Policia Federal

PF no Acre cumpre mandado de prisão contra suspeito de ameaçar assentados e denunciantes dos crimes investigados na Operação Vereda

Publicado

Rio Branco/AC. A Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal em desfavor de um dos investigados no âmbito da Operação Vereda, na última segunda-feira (13/10), no Acre.

A prisão foi decretada após o avanço das investigações revelar que o suspeito em questão continuava a ameaçar assentados e denunciantes que colaboraram com as autoridades, buscando intimidá-los e impedir o andamento das apurações.

A medida representa um avanço importante na responsabilização dos envolvidos e reforça o compromisso da Polícia Federal com o combate às invasões de terras públicas, ao desmatamento ilegal e às ações de intimidação contra os legítimos assentados e defensores da floresta.

Relembre a Operação Vereda: 

A Operação Vereda foi deflagrada pela Polícia Federal em 30/9, com o objetivo de investigar suspeitos de invasões e desmatamentos ilícitos na Reserva Legal Coletiva do Projeto de Assentamento Extrativista Porto Dias, localizado na área rural do Município de Acrelândia/AC.

As investigações apontam que a região, criada para garantir a subsistência das famílias assentadas mediante exploração sustentável e amparada por plano de manejo aprovado pelos órgãos ambientais competentes, vem sendo alvo de ocupações violentas com o propósito de ocupar ilegalmente, promover loteamentos clandestinos e lucrar com a venda dos lotes. Esse processo destrutivo compromete a função socioambiental do assentamento, trazendo graves prejuízos ao meio ambiente e às famílias extrativistas que dependem da floresta para subsistência.

Leia mais:  PF prende homem por estelionato qualificado nos Correios no Rio de Janeiro

A atuação criminosa dos envolvidos é marcada por extorsões e ameaças contra os moradores legítimos, inclusive contra crianças, e pelo loteamento clandestino da área, prática que fomenta a degradação e fragiliza a permanência dos extrativistas que cumprem sua função social. 

Comunicação Social da Polícia Federal no Acre
(68) 99912-8812
[email protected] 

 

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF prende homem com 5,5kg de cocaína no Aeroporto do Galeão/RJ

Publicado

Rio de Janeiro/RJ. Na noite desta sexta-feira, (4/9), a Polícia Federal prendeu em flagrante um homem que transportava cerca de 5,5 kg de cocaína no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

O preso pretendia embarcar em um voo com conexão em Madrid, capital da Espanha, antes de seu destino em Barcelona.

Durante fiscalização de rotina, os policiais federais lotados na Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DEAIN) identificaram a droga oculta em fundos falsos na mochila e na bagagem de mão transportadas pelo passageiro e efetuaram a prisão em flagrante.

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, o homem foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da justiça e responderá pelo crime de tráfico transnacional de drogas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected] / www.gov.br/pf
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Leia mais:  PF cumpre três mandados de busca e apreensão contra crimes eleitorais em Rondônia
Continue lendo

Mais Lidas da Semana