Mato Grosso

Polícia Civil deflagra operação contra empresa agropecuária envolvida em golpes contra produtores rurais

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4.3), a Operação Agro-Fantasma, para cumprir ordens judiciais contra uma empresa agropecuária envolvida em fraudes na compra de grãos na região oeste do Estado.

Na operação, são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias e da indisponibilidade de bens móveis e imóveis dos investigados.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo das Garantias – Polo Cáceres, com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Comodoro, que apuraram os crimes de estelionato e associação criminosa.

Os mandados são cumpridos em Cuiabá, Alto Taquari e na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Investigação

As investigações apontaram que a empresa, que se apresentava com roupagem de solidez, atuava em fraudes estruturadas na compra de grãos, causando relevantes prejuízos financeiros às vítimas.

Para aplicar os golpes, os donos da empresa convenciam as vítimas a utilizarem o nome de suas propriedades para fazerem compras a prazo de grãos, que eram revendidos à vista pela empresa para indústrias.

Leia mais:  Câmeras do Vigia Mais MT identificam invasão e impede furto em escola de Várzea Grande

Os valores das compras a prazo seriam quitados pelo grupo. Porém, somente nos primeiros meses os débitos foram pagos corretamente. Após certo tempo, os investigados deixavam de quitar as dívidas contraídas, deixando o produtor rural no prejuízo.

Após adquirir a confiança de uma das vítimas, o grupo realizou diversas compras de grãos, causando inadimplência superior a R$ 58 milhões a ela.

O grupo ainda é suspeito de fraude fiscal e recebimento de créditos indevidos. Dentre os bens alvo de sequestro, está uma aeronave avaliada em mais de R$ 5,8 milhões.

O grupo mantinha uma vida de luxo, com casa em condomínio de alto padrão e uso de veículos importados de alto valor de mercado, como Porsche, Dodge Ram e outros que também são alvos de sequestro na operação.

A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, para combate à criminalidade em todo o Estado.

Leia mais:  Sociedade pode contribuir com decisões da Ager por meio de Consulta Pública sobre Agenda Regulatória 2025-2026

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Ponto de Cultura em Chapada dos Guimarães abre inscrições para oficinas gratuitas de teatro e manualidades

Publicado

O Ponto de Cultura “Labcom – A Cidade e a Cultura como Direito” estão com inscrições abertas para oficinas gratuitas de Teatro e Mix de Manualidades, que serão realizadas no bairro Pôr do Sol, em Chapada dos Guimarães. O projeto foi contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) no edital Pontos de Cultura – edição Política Nacional Aldir Blanc (Pnab)

Ao todo, são ofertadas 15 vagas para a oficina de Teatro e 20 vagas para o Mix de Manualidades. As atividades promovem formação artística, convivência comunitária e valorização cultural por meio do acesso gratuito à cultura.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de maio, das 14h às 19h, diretamente no Ponto de Cultura Labcom. Não é necessário ter experiência prévia para participar.

A oficina de Teatro será realizada toda quarta-feira, às 18h30, com início no dia 3 de junho, conduzida pelo produtor cultural e arte-educador Junior Antunes. As aulas propõem experiências de expressão, jogo e criação coletiva, utilizando a arte como ferramenta de desenvolvimento humano e fortalecimento comunitário.

Leia mais:  Polícia Militar realiza simpósio sobre enfrentamento a organizações e facções criminosas

Já o Mix de Manualidades acontece aos sábados, às 15h, com início no dia 6 de junho, ministrado pela educadora Alice Pereira. A oficina reúne diferentes técnicas manuais, como bordado, crochê e macramê, inspiradas nas cores, formas e saberes do cerrado mato-grossense, promovendo experiências sensíveis e criativas a partir do fazer manual.

As oficinas integram a proposta do Labcom de atuar como um centro comunitário voltado ao lazer, à convivência e à democratização do acesso à cultura, fortalecendo as práticas culturais como dimensão essencial da vida comunitária e ampliando as oportunidades de acesso às linguagens artísticas no bairro Pôr do Sol. O espaço também busca estimular a criatividade, a geração de renda e o cuidado com a saúde mental por meio da arte e da cultura.

Sobre os instrutores

Junior Antunes desenvolve trabalhos na interseção entre circo, teatro e apalhaçaria, sendo fundador da Malacriada de Artes e produtor artístico da Bora Passeá, primeiro city tour histórico, artístico e cultural de Chapada dos Guimarães, além do Centro Cultural Casa de Vó. Também atuou como tutor do projeto Coloiado – Núcleo Jovem de Produção Cultural e participou de iniciativas como Sarau do Charles, O Circo Chegou, Ator Cidadão e Cerrado em Libras.

Leia mais:  Sociedade pode contribuir com decisões da Ager por meio de Consulta Pública sobre Agenda Regulatória 2025-2026

Alice Pereira é formada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com especialização em artes manuais aplicadas à educação e em Pedagogia Waldorf. Atua como professora de trabalhos manuais em Cuiabá e desenvolve oficinas e instalações que dialogam entre arte, educação e sensibilidade.

Serviço

Oficina de Teatro
Início: 3 de junho
Quando: Toda quarta-feira, às 18h30
Vagas: 15

Oficina de Mix de Manualidades
Início: 6 de junho
Quando: Todo sábado, às 15h
Vagas: 20

Inscrições
Período: 14 a 30 de maio
Horário: 14h às 19h
Local: Labcom — Rua 01, Quadra 07, Casa 17, Bairro Pôr do Sol, Chapada dos Guimarães
Informações: (65) 9 9634-9959

*Sob supervisão de Cida Rodrigues

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana