Policia Federal

PF e Ministério Público do Estado do Piauí cumprem mandado judicial em desfavor de promotor de justiça

Publicado

Teresina/PI. A Polícia Federal e o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça – PGJ/MPPI, deflagaram, na manhã desta quarta-feira (7/8), a Operação Iscariotes, que cumpriu mandado de busca e apreensão, em Teresina, em desfavor de promotor de justiça do estado suspeito de exigir vantagem indevida para arquivar investigação contra empresário.

A vítima procurou o plantão da Polícia Federal e relatou à autoridade policial que havia sido abordada pelo promotor de justiça em um restaurante, ocasião em que o investigado teria dado o prazo de poucos dias para que a vítima pagasse expressiva quantia para não ser mais investigada.

Considerando tratar-se de investigado com prerrogativa em razão da função pública, o fato foi comunicado ao Procurador-Geral de Justiça do Estado do Piauí, a quem cabe investigar membros do Ministério Público, que solicitou a cooperação da Polícia Federal, tendo em vista que a entrega do dinheiro era iminente.

Após seguidos dias de diligências, a equipe de investigação confirmou o teor dos relatos da vítima, conseguindo, inclusive, registrar o recebimento de parte do montante pelo investigado.

Leia mais:  PF deflagra operação para reprimir garimpos na Terra Indígena Munduruku

Diante da representação ministerial, o Tribunal de Justiça do Piauí expediu mandado de busca e apreensão em face do promotor.

As apurações se iniciaram apenas há uma semana e, em razão da gravidade dos fatos, exigiu-se esforço concentrado da PF com a PGJ/MPPI.                                                                                                                   

Comprovados os fatos sob investigação, o agente público poderá responder pelo crime de concussão, que consiste na conduta de exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.

O nome da operação faz referência a Judas Iscariotes, em razão de o agente público, incumbido da função de fiscal da lei, ter traído a confiança nele depositada pelo Estado e pela instituição.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí
Fones: 86 3089-9960 | 86 99451-8529 (WhatsApp)
e-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF prende casal foragido por falsificação de alvarás de soltura no Rio de Janeiro

Publicado

Rio de Janeiro/RJ. Nesta terça-feira, (16/6), a Polícia Federal prendeu um casal foragido pelos crimes de associação criminosa e falsificação de documento público. A ação ocorreu no município de Itaboraí, no Rio de Janeiro.

Policiais da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE), do Núcleo de Capturas (NUCAP/DREX) e da Delegacia de Polícia Federal em Macaé (DPF/MCE) cumpriram dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

As investigações apuram a atuação de uma organização criminosa que realizava a falsificação de alvarás de soltura, utilizados para a liberação indevida de presos custodiados em unidades prisionais do estado do Rio de Janeiro.

Entre os beneficiados pelo esquema está um dos maiores traficantes de armas do país, condenado a 27 anos de prisão, além de outros indivíduos condenados por crimes graves, que tiveram a soltura efetivada com base em documentos judiciais falsos.

No momento da abordagem policial, os foragidos também apresentaram documentos de identificação com indícios de falsificação, fato que será apurado em procedimento específico.

Leia mais:  PF e PC/PR apreendem mais de 100 kg de cocaína em Paiçandu

Após as formalidades de praxe, os presos foram encaminhados ao sistema prisional do estado, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Eles poderão responder pela prática dos crimes de associação criminosa e falsificação de documento público, sem prejuízo de outros delitos que possam ser identificados no decorrer das investigações.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana