Policia Federal

PF e Receita Federal combatem organizações criminosas responsáveis por importações ilegais em quatro estados

Publicado

Londrina/PR. A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, nesta quinta-feira (6/6), a Operação Anemia, a fim de dar cumprimento a sete mandados de prisão e 53 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, expedidos pela Justiça Federal de Curitiba/PR.

As investigações, que se iniciaram em 2020, tiveram como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por importação ilegal de grandes quantidades de mercadorias de origem estrangeira sem obediência aos devidos procedimentos legais.

Apurou-se que o grupo criminoso atuava desde 2014, introduzindo mercadorias irregularmente no país por meio da fronteira com o Paraguai, sobretudo eletrônicos, que eram distribuídos a diversos estados da federação. Com a evolução da atividade criminosa, chamou a atenção das autoridades a intensa movimentação financeira, que era realizada por meio de laranjas e de empresas fictícias constituídas para dissimular o recebimento de recursos.

Evidenciou-se que o grupo atuou também por meio de recursos virtuais, ou criptomoedas, através da remessa de valores ao exterior. Os investigados passaram então a adquirir produtos eletrônicos diretamente de fornecedores nos Estados Unidos, China e Hong Kong e contratar sua remessa para o Paraguai, de onde eram inseridos em território nacional.

Leia mais:  PF e PRF prendem mulher por tráfico de drogas em Casimiro de Abreu/RJ

O pagamento dos produtos era realizado por meio de uma complexa rede de empresas nacionais e no exterior (offshore) que, mediante utilização de criptomoedas, efetivariam a evasão de divisas e consequentemente a lavagem do dinheiro.

Verificou-se ainda que a organização criminosa estaria atuando juntamente com uma rede de colaboradores de agentes públicos ativos e inativos para consecução da atividade criminosa, em especial agentes da segurança pública. Assim, as medidas estão sendo cumpridas com apoio das corregedorias da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Polícia Penal do estado do Paraná.

Foi determinado judicialmente o bloqueio de bens e valores de quase R$ 400 milhões, de acordo com os levantamentos dos recursos financeiros movimentados pelo grupo criminoso.

A operação contou com a participação de aproximadamente 230 policiais federais e 34 auditores-fiscais da Receita Federal. Os mandados foram cumpridos em cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

As ordens judiciais expedidas pela 9ª Vara Federal de Curitiba preveem o sequestro, bloqueio e apreensão de bens imóveis, veículos, dinheiro em espécie, obras de arte, joias, criptoativos e outros itens de luxo ou de alto valor encontrados.

Leia mais:  Polícia Federal, FUNAI e lideranças indígenas de Terra Roxa negociam resolução dos conflitos fundiários

Comunicação Social da Polícia Federal em Londrina/PR
Contato: (43) 3294-7205
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF mira organização criminosa ligada ao tráfico internacional de cocaína em operação com 20 mandados

Publicado

Belo Horizonte/MG. Em continuidade às investigações decorrentes da apreensão de 1,3 tonelada de cocaína, em dezembro de 2025, no Aeroporto Internacional de Confins, a Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (27/5), a 2ª fase da Operação Caminho das Pedras para o cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão, sendo: 14 em Governador Valadares/MG, 1 em Nova Lima/MG, 1 em Ibirité/MG, 1 em Goiânia/GO, 1 em Cristalina/GO, 1 em Vila Velha/ES e 1 em Três Lagoas/MS.

A Justiça autorizou o bloqueio de contas bancárias de 33 pessoas físicas e jurídicas, sequestro de imóveis, veículos de alto luxo e uma aeronave dos investigados. As investigações apontam que o grupo pode estar envolvido na tentativa de envio da droga apreendida em dezembro de 2025 e também no envio de outras cargas de cocaína para Europa, com fortes indícios de que bens acumulados pelos investigados possam ter relação com o proveito do tráfico internacional de drogas.

Os investigados podem responder por tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e participação em organização criminosa a depender da individualização de suas condutas, além de outros crimes conexos.

Leia mais:  PF e RFB apreendem eletrônicos na cidade de Maringá/PR

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
Contato: (31) 3168-6342
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana