Policia Federal

PF faz operação contra abuso sexual infantojuvenil no Paraná

Publicado

Curitiba/PR. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (25/11), a operação Olhos da Rede 8, com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes e o compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil na Internet.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na região metropolitana de Curitiba, nos municípios de Fazenda Rio Grande, Colombo, Campo Largo e Rio Branco do Sul, em endereços relacionados a indivíduos envolvidos com o compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil na internet por meio de softwares de compartilhamento de arquivos, serviços de armazenamento de arquivos em nuvem e grupos de mensagens.

Foram apreendidos, ainda, diversos equipamentos utilizados pelos indivíduos investigados, que serão periciados para que as investigações tenham continuidade, em busca de informações relacionadas a prática de crimes ainda mais graves, como a produção de pornografia infantil e o estupro de vulnerável, bem como que possam auxiliar na identificação de abusadores sexuais e no resgate das crianças vítimas dos abusos.

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Leia mais:  PF prende cinco pessoas por contrabando em Cascavel/PR

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.

É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Denuncie

A Polícia Federal conta com equipes especializadas na investigação de crimes relacionados ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Caso seja vítima ou tenha conhecimento de fatos desta natureza, não deixe de encaminhar sua denúncia pelos portais “Disque 100”, ComunicaPF ou SaferNet. Sua denúncia pode fazer a diferença na vida de muitas crianças.

Leia mais:  PF mira crime de moeda falsa em Alegrete/RS

Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná
Contato: (41) 3251-7809
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

publicidade

Policia Federal

PF prende três pessoas em flagrante por suspeita de compra de votos

Publicado

Palmas/TO. A Polícia Federal realizou, neste sábado (03/10), a prisão em flagrante de três pessoas investigadas pela suposta prática do crime de corrupção eleitoral no município de Gurupi/TO.

Foram presos o suposto responsável pelo repasse dos valores e duas eleitoras que teriam recebido valores em troca do compromisso de voto. Apurou-se que o indivíduo teria oferecido e entregue vantagem pecuniária às duas eleitoras, com a finalidade de obter votos em favor de candidato nas Eleições Gerais de 2026.

A investigação prosseguirá com o objetivo de esclarecer todas as circunstâncias dos fatos, incluindo a eventual participação de outras pessoas e a origem dos recursos empregados, além de reunir elementos probatórios para a completa elucidação do crime.

Os envolvidos poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelo crime de corrupção eleitoral, previsto no Código Eleitoral, que consiste em dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber vantagem com a finalidade de obter ou dar voto, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão e pagamento de multa.

Leia mais:  FICCO/MT desarticula núcleo financeiro de facção criminosa

Comunicação Social da Polícia Federal no Tocantins

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Mais Lidas da Semana