Policia Federal

PF mira financiadores de garimpos em Terra Indígena no Pará

Publicado

Redenção/PA. A Polícia Federal, nesta sexta-feira (8/8), deflagrou a Operação Cupim de Aço, que apura o financiamento a garimpos ilegais no entorno da Terra Indígena Apyterewa. 

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos estados do Pará e Tocantins, sendo arrecadadas mídias, veículos, joias, armas e outros elementos de interesse para a investigação.

Foram três mandados no distrito da Taboca, no município de São Félix do Xingu; e dois alvos no Tocantins, sendo um em Araguaína e o outro em Campos Lindos, onde também foi feita uma prisão em flagrante de um dos alvos, por porte ilegal de arma de fogo.

A investigação teve início após a identificação de degradações ambientais na região, por meio de monitoramento remoto da Polícia Federal. Deflagrada a Operação policial in loco, em maio de 2024, foi possível identificar a existência de garimpo ilegal de cassiterita em plena atividade. Com o decorrer das apurações, foi possível apontar os donos do garimpo (financiadores) e o arrendatário da terra onde ocorria a extração mineral ilegal.

Leia mais:  PF prende investigado por contrabando e apreende material de abuso sexual infantojuvenil no RN

As investigações terão continuidade para identificar o volume do prejuízo, a degradação ambiental, existência de outros pontos de garimpo e demais envolvidos.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF mira tráfico internacional de drogas e bloqueia mais de R$ 631 milhões

Publicado

São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (2/6), a Operação Narco Sky – desdobramento da Operação Narco Vela – para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas.

As investigações, desenvolvidas com apoio de mecanismos de cooperação jurídica internacional, identificaram uma complexa estrutura criminosa voltada ao transporte de grandes carregamentos de entorpecentes do Brasil para países da Europa e da África, utilizando rotas marítimas internacionais.

Cerca de 30 policiais federais cumprem 10 mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Federal de Santos/SP, em endereços localizados nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará.

A Justiça Federal também determinou o bloqueio e o sequestro de bens e valores até o limite de R$ 631.810.000,00. A decisão autorizou ainda a inclusão de investigados na Difusão Vermelha da Interpol, diante da existência de foragidos estrangeiros procurados por forças policiais de outros países por suposto envolvimento com o tráfico internacional de drogas.

Leia mais:  PF prende investigado por contrabando e apreende material de abuso sexual infantojuvenil no RN

Os investigados poderão responder, em tese, pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.

Comunicação Social
Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo
Telefone: (11) 3538-5013
E-mail: [email protected]
Instagram: @pfsaopaulo

 

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana