Policia Federal

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Juazeiro do Norte/CE

Publicado

Juazeiro do Norte/CE. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15/10), uma operação para combater o armazenamento, o compartilhamento e a venda de material de abuso sexual infantojuvenil pela internet. 

A ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal da 18ª Vara, em Sobral/CE.

Durante a busca, foram apreendidos celulares que serão periciados para o aprofundamento da investigação. A apuração prossegue, e o investigado poderá responder pelos crimes de armazenamento, compartilhamento e venda de material contendo abuso sexual infantojuvenil.

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o mais adequado é referir-se a crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes ou violência sexual de crianças e adolescentes, pois essa nomenclatura traduz de forma mais fiel a gravidade e a violência infligida às vítimas.

Leia mais:  Forças de Segurança prosseguem com varreduras antibomba na Marina da Glória, Rio de Janeiro

Além disso, a Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos da internet, ensinar o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção.

Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Comunicação Sociais da PF no Ceará
@pfceara

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF combate grupo criminoso envolvido em lavagem de dinheiro no Paraná

Publicado

Foz do Iguaçu/PR. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (4/8), a segunda fase da Operação Lastro Oculto, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre uma organização criminosa suspeita de movimentar e de ocultar recursos provenientes da entrada irregular de mercadorias do Paraguai no Brasil.

Há indícios de que uma estrutura era utilizada pelo grupo criminoso para transportar mercadorias descaminhadas entre os estabelecimentos de forma oculta.

Os novos alvos foram identificados a partir do aprofundamento das investigações e da análise dos elementos arrecadados durante a primeira fase da operação.

Segundo as apurações, o grupo prestava serviços a clientes brasileiros e a comerciantes estabelecidos em Ciudad del Este, no Paraguai, interessados em introduzir mercadorias irregularmente no Brasil, sem o pagamento dos tributos devidos. A organização criminosa atuaria em diferentes etapas da atividade ilícita.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, contrabando e descaminho.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu
[email protected]
@pffoz

Canal para Denúncia
(45) 98821-4326
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Leia mais:  PF restitui artefatos históricos peruanos recuperados em Florianópolis/SC

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana