Mato Grosso

Polícia Civil cumpre 40 ordens judiciais contra facção criminosa envolvida com tráfico de drogas em Sinop

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11.3), a Operação Offline, para cumprimento de 40 ordens judiciais com foco na desarticulação de uma facção criminosa investigada por atuar no tráfico de drogas no município e região.

Dentre as ordens judiciais, cumpridas na operação, estão quatro mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão e 15 quebras de sigilo telemáticos, expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias – Polo Sinop. Os mandados são cumpridos em diversos endereços ligados aos investigados no Município de Sinop.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop, apontaram a existência de um grupo estruturado e hierarquizado voltado à comercialização de entorpecentes, com divisão de funções entre seus integrantes.

A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.

Leia mais:  Escola de Governo oferta 300 vagas para o curso Noções de Licitação, Contrato e Risco

Investigações

A identificação do grupo criminoso ocorreu após análise de materiais apreendidos em investigação anterior, que apontaram o envolvimento de diversos suspeitos que mantinham contato para tratar da venda de drogas, cobrança de dívidas relacionadas ao tráfico e organização da distribuição dos entorpecentes.

De acordo com os elementos reunidos no inquérito policial, os investigados utilizavam linguagem codificada para negociar drogas, organizar entregas e administrar a atividade ilícita, demonstrando a existência de uma rede criminosa com atuação contínua.

Os elementos apurados também indicaram a existência de mecanismos de controle interno do grupo, inclusive com menções à cobrança de dívidas e possíveis represálias a devedores.

Com base nos indícios reunidos, a Polícia Civil representou à Justiça pelas prisões preventivas, buscando a interrupção da atividade criminosa, e pelas buscas domiciliares destinadas à apreensão de drogas, armas, dinheiro, aparelhos celulares, computadores e outros objetos que possam contribuir para o avanço das investigações.

Segundo o delegado da Derf, responsável pelas investigações, Lucas Pereira Santos, a operação é um desdobramento de investigações anteriores conduzidas pela Polícia Civil, que já haviam identificado a atuação de integrantes da mesma rede criminosa no tráfico de drogas na região.

Leia mais:  Polícia Militar prende homem em flagrante por tentativa de feminicídio em Paranatinga

“Com as novas diligências, a expectativa é ampliar a identificação de participantes e aprofundar a análise da estrutura do grupo investigado. As investigações seguem em andamento e outras medidas poderão ser adotadas conforme o avanço das apurações”, disse o delegado.

Offline

O nome da operação termo em inglês que significa “desconectado” faz referência à desarticulação do grupo criminoso, desconectando a sua atuação com o tráfico de drogas e outros crimes na região.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Publicado

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

Leia mais:  Polícia Militar prende homem em flagrante por tentativa de feminicídio em Paranatinga

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros realiza treinamento de primeiros socorros para educadores em Primavera do Leste

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana