Policia Federal

PF e CGU combatem desvio de recursos públicos de merenda escolar em Ilhéus/BA

Publicado

Ilhéus/BA. A Polícia Federal, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou, nesta quinta-feira (21/5), a Operação Merenda Digna, que investiga possíveis irregularidades no uso de recursos destinados à alimentação de estudantes nas escolas públicas de Ilhéus. 

Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, em endereços de servidores públicos e de empresários, bem como nas sedes das empresas investigadas, nas cidades baianas de Ilhéus, de Itagimirim, de Camaçari e de Lauro de Freitas 

A operação decorre de investigações iniciadas em 2025, para apurar supostas irregularidades na contratação emergencial de fornecimento de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar, no montante aproximado de R$ 15,5 milhões.  

As apurações apontam suspeitas de direcionamento da contratação, de conluio entre as empresas participantes, além de sobrepreço estimado em mais de R$ 1,7 milhão.  

Diversos itens de merenda escolar foram contratados pelo município por valores superiores aos praticados no varejo, embora, em razão da aquisição em grande escala, os preços contratados deveriam ser inferiores aos usualmente comercializados. 

Leia mais:  PF prende estrangeiro com drogas na mala no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/PR

A decisão que autorizou o cumprimento dos mandados de busca foi deferida pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Ilhéus, após representação da Polícia Federal e após parecer favorável do Ministério Público Estadual. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de contratação direta ilegal, de frustração do caráter competitivo do processo licitatório, de associação criminosa e de corrupção passiva e ativa.

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia 
WhatsApp: (71) 3319-6002 
E-mail: cs.srba@pf.gov.br 

Fonte: Polícia Federal

publicidade

Policia Federal

PF prende motorista com 390kg de drogas no Sul Fluminense

Publicado

Rio de Janeiro/RJ. Na madrugada deste sábado, 3/10, a Polícia Federal prendeu em flagrante um homem transportando cerca de 385 kg de maconha e 4 kg de cocaína em um caminhão. A ação ocorreu no município de Piraí, na região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro.

Policiais federais realizavam diligências de fiscalização quando avistaram o veículo e determinaram a parada, sendo prontamente atendida pelo motorista. Os policiais, com o apoio do cão farejador localizaram a droga em diversas caixas de papelão acondicionadas na cabine.

De acordo com as apurações iniciais, a carga que saiu de São Paulo teria como destino área dominada por facção criminosa no estado do Espírito Santo. As investigações prosseguem para identificar os demais envolvidos no envio e no recebimento da carga.

O preso, o caminhão, um aparelho celular e a droga apreendida foram encaminhados à Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro para lavratura do auto de prisão em flagrante e demais procedimentos de praxe. O motorista responderá pelo crime de tráfico interestadual de drogas.

Leia mais:  PF deflagra Operação Fluxo Postal II e investiga desvios de celulares nos Correios

A operação é mais um desdobramento da Missão Redentor II, realizada no escopo da ADPF 635, que consolida a integração das forças de segurança federais na repressão qualificada ao tráfico de drogas. O objetivo principal é a descapitalização das organizações criminosas e o bloqueio de suas rotas logísticas, impedindo que armamentos e entorpecentes cheguem às áreas urbanas conflagradas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Mais Lidas da Semana