Um homem foragido por violência doméstica teve dois mandados de prisão cumprido pela Polícia Civil, nesta terça-feira (17.6), em ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso e da Central de Flagrantes de Primavera do Leste.
O suspeito, de 47 anos, estava com duas ordens de prisão em aberto, uma delas expedidas pela 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá e a outra pela 1ª Vara Cível de Primavera do Leste. Os mandados foram decretados em razão de descumprimento de medida protetiva e por dívida de pensão alimentícia, incorrendo também em crime patrimonial contra a vítima.
Assim que tomaram conhecimento dos mandados de prisão em aberto, as equipes policiais realizaram diligências em busca do suspeito, que foi localizado em sua residência. Ao perceber a presença dos policiais no endereço, o suspeito correu para o interior do imóvel, sendo encontrado escondido em um dos cômodos.
Ao ser comunicado sobre os mandados, o suspeito proferiu xingamentos e palavras de baixo calão contra os policiais e tentou resistir à prisão, sendo necessário o uso moderado da força para detê-lo.
Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à delegacia, onde além de ser dado efetivo cumprimento às ordens judiciais, foi autuado em flagrante pelos crimes de desobediência, resistência e desacato. Após as providências cabíveis, o suspeito foi encaminhado para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta segunda-feira (29.6), a Operação Raleda para cumprir 35 ordens judiciais contra integrantes de duas facções criminosas rivais responsáveis por homicídios e tráfico de drogas em São José do Rio Claro e região.
Os investigados teriam cometido homicídios a mando de líderes das respectivas facções. Os alvos também estão envolvidos na prática de outros crimes, como lavagem de dinheiro e delitos relacionados ao comércio ilegal de medicamentos sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Entre as ordens judiciais estão 27 mandados de busca e apreensão em residências, locais de trabalho e empresas dos investigados, além de cinco mandados de prisão preventiva e três de prisão temporária.
A operação é coordenada pela Delegacia de Polícia de São José do Rio Claro. Os mandados são cumpridos em oito cidades de Mato Grosso: Cuiabá, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Brasnorte, Barra do Bugres, Comodoro e Mirassol d’Oeste.
No decorrer das investigações, ainda foi possível verificar a ocorrência de outros crimes praticados por grupos paralelos, cujos participantes, embora não tivessem relação com os homicídios, mantinham relação entre si na prática de crimes como comércio ilegal e porte ilegal de armas de fogo e munições, lavagem de capitais, venda de medicamentos proibidos pela Anvisa, exercício ilegal da medicina, entre outros.
A operação conta com a participação de 80 policiais civis, entre delegados de polícia, escrivães e investigadores, além do apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, da Delegacia Regional de Nova Mutum e das unidades das cidades de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Brasnorte, Barra do Bugres, Comodoro, Mirassol d’Oeste, Tapurah e Nova Maringá.
Operação Pharus
A operação integra as ações do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate à atuação de grupos criminosos em todo o Estado.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.