Policial

Polícia Civil de MT prendeu 895 foragidos da Justiça no primeiro semestre de 2025

Publicado

A Polícia Civil cumpriu 895 mandados de prisão de foragidos da Justiça no primeiro semestre de 2025. Os números fazem parte de um balanço de produtividade dos primeiros seis meses da instituição.

Conforme os dados da Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol), o número representa um aumento de 8% no cumprimento das ordens judiciais na comparação com o mesmo período de 2024, quando 795 mandados de prisão foram cumpridos.

Os mandados são tanto de investigados ou pessoas condenadas que cometeram crimes em Mato Grosso e estavam foragidos em outros Estados do país e até em outros países, como de criminosos de outros Estados que estavam se escondendo em Mato Grosso.

Uma dessas prisões ocorreu em 10 de março de 2025, na cidade de San Ignacio de Velasco, na Bolívia. O acusado, um homem de 50 anos, foi condenado pelo triplo homicídio, praticado em setembro de 2009, em Cuiabá. Ele encontrava-se foragido há mais de 15 anos.

O crime causou grande comoção social na época. O suspeito havia deixado uma carta dizendo que o motivo para matar a ex-esposa, o sogro e a sogra era porque estaria sendo proibido de ver os filhos. No ato da prisão, os policiais apreenderam seis armas de fogo, sendo cinco espingardas e um revólver.

Leia mais:  Polícia Civil MT apura desvio de verba pública do município de Nossa Senhora do Livramento

O trabalho investigativo realizado pela Gepol também culminou na prisão de um homem de 49 anos, ocorrida em abril deste ano, em Boa Vista, Estado de Roraima. Ele era acusado de estupro de vulnerável da enteada em Sinop (MT), e também por um homicídio em Sorocaba (SP), com mandados de prisão expedidos pelos dois Estados. Durante a fuga, ele recebeu ajuda de amigos e familiares, mas foi interceptado pelos policiais antes que concluísse a fuga para outro país.

“Esse resultado positivo é devido ao esforço e à dedicação de todos os servidores, que não medem esforços para cumprir a demanda da Gepol, seja no cumprimento das cartas precatórias, seja no cumprimento das ordens de serviço para efetuar as prisões”, afirmou a titular da Gepol, delegada Silvia Pauluzi.

Precatórias

Em relação ao cumprimento de cartas precatórias, a Gepol cumpriu 1.852 atos no primeiro semestre de 2025. Foram 1.863 no mesmo período de 2024. Além disso, houve também um mutirão para cumprimento dessas cartas precatórias, com o intuito de evitar acúmulos.

Leia mais:  Foragido por estupro e vulnerável em Mato Grosso é capturado em Goiás

“Nossa unidade tem demonstrado bastante comprometimento em dar maior fluidez às demandas, bem como entregar maiores resultados à instituição e, consequentemente, à sociedade. Cada indivíduo preso e entregue à Justiça é resultado do nosso trabalho em prol da garantia da segurança da população”, disse a delegada Silvia Pauluzi.

Despachos

Outro destaque na produtividade da Gepol, nesse primeiro semestre de 2025, foi em relação aos despachos produzidos.

Foram 2.978 despachos nesse período, representando um aumento de cerca de 65% em relação ao mesmo período de 2024, que registrou 1.808 despachos.

Tal aumento, reitera a delegada, representa maior movimentação processual e resposta institucional.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Forças de segurança apreendem 250 quilos de cocaína e causam prejuízo de R$ 15 milhões às facções criminosas

Publicado

Uma ação integrada de policiais do 4º Comando Regional, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Polícia Federal resultou na apreensão de 250 quilos de cocaína, na tarde deste domingo (3.5), em Pedra Preta. O prejuízo causado às facções criminosas com a apreensão é avaliado em cerca de R$ 15 milhões. Um homem foi preso em flagrante por tráfico ilícito de drogas.

A apreensão ocorreu durante a Operação Hórus-Território Livre, que intensifica o combate aos crimes de tráfico de entorpecentes na região de fronteira. As equipes receberam informações de que um veículo suspeito, um caminhão baú, estaria transportando material ilícito pela BR-364.

Diante da denúncia, foi montada uma barreira policial no km 169 da rodovia, nas proximidades de Pedra Preta. Durante as abordagens, os policiais interceptaram um caminhão do tipo baú de mudanças. Ao ser questionado, o motorista apresentou nota fiscal informando o transporte de colchões, porém não possuía o manifesto de transporte de carga, o que levantou suspeitas.

Leia mais:  Condenado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Cocalinho

Na verificação da carga, os policiais identificaram indícios de adulteração nas embalagens plásticas dos colchões, que estavam violadas e reembaladas com fita adesiva. Além disso, foram constatadas diferenças de peso entre os volumes, reforçando a suspeita de ocultação de ilícitos.

Ao realizarem a abertura de um dos colchões, os militares localizaram tabletes de substância análoga ao cloridrato de cocaína. Diante da confirmação, o caminhão e o motorista foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Rondonópolis para a inspeção completa da carga.

Durante a checagem detalhada, foram encontrados 226 tabletes da droga, totalizando aproximadamente 250 quilos de cocaína, distribuídos em 14 volumes. Todo o material apreendido, junto com o suspeito, foi entregue à Polícia Federal.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana