Policia Federal

PF faz operação para desarticular núcleo de lavagem de dinheiro de organização criminosa

Publicado

Natal/RN. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (5/2), a Operação Pleonexia II, destinada a desarticular um grupo especializado na ocultação e na dissimulação de bens e de valores provenientes de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, praticados pela organização criminosa investigada na primeira fase da operação.

A ação visou cumprir 4 mandados de prisão preventiva, 17 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de bens e de valores da ordem de R$ 244 milhões. As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal da seção Judiciária do Rio Grande do Norte e cumpridas em endereços situados em Natal/RN, em São Paulo/SP e em São Leopoldo/RS.

A deflagração da primeira fase da operação possibilitou a identificação de outros integrantes da organização criminosa, sobretudo de pessoas que operavam e auxiliavam na lavagem de dinheiro do grupo.

As apurações indicam que o esquema utilizava estruturas empresariais, negociações e contratos simulados para ocultar o patrimônio ilícito e reinserir os valores no mercado formal, inclusive por meio da aquisição e da revenda de bens de alto valor.

Leia mais:  PF e Receita Estadual/RS desarticulam esquema de contrabando de grãos

Foram apreendidos diversos veículos, dispositivos eletrônicos, documentos e anotações, que serão submetidos à análise, visando aprofundar as investigações, identificar outros beneficiários do esquema e garantir o ressarcimento das vítimas lesadas pela organização criminosa.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Norte
Fone: (84) 98131-8907
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

FICCO/Campinas apreende pasta base de cocaína e prende dois suspeitos em Americana/SP

Publicado

Campinas/SP. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Campinas (FICCO/Campinas), em ação conjunta com o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) da Polícia Militar, realizou neste sábado (13/6), uma operação de combate ao crime organizado no município de Americana/SP.

Durante a ação, as equipes localizaram um veículo e um galpão utilizados para atividades relacionadas ao tráfico de drogas. Nas buscas, foram apreendidos 245 tijolos de pasta base de cocaína, além de aparelhos celulares que serão analisados no curso das investigações.

Dois suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados à autoridade policial, permanecendo à disposição da Justiça.

FICCO/Campinas – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Campinas é composta pela Polícia Federal (PF), pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP/SP) e pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP).

Comunicação Social da Polícia Federal em Campinas
Telefone: (19) 3251-7500
Instagram: @pfsaopaulo 

Fonte: Polícia Federal

Leia mais:  PF apreende embarcação com entorpecentes em Missal/PR

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana