Policia Federal

PF reprime fabricação, distribuição e comercialização de moeda falsa

Publicado

João Pessoa/PB – A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (22/7), a Operação No Fake, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada, principalmente, à fabricação, distribuição e comercialização de moeda falsa.

Ao todo, foram cumpridas 24 medidas cautelares determinadas pela Justiça Federal, sendo 14 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, executados em diversos estados da federação, com foco no núcleo da organização, situado nas cidades de João Pessoa/PB, Mogeiro/PB, Paulista/PE, Abreu e Lima/PE, Caruaru/PE, Igarassu/PE e Lages/SC.

As investigações revelaram a existência de uma organização criminosa com atuação em todo o território nacional. O grupo operava um laboratório clandestino de falsificação de moeda, executando desde a aquisição de insumos até a distribuição final. Para divulgar e comercializar os valores, os criminosos utilizavam redes sociais, aplicativos de mensagens, plataformas digitais e serviços de envio postal. Os registros mostram valores elevados.

Além do crime de moeda falsa, a investigação apurou a prática de diversos delitos conexos dentre os quais se destacam: organização criminosa, receptação qualificada, adulteração de veículos automotores, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo e lavagem de capitais. Também foram identificadas conexões com a comercialização de veículos roubados e clonados, negociação de entorpecentes e circulação de armamentos.

Leia mais:  PF deflagra operação contra organização criminosa transnacional

A operação tem como objetivo interromper a produção e circulação de moeda falsa, desarticular a estrutura logística da organização, responsabilizar seus integrantes e preservar a ordem pública e a economia. 

As investigações prosseguem com a finalidade de identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração sobre a totalidade dos crimes praticados.

Assessoria de Comunicação da Polícia Federal na Paraíba
Contato: (83) 3565-8690 / (83) 3565-8606
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF combate o tráfico de drogas em Alagoas com apoio da FICCO/SE

Publicado

Maceió/AL. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (22/7), a 4ª fase da Operação Metamorfo, com o objetivo de reprimir organização criminosa estruturada para traficar drogas e realizar a lavagem de dinheiro do tráfico. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) prestou apoio tático à operação. 

As investigações tiveram início em Alagoas, no ano de 2024, quando os policiais descobriram que um criminoso estaria fazendo uso de falsa identidade. A PF constatou, então, que ele havia sido preso na Paraíba justamente por uso de documento falso e corrupção por tentativa de suborno aos agentes de segurança daquele estado. Mesmo preso, o criminoso continuava operando o esquema de tráfico e movimentava valores em contas bancárias abertas com a identidade falsa.

A primeira fase da Operação Metamorfo foi deflagrada em de abril de 2025, quando os policiais federais deram cumprimento a mandados de prisão temporária e de busca e apreensão nos Estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo, com o objetivo de angariar evidências do esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, bem como descobrir integrantes da organização. As demais fases foram cumpridas em dezembro de 2025 e abril de 2026.

Leia mais:  FICCO/Ilhéus recupera veículo roubado no sul da Bahia

Na fase atual, a Polícia Federal, com o apoio de policiais da CORE/Polícia Civil, do BOPE/PM do GOPE/GTOP da Polícia Penal do Estado de Sergipe, prendeu e realizou buscas e apreensões com o objetivo de desarticular a ramificação da organização criminosa em Sergipe.

As forças policiais cumpriram, em fases anteriores, 16 mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Alagoas. Na fase atual, são cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, a maioria na região metropolitana de Aracaju. Outras diligências são cumpridas em Tobias Barreto/SE, Guarulhos/SP e Blumenau/SC.

Assessoria de Comunicação da Polícia Federal em Alagoas
Contato: (82) 3216-6723/6823
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana