete escritórios de advocacia.

As investigações se originaram do desmembramento de informações da Operação Ataktos, deflagrada em 2024, e de denúncias sobre beneficiários que não residiriam no Brasil. Foi identificada a atuação de diversos grupos criminosos, organizados e independentes, que obtinham o benefício de forma fraudulenta.

Agenciadores cooptavam idosos venezuelanos ainda na Venezuela, falsificavam documentos e cadastros para garantir o acesso ao BPC-Loas. Após isso, muitos retornavam ao país de origem, mas continuavam recebendo o benefício irregularmente.

A Justiça Federal determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados, totalizando cerca de R$ 16 milhões, e aplicou medidas cautelares, como a suspensão de atividades econômicas. Entre os investigados está um delegado da Polícia Civil aposentado, suspeito de garantir centenas de benefícios irregulares.

Leia mais:  PF combate grupo criminoso especializado na importação ilegal de sucatas

Esta é a sexta operação da PF em Roraima para combater fraudes na concessão do BPC. Os investigados poderão responder por estelionato majorado, associação criminosa e outros crimes que surgirem no curso das apurações.

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima
Telefone: (95) 98407-9833
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

Homem é preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo em Rondonópolis/MT

Publicado

Rondonópolis/MT. A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (12/6), um homem investigado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

A ação teve início após comunicação dos Correios sobre encomenda suspeita identificada em unidade de triagem no estado. O exame de raio-X indicou a presença de objeto com características de arma de fogo no interior do pacote, postado no Rio de Janeiro/RJ e endereçado a uma residência em Rondonópolis/MT.

Os policiais federais realizaram o acompanhamento controlado da entrega. Aberta a encomenda, foi constatado tratar-se de uma submetralhadora de fabricação israelense, acompanhada de três carregadores. O destinatário da encomenda foi localizado e preso em flagrante.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso
Contato: (65) 99218-6164
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Leia mais:  PF apreende mais de 112 kg de drogas, prende 10 pessoas e frustra uso de passaportes falsos no Aeroporto de Guarulhos
Continue lendo

Mais Lidas da Semana