Policia Federal

PF deflagra operação contra tráfico internacional de pessoas

Publicado

São Paulo/SP. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (10/12), a Operação Alícia, destinada a desarticular uma organização criminosa responsável por aliciar mulheres no Brasil, providenciar seu transporte aéreo para o exterior e, já na Espanha, submetê-las a ameaças e condições degradantes para fins de exploração sexual. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão, todos expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

Os mandados foram cumpridos nas cidades de São Paulo/SP, São Pedro/SP, Jundiaí/SP, Ubatuba/SP e Rio das Ostras/RJ. Com apoio da Interpol, duas prisões também foram realizadas na cidade de Álava, Espanha.

A investigação foi conduzida em cooperação com a Policía Nacional da Espanha, por meio do Centro Especializado de Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes da Ameripol. Em junho deste ano, autoridades espanholas haviam libertado 33 mulheres mantidas em situação de exploração sexual, sendo 28 delas brasileiras.

A Polícia Federal estima que a organização criminosa tenha obtido aproximadamente R$ 40 milhões com o tráfico de pessoas. A pedido da PF, esse montante foi bloqueado judicialmente.

Leia mais:  PF deflagra operação em combate à caça ilegal no Parque Nacional de Boa Nova/BA

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Tel.: (11) 3538-5013
E-mail: [email protected]
@pfsaopaulo

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF atua em cooperação com instituições policiais de outros países

Publicado

Brasília/DF. A Polícia Federal participa, nesta segunda-feira (7/9), do Dia Internacional da Cooperação Policial das Nações Unidas, data que destaca a importância da atuação conjunta entre instituições policiais de diferentes países no enfrentamento à criminalidade transnacional.

A criminalidade ultrapassa fronteiras e exige mecanismos de cooperação entre as forças policiais. Organizações criminosas movimentam pessoas, recursos e bens ilícitos entre diferentes países, enquanto criminosos procurados pela Justiça podem utilizar deslocamentos internacionais para dificultar sua localização.

Nesse contexto, a cooperação policial internacional permite o compartilhamento de informações e o apoio conjunto em investigações e ações policiais, inclusive para localizar foragidos, identificar vítimas e pessoas desaparecidas, recuperar bens e combater organizações criminosas e crimes praticados no ambiente digital.

A Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL) reúne instituições policiais de 196 países e disponibiliza mecanismos para o intercâmbio de informações e a cooperação entre forças policiais. Entre esses mecanismos está a difusão vermelha (Red Notice), utilizada para solicitar a localização e a prisão provisória de pessoas procuradas pela Justiça de um país, com vistas à extradição ou a outros procedimentos legais.

Leia mais:  PF deflagra operação em combate à caça ilegal no Parque Nacional de Boa Nova/BA

A cooperação também contribui para a proteção de pessoas vulneráveis e o apoio às vítimas, além de permitir que informações relacionadas a crimes praticados em diferentes países sejam compartilhadas entre as instituições responsáveis pela aplicação da lei.

Por meio da cooperação internacional, policiais e especialistas de diferentes países podem compartilhar informações, apoiar investigações e coordenar ações com instituições parceiras, de acordo com as legislações e os procedimentos de cada país.

O Dia Internacional da Cooperação Policial das Nações Unidas, celebrado em 7 de setembro, chama atenção para a importância desse trabalho conjunto diante de ameaças que afetam comunidades em diferentes partes do mundo.

Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana