Policia Federal

PF reprime crimes relacionados a abuso sexual infantojuvenil em Sergipe

Publicado

Aracaju/SE. A Polícia Federal em Sergipe deflagrou, na manhã desta terça-feira (23/9), a Operação Panoptes V, com o objetivo de combater o compartilhamento de arquivos de abuso sexual infantil na internet.

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do investigado localizada em Aracaju. A operação teve início a partir de uma notificação do Ministério Público Federal de São Paulo que apontou o compartilhamento de vídeo em rede social de cunho sexual envolvendo dois adolescentes. O vídeo foi postado por um usuário de Sergipe, alvo da presente investigação.

O investigado poderá responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil.

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Leia mais:  PF prende cinco por tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de São Paulo

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Comunicação Social da Polícia Federal em Sergipe
Contato: 79 3234-8502/ 79 98124-8401
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF apura esquema de compra de votos em Mato Grosso do Sul

Publicado

Campo Grande/MS. A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19/6), a Operação Suffragium, destinada a aprofundar investigação sobre um possível esquema de compra de votos durante as eleições municipais de 2024 para o cargo de prefeito municipal, em Campo Grande.

São cumpridos sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), em endereços residenciais e comerciais localizados em Campo Grande/MS e em Taquarussu/MS.

A investigação identificou elementos de movimentações financeiras atípicas, incluindo saques em espécie, transferências fracionadas via Pix e utilização de contas de terceiros para circulação e para distribuição de recursos em datas próximas aos turnos eleitorais, possivelmente destinados à compra de votos.

As condutas investigadas, em tese, configuram os crimes de corrupção eleitoral e de falsidade ideológica eleitoral. As investigações permanecem em andamento e tramitam sob sigilo.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Leia mais:  PF deflagra operação para apurar atos de corrupção, gestão fraudulenta e outros crimes contra o Instituto de Previdência Social em Palmas
Continue lendo

Mais Lidas da Semana