Mato Grosso

Polícia Civil cumpre mandados contra criminosos responsáveis por furtos de soja em Tapurah

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, em Rondonópolis, entre a sexta-feira (27.2) e o sábado (28.2), dois homens suspeitos de integrarem um grupo criminoso envolvido com furtos de soja em Tapurah. As prisões foram realizadas pela equipe da delegacia do município no âmbito da Operação Carunchos.

Ambos os suspeitos foram alvos de mandados judiciais de prisão, decretados pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias da Comarca de Sinop.

Um dos suspeitos, apontado como mandante dos furtos, de 45 anos, foi preso em uma residência no bairro Vila Olinda. O segundo envolvido, de 22 anos, foi preso em outro endereço.

Investigação

As investigações foram iniciadas após a sequência de quatro furtos ocorridos no início do mês de fevereiro, em uma propriedade rural de Tapurah. A carga total subtraída foi avaliada em aproximadamente R$ 750 mil.

No decorrer da investigação, quatro homens foram presos em flagrante no dia 17 de fevereiro. O grupo foi surpreendido pelos policiais civis no momento em que tentavam praticar o quinto furto de soja. Na ocasião, sete carretas estavam sendo carregadas para transporte do grão.

Leia mais:  Governador orienta prefeitos a serem eficientes e focarem em resultados para o cidadão

Conforme o delegado Franklin Pereira Alves, responsável pela investigação, caso os criminosos consumassem o furto, a carga avaliada somente nessa ocorrência seria no valor de R$ 450 mil. A apuração identificou também que parte dos valores obtidos com a venda da soja era repassada para uma facção criminosa.

“Durante a abordagem policial, alguns suspeitos conseguiram fugir, sendo presos em flagrante quatro deles. No entanto, as diligências continuaram, sendo possível identificar os outros quatro envolvidos, os quais tiveram as ordens de prisão representadas pela Polícia Civil e deferidas pela Justiça”, destacou o delegado.

Diante dos mandados judiciais, as equipes de Tapurah, com apoio dos policiais civis de Rondonópolis, localizaram e prenderam mais dois homens, sendo um deles o mandante e articulador dos furtos. Outros dois indivíduos seguem sendo procurados, com as prisões decretadas.

Nome da operação

Carunchos faz referência às pragas dos grãos secos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

Leia mais:  Obras do Palácio das Artes Marciais no Complexo Arena Pantanal estão 75% concluídas

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Leia mais:  Governo entrega 30 mil uniformes escolares confeccionados por reeducandos em MT

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana