Policia Federal

PF deflagra Operação Terra Limpa para apurar importação e fabricação irregular de agrotóxicos

Publicado

Campinas/SP. A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária, cumpriu na manhã desta quarta-feira (30/10) dois mandados de busca e apreensão com o objetivo de apurar a importação, fabricação e comercialização de substâncias agrotóxicas ilegais.

Os mandados, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, estão sendo cumpridos na cidade de Taquaritinga/SP, na residência e empresa do investigado apontado como responsável pela fabricação de fertilizantes agrícolas.

A investigação iniciou-se em junho de 2024 após a apreensão no aeroporto de Viracopos (em 20.4.2024) de significativa quantidade de agrotóxico importada irregularmente da China sem qualquer licença ou autorização dos órgãos de controle e contendo indicação falsa quanto a natureza da mercadoria.

Foi verificado ainda que o investigado teria, em datas pretéritas, feito, ao menos, a outras 11 importações fraudulentas semelhantes.

As substâncias agrotóxicas seriam usadas na fabricação, modificação ou adulteração de produtos fertilizantes que seriam vendidos regularmente pelo investigado no Brasil.

Além das buscas, será feita fiscalização detalhada dos produtos e insumos utilizados na fabricação dos fertilizantes na empresa do investigado, com o fim de apurar eventual emprego irregular de agrotóxicos nas fórmulas das mercadorias disponibilizadas aos consumidores.

Leia mais:  PF prende homem com 33 quilos de maconha no Aeroporto de Fortaleza/CE

O que for apreendido será encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Campinas, onde a investigação se dá no âmbito da Operação Terra Limpa.

O nome da operação decorre do objetivo da operação que é eliminar substâncias nocivas à saúde e ao ambiente utilizadas na agropecuária.

Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Campinas
Telefone (19) 3345-2260

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF combate grupo investigado por promoção de migração ilegal em Roraima

Publicado

Boa Vista/RR. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (1º/9), a Operação Batedor, com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em Boa Vista/RR. 

A ação tem como objetivo desarticular um grupo investigado pela suposta prática do crime de promoção de migração ilegal, com atuação na região de fronteira entre Bonfim/RR e Lethem, na Guiana.

As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de dois indivíduos suspeitos de transportar estrangeiros sem a devida regularização migratória.

A investigação revelou que o grupo atuaria com obtenção de vantagens financeiras e suporte logístico à movimentação de migrantes na região de fronteira, além da atuação de “batedores” encarregados de monitorar fiscalizações e repassar informações aos investigados.

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima
(95) 98407-9833
[email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Leia mais:  PF prende condenados por abuso sexual infantojuvenil
Continue lendo

Mais Lidas da Semana