Policia Federal

PF e SENAD encerram a 46ª fase da Operação Nova Aliança

Publicado

Brasília/DF. Encerrou-se nesta sexta (13/9) a 46ª Fase da Operação Nova Aliança, a quinta do ano. A ação se desenvolve por meio de cooperação policial internacional entre Brasil e Paraguai. À frente dos trabalhos estão a Polícia Federal Brasileira e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD).

A operação ainda conta com o apoio do Ministério Público, da Força-Tarefa Conjunta (FTC) e da Força Aérea do Paraguai. A PF auxilia no custeio da iniciativa e nos trabalhos de inteligência, além de fornecer apoio com aeronaves para deslocamento de pessoal às áreas de mais difícil acesso, locais onde o entorpecente é cultivado.

Em nova estratégia de ação que possibilitou ampliar a zona de atuação, nesta etapa os trabalhos de erradicação foram executados em áreas localizadas nas fronteiras de dois Estados brasileiros com o Paraguai: o Mato Grosso do Sul e o Paraná.

Com os resultados alcançados nesta 46ª fase da Operação Nova Aliança, o total de maconha erradicada no ano já ultrapassa a cifra de 3.600 toneladas, atacando o narcotráfico no nascedouro das atividades ilícitas e evitando que uma grande e articulada cadeia criminosa vinculada entre em atuação, além de minimizar custos com recursos que seriam aplicados posteriormente em persecuções criminais antidrogas e manutenção de detentos em presídios brasileiros, caso o entorpecente erradicado entrasse em circulação.

Leia mais:  PF prende seis foragidos na região da Tríplice Fronteira

Também segue em curso a Operação Restaurar, ação de reflorestamento das áreas destruídas com os plantios da droga, iniciada sempre após as fases de erradicação das Operações Nova Aliança. Por meio do Instituto Nacional de Florestas do Paraguai, que fornece sementes e meios para que as áreas utilizadas pelo narcotráfico sejam reflorestadas com o plantio de árvores e plantas nativas, são recuperadas ambientalmente as regiões destruídas pelos cultivos ilícitos de maconha na zona de fronteira.

Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]
(61) 2024-8142

Fonte: Polícia Federal

publicidade

Policia Federal

PF prende cinco pessoas no Aeroporto de Guarulhos/SP

Publicado

Guarulhos/SP. A Polícia Federal prendeu cinco pessoas entre os dias 6 e 7 de outubro, no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. As ações resultaram na apreensão de 3 kg de cocaína e em quatro prisões por uso de documentos falsos.

Em uma das ocorrências, um cidadão sul-coreano foi preso em flagrante ao tentar embarcar para Hanói, no Vietnã, com conexão em Doha, no Catar. A droga estava escondida em 73 frascos de perfume.

Nas demais ações, quatro passageiros foram presos ao tentarem embarcar para destinos internacionais utilizando documentos falsos. Um cidadão da República Dominicana apresentou passaporte falso ao tentar viajar para Paris, na França. Um homem e uma mulher também foram flagrados com passaportes bolivianos falsos, igualmente com destino a Paris. Já um cidadão boliviano foi preso ao apresentar um passaporte oficial italiano falso, documento de uso reservado a autoridades daquele país, ao tentar embarcar para Milão, na Itália.

Comunicação Social da Polícia Federal
Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – DPF/GRU/SP
Superintendência da Polícia Federal em São Paulo
Telefone: (11) 2445-2212

Fonte: Polícia Federal

Leia mais:  PF combate uso e comércio de drogas no campus da Universidade Federal de Santa Maria/RS

Continue lendo

Mais Lidas da Semana