Policia Federal

PF investiga comércio irregular de produtos eletrônicos em Macapá

Publicado

Macapá/AP. Na manhã desta quarta-feira (15/10), a Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, deflagrou a Operação Timeline, com o objetivo de cumprir mandado de busca e apreensão na capital amapaense. A ação visa desarticular um esquema de comercialização irregular de produtos eletrônicos de procedência estrangeira, realizado por empresa que atuava de forma física e virtual, sem regularização fiscal e utilizando indevidamente o CNPJ de terceiros.

A investigação teve início após a identificação de possíveis irregularidades na atuação de uma empresa que comercializava produtos eletrônicos a preços muito abaixo do mercado, especialmente por meio de um perfil em rede social. Diante dos indícios, foi instaurado inquérito policial para apurar a origem das mercadorias e a regularidade fiscal das transações.

As apurações revelaram que a empresa vendia aparelhos eletrônicos de origem estrangeira sem documentação fiscal idônea, utilizando-se de uma empresa de fachada e de CNPJ de terceiro para mascarar as operações. O esquema funcionava por meio de vendas presenciais e virtuais, com pagamentos direcionados a uma empresa cuja atividade declarada correspondia a serviços de estética, o que permitia ocultar a real origem das mercadorias e evitar o recolhimento de tributos.

Leia mais:  PF apreende carga de cigarros contrabandeados

Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 19 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá
Instagram: @pfamapa

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF apura suspeitas de irregularidades em instituição que acolhe pessoas vulneráveis

Publicado

São Luís/MA – A Polícia Federal participou nesta segunda-feira (27/4) de uma operação conjunta no município de Paço do Lumiar/MA, com a participação de auditores-fiscais do trabalho e de representante do Ministério Público do Trabalho (MPT), com o objetivo de apurar denúncia sobre a possível submissão de pessoas a condições análogas à de escravo.

A operação teve como ponto de partida denúncia formal que indicava a existência, no município, de um estabelecimento localizado em Paço do Lumiar que se apresenta como instituição religiosa, no qual estariam sendo acolhidas e mantidas pessoas em situação de vulnerabilidade social, inclusive pessoas com deficiências intelectuais e físicas, associadas à realização de atividades produtivas, terapêuticas e ocupacionais.

Ainda conforme as informações que motivaram a ação, o local funcionaria paralelamente como espaço de prestação de serviços terapêuticos, sem a demonstração de regularização legal, licenciamento administrativo ou comprovação de habilitação técnica dos responsáveis, além de indícios de irregularidades quanto às condições de permanência, segurança e atendimento das pessoas ali residentes.

Leia mais:  PF deflagra Operação Gatumé para desarticular organização criminosa no DF

A Polícia Federal atua na apuração de eventuais ilícitos de natureza criminal, enquanto os auditores-fiscais do trabalho e o Ministério Público do Trabalho verificam possíveis irregularidades trabalhistas, administrativas e cíveis, cada qual no âmbito de suas atribuições legais.

As diligências seguem em andamento, e novas informações poderão ser divulgadas à medida que os trabalhos de apuração forem concluídos.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Contatos: e-mail: [email protected]
                   Telefones: (98) 3131-5105/(98) 991286428

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana