Policial

Polícia Civil deflagra operação contra grupo criminoso que extorquia comerciantes

Publicado

A Polícia Civil deflagrou, na tarde desta quinta-feira (13.3), a Operação Non Extorques, contra um grupo criminoso que extorquia comerciantes de Alto Taquari (a 485 km de Cuiabá).

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão em uma residência no bairro Morada da Praia. O local já era monitorado devido à suspeita de envolvimento dos moradores da casa com um grupo criminoso dedicado à extorsão de comerciantes da cidade.

Durante a operação, foi constatado que a moradora do imóvel, alvo do mandado de busca, já cumpria prisão domiciliar por tráfico de drogas e participação em organização criminosa.

No momento da abordagem, ela foi presa em flagrante, já que os agentes encontraram uma porção de maconha, quatro aparelhos celulares e R$ 401,35 em espécie.

Além da prisão, houve a tentativa de cumprimento de mandado de outro suspeito, integrante do mesmo grupo criminoso, que não foi localizado até o momento. A mulher já havia sido alvo de outra operação policial em 2023, denominada “Parabellum”.

Leia mais:  Autor de estupro praticado em Matupá é preso na região de Jaciara

A ação integra a operação estadual Inter Partes, que busca a repressão ao tráfico de drogas e às facções criminosas em todo o Estado e faz parte do Programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções.

A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e prender outros envolvidos no esquema criminoso de extorsão a comerciantes.

A população pode colaborar com o trabalho da Polícia Civil por meio de denúncias anônimas e pelo Disque Extorsão, um novo canal exclusivo para denunciar extorsões praticadas por facções criminosas, lançado na última terça-feira (11.3), pelo governador Mauro Mendes, que garante sigilo absoluto aos cidadãos.

O “Disque Extorsão Contra Facções Criminosas” está disponível através do número 181 e no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) – clique aqui para acessar.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Rotam prende cinco faccionados com drogas e armas de fogo em Pontes e Lacerda

Publicado

Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam cinco homens por crimes de tráfico ilícito de drogas e porte ilegal de arma de fogo, em três ocorrências registradas na tarde desta segunda-feira (20.4), pela Operação Território Livre, em Pontes e Lacerda. Nas ações, três armas de fogo, um simulacro de arma e tabletes de drogas foram apreendidos.

Na primeira ocorrência, registrada por volta de 16h, a equipe da Rotam realizava patrulhamento pela BR-174 e encontrou um homem andando a pé, que correu em direção a uma residência ao ver as viaturas policiais. Diante da suspeita, o homem foi acompanhado e abordado no interior da casa.

Na busca pessoal e dentro do imóvel, os militares localizaram uma espingarda de calibre 12 carregada com cinco munições, um tablete e uma porção de cocaína. Aos policiais da Rotam, o suspeito afirmou ser membro de uma facção criminosa. Ele foi detido e conduzido à delegacia da cidade.

Leia mais:  Polícia Militar prende dois homens por tentativa de homicídio em Colniza

Alguns minutos depois, outra equipe da Rotam realizava patrulhamento urbano e visualizou um Volkswagen Gol prata com vidros escuros. Os policiais se aproximaram para a abordagem, momento em que o suspeito iniciou fuga em alta velocidade, desobedecendo às ordens de parada, mas sendo interceptado poucos metros depois.

Dentro do carro, estavam três homens. Na verificação do veículo, os militares localizaram um revólver de calibre .38 com numeração suprimida e carregado com seis munições. Um dos suspeitos se apresentou como dono da arma e revelou ter outros objetos ilícitos em sua casa.

Os policiais se deslocaram até o endereço do homem e encontraram uma pistola de calibre 9 mm com 10 munições e um simulacro de pistola. Também foram apreendidas porções de entorpecentes e os suspeitos foram conduzidos para a delegacia de Pontes e Lacerda.

Na última ocorrência registrada, os policiais da Rotam atenderam a uma denúncia de uma mulher que afirmou ter visto um homem receber um pacote de drogas em um posto de combustível. A denunciante também disse que o suspeito recebeu o pacote de um casal que estava em um carro e que teria sido xingada por um homem, ao notar que estava sendo observada.

Leia mais:  Polícia Civil conclui investigação das agressões de alunos contra colega em escola de Alto Araguaia

Imediatamente, os militares seguiram para o estabelecimento, mas encontraram apenas o condutor do veículo, com as mesmas características informadas. Ao ser abordado, o homem demonstrou grande nervosismo. Com ele, foram encontradas pequenas porções e uma porção grande de maconha.

Questionado, ele confessou que estava apenas cumprindo ordens determinadas por uma facção criminosa. Ele também recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia de Pontes e Lacerda para as demais providências.a

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana